o sistema de arquivos interfere na saúde do HD?

Boa tarde!

Estou com uma dúvida. Vou resumir a saga que tenho enfrentado com um HD aqui. É o seguinte: tenho um hd que apareceu cheio de bad blocks. Fiz uma formatação baixo nível e resolveu parte do problema. Passei o HDD Regenerator e ia demorar milhares de horas. Abortei e então resolvi usar os comandos e2fsck e badblocks. Como a unidade estava em NTFS, formatei pra EXT4 e rodei os comandos citados acima.

Horas depois, tinha corrigido muitos dos problemas. Preliminarmente, tinha feito uma checagem com HDTune e apontava que o disco tinha cerca de 20 setores instáveis. Após, passei novamente o HDD Regenerator. Não tinha mais badblocks. Mas em uma determinada área, acusou setores com Delay. Até então o disco ainda estava em EXT4. Formatei para NTFS novamente. Passei novamente o HD Tune e acusou apenas um setor instável. Agora estou passando HDD Regerator que está apontando setores com delay numa parte do HD que não tinha aparecido no scan anterior, logo no começo do disco.

A minha dúvida é: os sistemas de arquivos usados pelo linux, tais como o ext3 e ext4, por exemplo, são mais confiáveis do que o NTFS? Será que o problema que tenho enfrentado com esse HD tem alguma relação com o sistema de arquivos?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.