Saída de fones do LG 23V545

eliseueliseu Eliseu
editado agosto 2015 em Hardwares e Periféricos
Já faz um certo tempo que comprei meu atual desktop, o all-in-one LG 23V545. Ele veio com o "janelas para tablets" (leia-se: Windows 8) :-P e minha primeira atitude foi apagá-lo para instalar Linux. Primeiro o Ubuntu 14.04 LTS, depois o Linux Mint 17.0, e atualmente o 17.2. A máquina está linda, redondinha, com tudo em cima, só tem uma mínima coisinha que eu gostaria de resolver: a saída de fones não funciona.
Isso parece bobice minha, mas o negócio é que tenho um par de caixas amplificadas de 500W com qualidade de som bastante superior e que eu gostaria de usar, mas por alguma razão, quando conecto-as na saída de fones, o som para de funcionar totalmente, e a máquina continua "muda" e só volta a ter som depois de reiniciar o sistema. Andei lendo por aí que os drivers de áudio dessa máquina são totalmente voltados ao Windows, mas acho que não é esse o caso, bastam alguns ajustes - os quais não sei.
Outra coisa que andei lendo foi que o problema poderia ser resolvido instalando o kernel a partir do 4.1.x, mas para mim essa opção está fora de questão, pois o Linux Mint 17.2 está tão bem instalado que dá pena de mexer 8-)
Usando minha interface de áudio Yamaha, tudo funciona, mas eu queria mesmo era usar o dispositivo interno - e não depender de "penduricalhos".
Alguém poderia me dar uma luz?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.