[Resolvido] Acer Aspire E5-511 - 17.0 perfeito; 17.2 não funciona

eliseueliseu Eliseu
Estou tentando instalar o Linux Mint 17.2 "Rafaela" no Acer Aspire E5-511 de um dos meus sobrinhos (sim, ele é um guri de 13 anos que aderiu ao Linux Mint :-D ), mas não sei o porquê de, após a atualização, o sistema não conseguir passar da tela de splash com o logo LM verde. Cheguei a adicionar "nomodeset" no GRUB (santo remédio para problemas de inicialização em certas máquinas), mas isso também não resolveu o problema.
O procedimento foi instalar o 17.0 "Qiana" na versão amd64 com ambiente gráfico Cinnamon, depois atualizar via Gerenciador de Atualizações. Com a versão 17.0 fica tudo perfeito; o problema de inicialização só ocorre após atualizar ao 17.2. Kernel? ACPI?

Comentários

• editado agosto 2015
    Já tentou instalar a versão 17.2 usando a imagem da 17.2?

Quando eu atualizei da 17 para 17.1 eu senti que o notebook ficou mais lento, então instalei usando a iso do 17.1, aí ficou mais rápido.
    Da 17.1 para 17.2 também atualizei pelo gerenciador de atualizações, não ficou mais lento, mas também não ficou mais rápido na inicialização, como prometido, então instalei novamente usando a iso do 17.2, agora o boot demora 6 segundos, antes demorava mais ou menos 15 segundos.

Eu tenho um script que instala todos os programas que eu uso, então a reinstalação pra mim é bem rápido.

Só aconselho a apagar a maioria, ou todas, as pastas ocultas de configuração da pasta home.
  • eliseueliseu Eliseu
    editado agosto 2015
    Já tentei instalar direto da ISO do 17.2, via pen drive, mas essa máquina não reconhece o 17.2 nem mesmo no modo Live. Só o 17.0 funciona nela, e assim mesmo sem atualizar o kernel. Deve ser algo com hardware que foge da minha competência.
    Talvez seja o caso de manter o 17.0 mesmo, já que o próprio Clement não recomenda a atualização se tudo estiver perfeito e funcionando.
  • eliseueliseu Eliseu
    editado agosto 2015
    Senhores, resolvido. O problema todo era o kernel. Eu tinha tentado com o 3.19.x, instalado a partir do pacote linux-generic-lts-vivid (repositório "proposed" do Ubuntu) e com ele não dava certo. Agora atualizei mantendo o kernel sugerido pelo Linux Mint e ficou tudo perfeito.
    Ufa :-D
  • editado agosto 2015
    Permitam-me incluir parênteses necessários...

Não há espaços entre os colchetes e o termo "Resolvido" no prefixo "[Resolvido]", que foi e deve ser usado no título original do tópico com solução. Favor atentar-se todos ao que diz o tópico: [url=http://www.linuxmint.com.br/forum/p-35860/o-t%C3%B3pico-foi-resolvido-como-informo-isso.html][u]"O tópico foi resolvido. Como informo isso?"[/u][/url].

Grato.

[b]Fiquem com Deus.[/b]
  • eliseueliseu Eliseu
    editado agosto 2015
    Detalhando a solução:

1) Instalar o LM 17.0;
    2) Atualizar para o 17.2;
    3) Usar o GRUB Customizer para fazer com que o sistema inicie sempre no kernel 3.13.0-24, não no 3.16.x, instalado pelo 17.2.

Em outras palavras: basicamente instalei o Rafaela com o kernel do Qiana, e isso funcionou perfeitamente.
    Depois entro em detalhes quanto ao GRUB Customizer.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.