Placa de Video Ati Radeon HD 3200 Problema com drivers.

marcosdsjmarcosdsj Marcos
editado março 2015 em Hardwares e Periféricos
[color=000099][font=Arial][b]Bom dia Galera,[/b][/color]

Estou começando agora no linux Mint , vim do Ubuntu e me identifiquei com o Mint, vamao la ao meu problema, que no caso por causa deste problema que me segura ainda em ter que utilizar o windows em dual boot , se não fosse por isso estaria já utilizando full linux, mas vamos la:
[color=000099]
[b]Tenho um Notebook HP Pavilion dm3 ,
ele tem uma placa gráfica AMD Ati Radeon HD 3200 ( RS780M ).[/b][/color]

Já tentei instala os drivers de videos tanto baixando direto no site da amd como via terminal via linha de comando na distribuição Ubuntu 14.04 LTS e no Linux Mint 17.1, e ocorreu :
Ubuntu após instala o FGLRX , não iniciava a parte gráfica.
Linux Mint consegui instalar os drivers e até mesmo o catalys mas ao tentar configurar o driver , mais consta como se não existisse placa de vídeo AMD instalada.

Alguém mais teve esse problema ?

Grato pela atenção.[/font]

Comentários

• editado março 2015
    Companheiro,

Antes de tudo, seja muito bem-vindo ao Fórum.

Peço-lhe que, quando possível, dê uma lida nos links em minha assinatura, os quais possuem várias informações importantes para os novatos.

Em relação ao seu caso, abra o terminal e digite o comando abaixo. Em seguida, copie e cole aqui mo tópico a resposta do Mint para que possamos analisar melhor o seu sistema e assim tentar encontrar uma solução.
    [code]inxi -FxZ[/code]
  • marcosdsjmarcosdsj Marcos
    editado março 2015
    [b]Boa tarde meu amigo,
    Opa vou da uma olhada nos links com certeza.

Segue o retorno do comando [/b]
    [font=Arial]inxi -FxZ[/font]
    [font=Courier]
    System: Host: sininho-Notebook Kernel: 3.13.0-37-generic x86_64 (64 bit, gcc: 4.8.2)
    Desktop: N/A Distro: Linux Mint 17.1 Rebecca
    Machine: System: Hewlett-Packard (portable) product: HP Pavilion dm3 Notebook PC version: 049A110000241220001220000 serial: BRG014FH2Z
    Mobo: Hewlett-Packard model: 3656 version: 44.1E serial: BRG014FH2Z Bios: Insyde version: F.28 date: 05/17/2010
    CPU: Dual core AMD Turion Neo X2 L625 (-MCP-) cache: 1024 KB flags: (lm nx sse sse2 sse3 svm) bmips: 3191.66
    Clock Speeds: 1: 800.00 MHz 2: 800.00 MHz
    Graphics: Card: Advanced Micro Devices [AMD/ATI] RS780M [Mobility Radeon HD 3200] bus-ID: 01:05.0
    X.org: 1.15.1 drivers: ati,radeon (unloaded: fbdev,vesa) tty size: 80x24 Advanced Data: N/A for root
    Audio: Card-1: Advanced Micro Devices [AMD/ATI] RS780 HDMI Audio [Radeon (HD) 3000 Series] driver: snd_hda_intel bus-ID: 01:05.1
    Card-2: Advanced Micro Devices [AMD/ATI] SBx00 Azalia (Intel HDA) driver: snd_hda_intel bus-ID: 00:14.2
    Sound: Advanced Linux Sound Architecture ver: k3.13.0-37-generic
    Network: Card-1: Qualcomm Atheros AR9285 Wireless Network Adapter (PCI-Express) driver: ath9k bus-ID: 08:00.0
    IF: wlan0 state: up mac: 90:4c:e5:46:5e:3e
    Card-2: Realtek RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller
    driver: r8169 ver: 2.3LK-NAPI port: 2000 bus-ID: 02:00.0
    IF: eth0 state: down mac: 00:21:cc:44:0c:4f
    Drives: HDD Total Size: 320.1GB (73.2% used) 1: id: /dev/sda model: ST9320423AS size: 320.1GB
    Partition: ID: / size: 40G used: 17G (44%) fs: ext4 ID: swap-1 size: 6.59GB used: 0.00GB (0%) fs: swap
    RAID: No RAID devices detected - /proc/mdstat and md_mod kernel raid module present
    Sensors: None detected - is lm-sensors installed and configured?
    Info: Processes: 165 Uptime: 3:16 Memory: 693.1/3698.3MB Runlevel: 2 Gcc sys: 4.8.2 Client: Shell inxi: 1.8.4[/font]

[b]Tentei instalar o Driver Legancy da Amd baixado direto do site , se os erros apresentados e o log de instalação:
    [/b]
    [color=0000CC]
    Check if system has the tools required for installation.
    fglrx installation requires that the system have kernel headers. /lib/modules/3.13.0-37-generic/build/include/linux/version.h cannot be found on this system.
    fglrx installation is being forced. Installation will proceed without the required tools on the system.
    Uninstalling any previously installed drivers.

Creating symlink /var/lib/dkms/fglrx/8.97.100.7/source ->
    /usr/src/fglrx-8.97.100.7

DKMS: add completed.

Kernel preparation unnecessary for this kernel. Skipping...

Building module:
    cleaning build area....
    cd /var/lib/dkms/fglrx/8.97.100.7/build; sh make.sh --nohints --uname_r=3.13.0-37-generic --norootcheck....(bad exit status: 1)
    [Error] Kernel Module : Failed to build fglrx-8.97.100.7 with DKMS
    [Error] Kernel Module : Removing fglrx-8.97.100.7 from DKMS

------------------------------
    Deleting module version: 8.97.100.7
    completely from the DKMS tree.
    ------------------------------
    Done.
    [Reboot] Kernel Module : update-initramfs[/color]

Mais um detalhe , apos realizar esta instalação e atualizar a kernel ,

depois de reiniciar o sistema , quando vou abrir o firefox como exemplo o min aparece a tela preta a não gráfica, e retorna para a tela de bloqueio.Aparentemente e um erro de driver grafico.
    Preciso muito dessa ajuda pois meu equipamento é muito bom e com o linux ficaria melhor ainda , pois estou com projetos de programação que ira me agregar e muito linux.

Atenciosamente.

Mais uma vez Grato.

Desde Já grato.
    editado março 2015
    Clodoaldo ,
    Então no painel de gerenciador de drivers adicionais não aparece nenhuma placa adicional .
    editado março 2015
    Clodoaudo,

a minha placa de video é :
    Graphics: Card: Advanced Micro Devices [AMD/ATI] RS780M [Mobility Radeon HD 3200] bus-ID: 01:05.0

Como mostra o comando inxi -FxZ.

Atenciosamente.
    editado março 2015
    Bom dia Clodoaldo,

Já realizei este procedimento também,

Após este procedimento tento abrir o Catalys ele apresenta a mensagem de que não existe adaptador grafico AMD não esta instalado.

Atenciosamente.
  • editado março 2015
    Pelo que li sobre o tema (e também está indicado no link abaixo), a placa é muita antiga e não suporta as novas versões do Kernel e do driver proprietário. Lá, inclusive, tem algumas sugestões que podem ajudá-lo (basicamente, você deve utilizar o driver open-source ou partir para versões mais antigas do kernel e do driver proprietário). [url=http://askubuntu.com/questions/439010/how-do-i-install-ati-radeon-hd-3200-graphics-driver-in-12-04-64-desktop]link[/url]

[url=http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1969394]Neste outro link[/url] também tem algumas informações importantes sobre o caso.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.