colocar SSD num netBook Acer

klodsklods clodoaldops
Tenho um netbook Acer (IntelAtom-1.6ghz + 2gb + 160gb) rodando LinuxMint-17-xcfe razoavelmente bem, e andei pensando em colocar um SSD/120gb p/ melhorar o seu desempenho.
Mas tenho 2 dúvidas:
1-É possível colocar um SSD num netbook?
2-Haverá melhora significativa do desempenho ou estarei jogando dinheiro fora?
Obrigado pela atenção!

Comentários

• editado janeiro 2015
    [quote]
    clodoaldops wrote:
    Tenho um netbook Acer (IntelAtom-1.6ghz + 2gb + 160gb) rodando LinuxMint-17-xcfe razoavelmente bem, e andei pensando em colocar um SSD/120gb p/ melhorar o seu desempenho.
    Mas tenho 2 dúvidas:
    1-É possível colocar um SSD num netbook?
    2-Haverá melhora significativa do desempenho ou estarei jogando dinheiro fora?
    Obrigado pela atenção![/quote]

Em teoria é sim possível. Porém, o melhor é verificar se os barramentos tanto do HD quanto da placa mãe do netbook são os mesmos, de forma a evitar surpresas.

Haverá melhora significativa em processos que exigem leitura de disco, como a inicialização do sistema, carregamento de aplicativos, etc. Outra vantagem é a diminuição no consumo de energia. A única desvantagem dos SSDs frente aos HDs hoje em dia é o preço.

Em resumo, esse é, em minha opinião, o melhor upgrade a ser feito nos PCs atuais. Ainda que o netbook seja muito antigo e venha a quebrar, você pode aproveitar o SSD num outro laptop mais recente.

Entretanto, como disse antes, é preciso verificar a questão dos barramentos tanto do SSD quanto da placa mãe do PC de forma a evitar incompatibilidades entre os dispositivos, inviabilizando o seu uso.
  • editado fevereiro 2015
    Os ganho e confiabilidade com hd SSD é iquestionavel.. pois se trata de um disco solido diferende do hd normal que é disco mecanico ….

ex: hd normal em queda ou balanços rigorosos tende a ter risco ou para de funciona …
    com hd SSD isso não acontece... outro ponto favoravel ao SSD é o baixo consumo de energia favorecendo o tempo de carga da bateria, bem como dessipaçao de calor que dimiui pois não tem um motor do hd normal gerando algum grau . Entao não tenha medo teve oportunidade $$$$ para compra troque sem medo ….
  • eliseueliseu Eliseu
    editado agosto 2015
    Andei pensando seriamente na possibilidade de trocar o HD do meu laptop (sim, ainda é [url=http://www.linuxmint.com.br/forum/t-5570/relato-de-compra-de-laptop-com-linux-pr%C3%A9-instalado.html][color=0000FF]o Evolute que comprei no ano passado[/color][/url] e [url=http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?post_id=39129][color=0000FF]que andou dando uns piripaques[/color][/url], mas agora ele está perfeito) por um SSD. Ainda mais que li bastante a respeito de confiabilidade, segurança, leveza, rapidez e economia de bateria.
    Quanto custa um SSD? Vi um por cerca de R$400,00 numa loja virtual - certamente muito menos que um novo laptop... Tenho a certeza de que, trocando o HD dele por um SSD, não precisarei me preocupar com um novo laptop por um longo tempo...
  • editado agosto 2015
    Realmente a CPU é o gargalo do sistema e limita um pouco o desempenho.

A única alternativa seria mesmo ambientes mais leves, mas como você gosta mesmo do Cinnamon (e está satisfeito com o desemepenho geral do sistema), tudo ok.

Abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.