[Resolvido] Problemas com instalação em um netbook antigo

Olá, pessoal!
Sei que tenho que ser objetivo, mas julgo necessário falar um pouquinho da minha situação.
Tenho um netbook muito antigo e bem limitado:
proview 81001
Geode Lx 800 500MHz
512 RAM
Uso para tarefas simples como estudar, ler artigos, internet, baixar musicas, etc. Ele veio com o Ubuntu 8.04 LTS e nunca fiz atualização. Tanto tempo com ele me fez adquirir uma estima pelo pczinho. Tenho outros pcs e notes em casa, mas não quero abandoná-lo.
Assim, desde a semana passada tenho me dedicado a atualizá-lo. Achava que seria tranquilo, mas não tem sido. Resumindo: tentei instalar várias versões ubuntu, várias lubuntu, puppy, bodhi, slack, xubuntu, mini isos... A maioria das vezes malogrei, pois o netbook é non-pae e a maioria das versões suportadas do linux exigem o pae ativo. Nesse caminho acabei tentando o mint 11 e deu tudo certinho! Achei ele muito leve, melhorou muito o desempenho da máquina. O problema é que ele já não tem mais suporte. Aí, como gostei tanto do mint, decidi tentar instalá-lo na versão 17 xfce. Só o fiz pois na própria página de download eles informavam o procedimento para usar o comando "forcepae" após pressionar TAB durante o boot. Tentei fazê-lo, porém, quando aperto o TAB nada aparece para eu usar o comando dito acima. Nem me estressei muito, a essa altura já havia gasto 4 dias (!) inteiros nisso (estou de férias). Vi que o mint 13 era non-pae e que seu suporte é até 2017. Baixei na hora, consegui rodar na forma Live via usb, testei e gostei! Então instalei no meu hd, e terminado o processo, reiniciei. Tudo rodou normal. Achei que essa epopéia havia acabado. Porém, quando fui usá-lo novamente, já desconectado o usb bootavel, ela não inicia! Aparece a mensagem: Attempting to boot from hard drive
Fica parado aí.
Se reinicio novamente, colocando o usb bootavel, ele inicia normalmente. Nessa situação ele roda no hd, não na forma live. Ele está instalado, mas só inicia com o usb!
Alguém poderia me dar uma opinião, por favor!?!
O que eu vocês acham: tento resolver esse problema ou continuo a usar o mint 11, que apesar de não ter mais suporte está rodando certinho?
Brigado, pessoal!!!

Comentários

• editado janeiro 2015
    Bem amigo não sei muito bem, mas já verificou na Bios se esta selecionado para iniciar no HD? Veja ai e troca do USB para HD e assim na próxima inicialização deve entrar o sistema.

E uma outra coisa todas as ISOs de 32 bits não vem com o Kernel PAE instalado por padrão, não sei se isso é o caso.

O Uso do Mint 11 pode acarretar em sérios problemas de segurança por que ele já não recebe mais atualizações e correções de bugs.
  • podecrerpodecrer Osoovo
    editado janeiro 2015
    [quote]mas já verificou na Bios se esta selecionado para iniciar no HD? Veja ai e troca do USB para HD e assim na próxima inicialização deve entrar o sistema.[/quote]

Eu acho que o problema seja esse que o amigo Francis postou, mas se não funcionar se possível formate a maquina, faça a inalação do jeito tradicional e quando chegar na parte de configuração de partições coloque: ext4 / para o sistema, ext4 /home para seus arquivos, e a partição swap com o tamanho de MB 4060 (que serve como uma "Ram extra" em maquina fraca que deve ser no máximo de 2 GB) já que esse notebook tem pouca ram pode ser de muito valia para carregar o sistema.
  • editado janeiro 2015
    Francis, obrigado pela resposta. Quanto a mudar a ordem do boot para o hd eu já fiz. Repeti o processo de instalação 3 vezes e em todas ele só inicia quando o usb bootavel está conectado, mesmo eu tendo feito a instalação no hd...
    Sobre o kernel pae, de fato, as iso são direcionadas pra eles. Mas olha o que diz na página oficial do mint sobre o modo de forçar o boot:
    Booting with non-PAE CPUs
    To boot Linux Mint 17 on non-PAE CPUs, please append "forcepae" to your boot arguments. At the boot menu of the live DVD/USB, press Tab to edit the boot arguments and add "forcepae" at the end of the line. O estranho é que fiz isso, mas não surtiu efeito, continuou falando que o kernel não é PAE...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.