Problema na instalação do Mint 10

editado novembro 2010 em Dúvidas Iniciais
Olá, amigos.

Cheguei a instalar o Mint 10 mas quando reinicializei o notebook (Dell Vostro 1000) e tentei entrar no Windows Xp, não consegui. Ele não abre. Bem que gostaria de me livrar do Windows mas preciso me adaptar melhor ao Mint. O que poderá ter acontecido? Que devo ter feito de errado?

Acabei reinstalando o Windows e tendo que excluir a partição onde estava o Mint.

Outra: o Mint tem que ser instalado com o computador conectado a Internet? Como é isso?

Obg.

Haroldo

Comentários

• JaderJader Jader Malaquias
    editado novembro 2010
    Haroldo,

não sei como você procedeu com a instalação, mas o meio mais fácil e seguro de ter um dualboot é planejá-lo para que a instalação seja fácil.

Já que não sei muito sobre o seu hardware, nem mesmo sei quanto tem de HD, vou dar apenas algumas sugestões.

1º Aconselho a instalar o Windows numa partição com cerca de 1/3 do HD.

2º Na instalação do Windows, crie mais uma partição com mais 1/3 do HD. Esta será usada para backup e para acesso em comum dos 2 sistemas.

3º Depois de instalado o Windows, por ele mesmo, formate a partição que você criou em ntfs.

4º Comece a instalar o Mint, mas escolha a opção "Manual Avançado", que lhe abrirá o Gparted, onde no espaço restante do HD, você criará uma partição "swap" com até 2048 de espaço, e, no que sobrar, outra com ponto de montagem "/" em ext4, e modificará a partição ntfs criada pelo windows com o ponto de montagem "/windows" sem necessidade de formatá-la.

Faça as partições com tamanho a seu gosto, isto não interfere no resultado, desde que o espaço para o sistema Windows e a partição "/" não sejam muito pequenos.

Fazendo a instalação desta forma, você terá no menu do grub a opção de iniciar os 2 sistemas, e terá em ambos acesso a partição reservada a backup.

Quanto a instalação, é melhor realizá-la sem conexão com a internet, e após a instalação, se conectar e atualizar o sistema.
  • editado novembro 2010
    Boa tarde, Malaquias.

Muito obrigado pela atenção e pelas dicas. Meu notebook é um DELL Vostro 1000, Processador AMD Sempron - 3600+
    2.0Ghz, 2.0 Gb memória RAM, HD 80Gb, Windows XP original instalado.

Como fiz: dei o "boot" com o Mint e segui as instruções dele. Inclusive com relação a sugestão para partições. Ele instalou o Mint, quando reiniciei apareceu lá as opções do Mint e do Windows mas este último não abriu de forma alguma.

Estou pesquisando mais para fazer uma nova tentativa. Tenho muito interesse em me livrar do windows e passar a utilizar o linux de vez.

Haroldo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.