[Resolvido] Instabilidade do sistema

editado janeiro 2015 em Sistema
Boa tarde, galera.

Eu estou com o problema no meu mint. Estou usando a versão LTS com xfce. Bem, já faz algum tempo que eu instalei e até então, rodava normalmente. Depois de um tempo, notei que quando eu fazia uma operação específica, como abrir o firefox ou chromium (e também agora o chrome) em determinada página, a tela simplesmente desligava e eu não conseguia ter mais o controle do sistema. Aparentemente tudo continuava funcionando normalmente, mas eu era obrigado a reiniciar a máquina para poder voltar a usar.

Nos últimos dias atualizei o kernel para 3.16.0-29-generic. Notei que todos os da versão 3.13.X continuavam a dar o mesmo problema relatada acima. A partir da versão 3.16.X, começou a dar outro problema. A tela não desliga. Mas o xfce panel some e as janelas perdem as bordas. Algumas delas ficam inoperantes. Não consigo nem alternar entre elas com o Alt+Tab. Aí eu vou no gerenciamento do sistema, mato o xfce panel e ele reaparece. Porém, o sistema continua instável, sendo obrigado a reinicar tudo depois. Lembrando que todas as versões do kernel 3.16.X estão com o mesmo problema. Não é só da 3.16.0-29.

Gostaria de saber dos colegas o que posso fazer para contornar esse problema.

Abraços.

Comentários

• PaganiPagani Sergio Pagani
    editado janeiro 2015
    Você já tentou atualizar para o kernel 3.18 para ver se esses problemas continuam?
  • editado janeiro 2015
    Angelus,

Em primeiro lugar, precisamos de mais informações sobre o seu sistema (hardware e software) de forma que possamos ajudá-lo.

Para isso, abra o terminal, digite o comando abaixo e em seguida copie e cole aqui no tópico a resposta do sistema:
    [code]inxi -FxZ[/code]

Uma pergunta básica nesse tipo de problema: - você verificou a qualidade da imagem ISO e da mídia utilizada pra instalar o Mint? (Por exemplo, verificou a MD5SUM da imagem ISO? Caso já tenha verificado a MD5SUM, já checou se instalando a distro através de uma outra mídia o problema se repete)

Outra dica importante é verificar a temperatura do sistema, o que, quando está muito elevada, pode levar a problemas como esse.
  • editado janeiro 2015
    Você possui um hardware Intel, o qual em geral possui ótima compatibilidade com o pinguim e em geral não nos causa maiores problemas. Ainda assim, seria importante verificar o seguinte:

1) Quando possível, realize uma limpeza no equipamento, dando atenção especial aos coolers(especialmente o da CPU) e às saídas de ar.

2) Verifique a MD5SUM da imagem ISO que utilizou para instalar o Mint e veja se ela de fato bate com a indicada no site oficial.

3) Utilize algum aplicativo ou ferramenta para acompanhar a temperatura do sistema (especialmente da CPU), de forma a verificar se está ocorrendo sobreaquecimento. Aqui no Fórum, numa busca rápida, encontrará várias delas.

4) Atualize o Kernel para a versão mais recente (no momento deste post é a 3.18.4), o que pode ser feito facilmente, por exemplo, com a ferramenta do BigBruno. Esta ferramenta é encontrada facilmente com uma rápida busca aqui no Fórum.

Uma última sugestão (a qual faria, no caso de mesmo após seguir todas as dicas acima o problema não ser solucionado) é realizar o backup de todos os dados importantes e em seguida reinstalar o sistema, entretanto com uma outra imagem ISO e numa mídia diferente (ambas previamente testadas).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.