Devo atualizar isto ou não? O que vem a ser esta atualização
Bom dia,
Quando aparecem atualizações para eu fazer, na maioria das vezes aparece uma que o ícone é vermelho e vem desmarcado.
Eu gostaria de entender do que se trata e se é seguro e aconselhável atualizar esta também.
Eu fiz a instalação das atualizações mas não fiz deste item ainda.
Veja a imagem na página abaixo
http://www.image-share.com/ipng-2932-262.html
Obrigado
Quando aparecem atualizações para eu fazer, na maioria das vezes aparece uma que o ícone é vermelho e vem desmarcado.
Eu gostaria de entender do que se trata e se é seguro e aconselhável atualizar esta também.
Eu fiz a instalação das atualizações mas não fiz deste item ainda.
Veja a imagem na página abaixo
http://www.image-share.com/ipng-2932-262.html
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
As atualizações de nível 4 e 5 em geral não representam maiores problemas, especialmente para usuários intermediários e avançados. Entretanto, para usuários iniciantes, elas podem resultar em problemas, daí o porquê os desenvolvedores da distro por padrão não recomendarem a sua instalação (haja vista o Linux Mint ter um foco bastante forte nos usuários recém-chegados ao pinguim).
Vejam que distros como Arch, Slack e outras, com foco em usuários avançados, já não fazem esse tipo de recomendação, por saberem que em geral seus usuários sabem como resolver problemas que por acaso possam ser gerados caso sigam em frente com esse tipo de atualização.
Sendo assim, penso que o ideal é o seguinte:
- usuários iniciantes e recém-chegados ao Linux, o ideal é manter seu sistema com a configuração padrão (permitidas atualizações de nível 1,2 e 3).
- usuários intermediários e avançados, podem ativar todos os níveis de atualização (1, 2, 3, 4 e 5).
Obviamente isso é apenas uma recomendação, nada impede que usuários iniciantes desejem se "aventurar" um pouco mais, a medida que se sintam com mais domínio sobre o sistema, ativando as atualizações de nível 4 e 5.
Quanto as atualizações de Kernel, existem dois pontos a considerar:
1) Em geral, este tipo de atualização é muito importante, pois traz correções e melhorias, especialmente nos drivers gráficos, além de correção de bugs e de falhas de segurança.
2) Entretanto, como as atualizações de nível 4 e 5 do Mint, esse tipo de atualização pode geral alguns problemas, sendo este o motivo de virem desativadas por padrão.
Sendo assim, minha recomendação quanto ao Kernel é atualizá-lo, tendo o cuidado, porém, de manter instalada ao menos uma versão anterior que tenha sido amplamente testada em seu PC. Desta forma, caso haja alguma problema, basta inciar sua máquina pela versão anterior do Kernel e desinstalar a nova versão problemática.
Mais uma vez ressalto que essas são apenas as recomendações de um companheiro que já tem um certo domínio sobre o sistema e que procura indicar a melhor forma de utilizá-lo, seja o usuário iniciante, intermediário ou avançado. Obviamente, a decisão final cabe a cada um de vocês.
Vejam que esta é a grande beleza de nosso pinguim, a liberdade de fazermos o que queremos com o nosso sistema, permitindo-nos estudá-lo, modificá-lo e compartilhá-lo com todos.
Abraço e fiquem com Deus.
O que está ocorrendo aqui é apenas uma enorme confusão sua sobre minhas palavras, haja vista você desconhecer a total distinção entre [u]ativar os 5 níveis de atualização[/u] e [u]atualizar o Kernel. [/u]
Ou seja, você está confundindo minha defesa à atualização do Kernel (mantendo-se ao menos uma versão anterior para o caso de haver problemas) com minha defesa a que usuários iniciantes deixem ativadas apenas as atualizações de nível 1, 2 e 3, ou seja, que não ativem as atualizações de nível 4 e 5.
[b]Mesmo se você deixar os 5 níveis de atualização ativados no Gerenciador de Atualizações, o Kernel não será atualizado para uma nova versão.[/b] Neste caso, o sistema irá receber apenas as atualizações específicas da versão do Kernel já instalada no sistema. Da mesma forma, o usuário pode deixar ativadas apenas as atualizações de nível 1 e 2 e ainda assim poderá atualizar o Kernel. Essa foi uma das grandes mudanças do Mint em relação ao Ubuntu, e a que gerou um grande debate entre as duas equipes de devs (conforme o link que indiquei no post anterior).
Para atualizar o kernel (via Gerenciador de Atualizações), o usuário deve ir até a opção [b]Ver -> Kernels Linux[/b] , e daí escolher a versão do Kernel que deseja instalar no sistema. [b]Eu posso ativar todos os 5 níveis de atualização presentes no Gerenciador de Atualizações, mas se não fizer isso o Kernel não será atualizado. [/b]
Ou seja, esse comparativo sobre minha opinião em relação aos diferentes níveis de atualizações do sistema (1, 2, 3, 4 e 5) e as atualizações do Kernel, onde você aborda uma suposta incoerência entre essas minhas duas análises, não faz sentido algum, haja vista serem coisas [b]diferentes[/b] e [b]independentes[/b].
Outra coisa: você continua afirmando ser defensor da não instalação das atualizações de níveis 4 e 5, conforme indicado pelo Clem, e colocando isso como se fosse algo com o que discorde. Mais uma vez ressalto, para usuários iniciantes as atualizações de nível 4 e 5, via de Regra, devem permanecer desativadas, sendo ativadas apenas por usuário com maior domínio do sistema.
Continuando, veja que essa é apenas uma Recomendação, não uma imposição, haja vista o próprio Clem ter dito [url=http://segfault.linuxmint.com/2013/11/answering-controversy-stability-vs-security-is-something-you-configure/]aqui[/url] que:
[i]"Anybody running Mint can launch Update Manager -> Edit -> Preferences and enable level 4 and 5 updates, thus making their Linux Mint as “Secure” and “Unstable” as Ubuntu."[/i]
Em tradução livre:
[i]"[u]Todos[/u] que utilizam o Mint podem utilizar o Gerenciador de Atualizações de forma a habilitar as atualizações de nível 4 e 5, tornando o Mint tão [u]"seguro"[/u] e [u]"estável"[/u] quanto o Ubuntu.[/i]
Atenção à palavra [b]todos[/b], bem como às aspas presentes nas palavras [b]seguro[/b] e [b]estável[/b], as quais estão no cerne do debate dele com os devs do Ubuntu e que explicam o porquê delas(atualizações de nível 4 e 5) não serem ativadas por padrão no Mint.
Espero que este meu post tenha clarificado o que havia de confusão de sua parte sobre minhas palavras e sobre as diferenças existentes entre [u]atualizar o Mint (níveis 1 a 5)[/u] e [u]atualizar o Kernel Linux.[/u]
Abraço.
Vou tentar ser o mais claro e direto possível, já que está com tanta dificuldade em entender o que digo.
Em relação ao Kernel, o que eu quis dizer é que não há problemas em atualizá-lo (atualizá-lo aqui querendo dizer baixar e instalar uma NOVA versão, não correções da versão atual) , desde que se mantenha uma versão anterior instalada para o caso de algo dar errado.
Por falar em Kernel, quanto a possível relação entre ele e as atualizações de nível 5, como você afirma, ela não existe. Para ficar bem claro para você, o que quero dizer com isso é que se por exemplo seu Mint está atualmente com o Kernel 3.16.30 e você deseja atualizá-lo para o Kernel 3.16.32, não irá conseguir fazê-lo apenas ativando as atualizações de nível 5. Para isso (via Gerenciador de Atualizações), apenas como indiquei no post anterior. Em suma, quanto ao Kernel, atualizações de nível 5 presentes e ativadas no Gerenciador do Mint incluem apenas correções para a versão atual, não atualizações para uma nova versão (do Kernel) .
Minhas recomendações, portanto, são as mesmas que tenho feito desde o início (recomendações, não obrigações, que fique bem claro, pela milésima vez). São elas:
- novatos: atualizações de nível 1, 2 e 3;
- demais usuários, todos os níveis;
Sigo essa linha de raciocínio devido ao foco em iniciantes da distro. Como disse antes, outras distros Linux não seguem essa mesma linha de raciocínio (incluindo o próprio Ubuntu, que deixa todos os níveis ativados por padrão, além da atualização do Kernel).
Ressalto mais uma vez, quanto ao Kernel, não há maiores problemas em sua atualização, desde que se mantenha instalada no PC ao menos uma versão anterior (por exemplo, versões 3.16.30 e 3.16.32). Fui claro o suficiente?
Por fim, a tradução literal da palavra unstable é sim instável (apesar das aspas que ressaltam a não literalidade total de sua utilização). Obrigado pela observação.
Ericson wrote:
O prezado é que entendeu errado. Você havia dito no tópico da página 2 que existiriam, segundo Augusto Cury, 2 tipos de inteligência. Uma delas, a tradicional - Diz respeito, provavelmente ao conhecimento prévio e conservador já arraigado.
Não teve nada de destratador.[/quote]
Destaquei os tipos de inteligência descritos pelo prof. Cury de forma a ressaltar a importância de nos mantermos com a mente sempre aberta, evitando o endurecimento de ideais e pensamentos. Não há nada de mal em fazermos uma reflexão inteligente sobre algo e mudarmos de ideia caso isso se baseie num pensamento racional e baseado no bom senso.
Por outro lado, você utilizou-se da expressão com segundas intenções e como forma de questionar a não utilização de inteligência de minha parte sobre o caso.
Por fim, o que chamo de inteligência tradicional não é aquilo que você definiu como tal. Como o assunto é longo e complexo e diverge completamente do tema tratado por aqui, indico-lhe que leia o livro Inteligência Multifocal, onde entenderá de forma mais aprofundada a que o prof. Cury se refere.
[quote]
Ericson wrote:
[quote]Conforme se verifica no vídeo acima (com resultado idêntico em TODOS os PCs aqui de casa), não são exibidos os pacotes do Kernel Linux 3.13.0-51 que você indica em sua foto. Logo, por óbvio, ou seja, uma vez que o resultado obtido por você não foi obtido em nenhum dos três PCs aqui de casa, eu não teria como confirmar o que você diz, daí o porquê de ter-lhe feito o questionamento para entender o que estava havendo.[/quote]
Aí eu poderia dizer que você está insinuando que estou mentindo?
Meu linux é 17.1 Rebecca com o Cinnamon. Isso é tudo.[/quote]
De forma alguma. No meu texto há apenas uma explicação (com referência ao vídeo que preparei) do porquê ter-lhe feito esse questionamento, questionamento este que, inclusive, tu julgavas completamente desnecessário, haja vista [b]ter-lhe dado o trabalho de ter que fazer um print e upload só para provar algo que já sabia. O que isso tem a ver com afirmar que você está mentindo? [/b] Assista ao vídeo e me diga o que achas dele.
[quote]
Ericson wrote:
Apesar de eu ter um boa memória. Não se trata de nada estranho. O seu dizer está no fórum do Ubuntu o qual você defendia o Clem justamente por ele priorizar a estabilidade e elaborar o update manager de forma a manter a atualizações de nível 4 e 5 desmarcadas. Não recomendando a atualização.[/quote]
Ok, então, está explicado.
Quanto ao que disse no Fórum, em que difere do que digo agora, ou seja, que usuários devem preferencialmente utilizar os níveis 1,2 e 3 de atualizações?
Eu apenas estou dizendo que não há maiores transtornos em se atualizar o Kernel, o que não causará maiores problemas ao usuário, desde que ele mantenha ao menos uma versão anterior deste instalada no PC (discorda disso?). Como demonstro no vídeo que preparei e pedi-lhe para assistir, não identifico relação entre atualização de Kernel e atualização de nível 5 do Mint. Além do mais, se essa ligação de fato existir, [b]em minha opinião[/b], a atualização de Kernel apenas passará a se constituir numa exceção a usuários iniciantes evitarem atualizações de nível 5. Ou seja, passarei a afirmar que usuários iniciantes deveriam evitar atualizações de nível 4 e 5, a exceção da atualização do Kernel.
Penso que os prós da atualização do Kernel (correção de bugs e falhas de segurança, atualizações e melhorias nos drivers, etc.) são muito importantes, mesmo para iniciantes. Sem contar que, se o usuário preferir, basta iniciar o PC com a versão anterior e desinstalar a nova versão do Kernel, isso pode ser feito a qualquer momento que ele desejar. Obviamente é apenas uma [b]recomendação pessoal[/b] baseada na experiência e conhecimento que tenho sobre o sistema, portanto, respeito plenamente aqueles que por ventura pensem diferente em relação a essa questão.
[quote]
Ericson wrote:
Só digo que a atualização de níveis 4 e 5 para idealizadores do mint é não encorajada.[/quote]
E eu digo o mesmo (se o usuário for iniciante), exatamente como descrito no manual da distro, focado em usuários recém chegado ao Linux.
[quote]
Ericson wrote:
Prefiro declinar, não porque não estou dizendo a verdade. Cada um julgue e tire as conclusões. Já lhe dei respostas/satisfações demais e o prezado não respondeu as minhas perguntas.[/quote]
1) Todas as perguntas que me fizeste foram respondidas. Se algo não ficou claro, basta indicar em que ponto restou-lhe dúvidas.
2) Desde o início peço-lhe que me mostre o processo utilizado por você de forma a ter exibido os pacotes do Kernel 3.13.0-51 nas atualizações de nível 5 do Gerenciador, apenas isso. Você colocou algumas fotos, que demonstram a exibição deles por lá, mas elas não demonstram o que fez para conseguir isso. Em que eu procurar entender o que está acontecendo de errado por aqui tem a ver com insinuar que você está mentindo? Sua afirmação não faz sentido algum.
[quote]
Ericson wrote:
Aqui o diálogo travou em polêmica e não faz mais sentido.
Eu não preciso provar nada.[/quote]
Não estou pedindo-lhe para provar nada, apenas quero entender o porquê das atualizações de kernel não serem exibidas por aqui em nenhum dos PCs. Você questionou o trabalho que teve em upar duas ou três fotos, o qual julgou desnecessário por eu já saber do que ocorria. Eu demonstrei-lhe através de um vídeo, o que tomou-me muito mais tempo e trabalho do que o que tivestes ao upar as fotos, que isso não procede. O que lhe impede de fazer o mesmo? Por que não esclarecer a falha que estou cometendo, de forma que a corrija e possa ter as atualizações de kernel exibidas por aqui, tal como ocorre com você?
[quote]
Ericson wrote:
A questão que se deve fazer é:
[color=990033]Eu gostaria de entender do que se trata e se é seguro e aconselhável atualizar esta também.[/color]
A essa pergunta do Eddy o que Clemente Lefebvre responderia?
Eu penso que ele responderia aquilo que digo na primeira página: não recomendado (Não proibido).
Paz e Jesus abençoe a todos. Cada um tire suas conclusões.
[/quote]
Concordo e venho afirmando o mesmo desde o início.
Ericson wrote:
Que essa é a sua opinião eu não tenho dúvidas. Ela só não é coerente com a anterior de 2 anos atrás. Agora você diz que o mérito é mais em atualizar do que não atualizar. Qual o problema nisso? Nenhum. Não vejo problema algum mudar de opinião. Se para você hoje há mais demérito em não fazer a atualização deve ser por boas razões baseadas na sua experiência. Em resumo, se no passado uma pessoa diz que é melhor comer feijão ao invés do arroz e atualmente diz que o arroz é melhor é uma opinião mudada por certas causas. Se foi uma boa mudar de opinião eu não entrei nesse ponto e apenas afirmei que mudou de opinião. Agora só não venha me dizer que é coerente as duas opiniões.[/quote]
Desde meu primeiro post aqui neste tópico, afirmo: atualizações de [u]nível 4 e 5[/u] [b]não são recomendadas para iniciantes!!![/b]. Não fosse isso suficiente, [b]bastaria você lembrar-se de minha frase seguinte postada lá no Fórum Ubuntu[/b] para confirmar que minha opinião tanto lá como hoje é a mesma. Seguem, os dois trechos, o que você postou e corretamente atribuiu a mim e o que você "esqueceu-se" de fazer:
1) [i]A questão chave aqui é pesar o seguinte: a maior estabilidade gera um ganho como um todo maior ou menor para o usuário, em relação a perda de segurança exclusivamente devido aos pacotes desatualizados. De que adianta ter um sistema "super seguro" com os pacotes mais atuais e perder todos os seus dados por causa de um kernel panic, ou sofrer algum outro prejuízo sério por um travamento do sistema. [/i]
2) [i][u]Não sei se quem está certo são as distros mais conservadoras ou as distros menos conservadoras. Entretanto, fica aí a questão para reflexão[/u].[/i]
Segue o link para o debate completo no Fórum Ubuntu :
[url=http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,110026.0.html]link para o debate no Fórum Ubuntu[/url]
Como se vê claramente em minha frase acima (e em tudo mais que coloquei no debate lá no Fórum Ubuntu), eu não disse que quem estava certo eram os "conservadores" , ou seja, os devs do Linux Mint, ou eram os mais "agressivos", representados pelo cidadão da Canonical (mesmo porque não há certo e errado nessa questão, já que a decisão final irá decorrer de uma avaliação pessoal de custo-benefício), apenas procurei expor os pontos de vistas de ambos os lados, chamando a atenção de todos lá no Fórum para uma reflexão sobre o tema e sobre as reais intenções dos ataques do cidadão ligado a Canonical em relação a distribuição Linux Mint. Ponto.
Agora, ficam as perguntas:
- por que você pegou apenas uma trecho de minha fala e descreveu-a solta por aqui, utilizando-a de forma a tentar modificar o contexto de meu raciocínio por lá, o que o tornaria diferente do que venho afirmando desde o início? Por que não colocou a frase imediatamente postada por mim lá no Fórum Ubuntu, a qual colocaria de forma clara meu ponto de vista e demonstraria que sua afirmação não faz sentido algum?
- ainda que isso fosse verdade, em que isso contribuiria ao debate e as dúvidas do colega autor do tópico? Logo, qual é o seu objetivo ao fazer isso?
Por fim, quanto a ligação entre atualizações do Kernel e atualizações de nível 5, faço a ressalva sem maiores problemas [d](apesar de ainda não tê-la reproduzido aqui em meus PCs[/d]). Como você e outros colegas confirmaram o caso, fica claro que é algo por aqui que está impedindo a exibição das atualizações do Kernel entre aquelas de nível 5 (conforme demonstrei no vídeo). Além disso, como disse antes, assim que detectar o problema irei descrevê-lo em detalhes a todos.
[i]PS: Realizei uma nova instalação do Mint em outra partição e desta vez apareceu para mim a atualização do Kernel no nível 5, confirmando as informações prestadas pelos colegas.[/i]