Associaçao de icone a tipo de arquivo (extensao)

editado janeiro 2015 em Dúvidas Iniciais
Salve!
No sei ao certo se aqui e o melhor lugar para perguntar mas preciso de auxilio para fazer uma associaçao entre um icone especifico a uma extensao (tipo de arquivo).
Muito mal consegui descobrir como associar um icone a um arquivo mas nao a todos do mesmo tipo. No Windows (sorry) e muito simples e no Linux, em geral, pelo que tenho visto na Net e muito complicado.
Nao posso crer que o Windows tenha essa facilidade e o Linux nao!

Comentários

• alexzaggoalexzaggo Alex Zaggo
    editado janeiro 2015
    [quote]
    MRCFARIA wrote:
    Salve!
    No sei ao certo se aqui e o melhor lugar para perguntar mas preciso de auxilio para fazer uma associaçao entre um icone especifico a uma extensao (tipo de arquivo).
    Muito mal consegui descobrir como associar um icone a um arquivo mas nao a todos do mesmo tipo. No Windows (sorry) e muito simples e no Linux, em geral, pelo que tenho visto na Net e muito complicado.
    Nao posso crer que o Windows tenha essa facilidade e o Linux nao![/quote] precisamos saber qual ambiente gráfico está utilizando.
  • editado julho 2016
    É bem simples é só pegar uma imagem que se quer usar como icone para os arquivos e dar o nome do tipo do arquivo para ela colocando-a no lugar certo.
    Va em um dos arquivos de que deseja mudar o icone e em propriedades copie o seu tipo, por exemplo os arquivos .apk possuem o tipo: "application/vnd.android.package-archive".
    Agora é preciso dar o nome da propriedade do arquivo para o icone que irá aparecer para os arquivos que forem do tipo, para isso é precisso saber o tema de icones que está em uso, no Mint é só ir em configurações do sistema > temas e ver o nome do tema de icones na caixa Ícones.
    Com o nome do tema de icones em mãos é só ir na pasta que contém os pacotes de icones, que é ou /usr/share/icons ou /home/nome do usuário/.local/share/icons. Como root encontre a pasta correspondente ao seu tema entre nela e no diretorio mimetypes e de preferência em scalable coloque a imagem que irá aparecer como icone e renomeie para o nome do tipo do arquivo substituindo o "/" para "-" por exemplo "application/vnd.android.package-archive" fica
    "application-vnd.android.package-archive.png" a resolução é geralmente 96x96, se mimetypes/scalable não existe então o tema atual está herdando icones de outro tema, nesse casso descubra de onde ele herda no arquivo index.theme que está dentro da pasta do tema de icones atual e na linha "Inherits=nomes,de,temas,de,icones, etc, etc" daí e só ir para o diretório de um desses temas que possuem o mimetypes/scalable e mexer lá.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.