Problema com acentuação teclado americano

lucianoxlucianox luciano.x
editado agosto 2020 em Hardwares e Periféricos
Este tópico é apenas para futuras consultas caso alguém tenha o mesmo problema.

Para usar corretamente o teclado inglês teoricamente é fácil.
Na configuração de Idiomas, aplique o português/Brasil tanto para idioma quanto para regional. Se não tiver na lista, instale usando o botão no rodapé.
Na configuração do teclado, em layout selecione Inglês (alternativo internacional).
Outra alternativa está aqui http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/reconfigurando_a_locale?s]http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/reconfigurando_a_locale?s

Mas na prática nem sempre é assim. Eu tinha feito tudo isso e mais um pouco e nada de funcionar minha ç e acentuação. Para teclar a letra é, aparecia 'e, o cedilha aparecia 'c e foi frustrante.

Aconteceu um problema muito peculiar e de difícil identificação já que no meu caso foi um [i]bug introduzido[/i] e isso me tomou um tempão mas consegui resolver.

Eu uso o /home em uma partição separada e então naturalmente no meu primeiro login foram carregados os arquivos ocultos de configuração herdadas da distro que estava instalada anteriormente (Ubuntu 15.04). Por algum motivo estas configurações estavam impedindo o funcionamento correto do teclado. Não dava nenhum erro e o layout do teclado era de fato trocado e nisso testei vários e nenhum funcionou a acentuação. Então eu pensei em desistir do meu teclado em inglês e usar o ABNT2 mesmo e adivinha? Cedilha OK acentuação zuada.

Depois de horas identifiquei o problema. Bastou apenas mover os arquivos e pastas ocultas do meu /home/user para um novo diretorio /home/user/backup_config (logado em outro usuário só por desencargo de consciência) e logar de novo e aí sim foi piece of cake, fácil fácil!

Acho que ficou bem óbvio como fazer né? Lembrando que arquivo/pasta oculta no Linux começa com o ponto por exemplo .mozilla
Mais cedo ou mais tarde alguém pode ter este problema e enquanto eu estava tentando resolver este truque não surgiu nas minhas pesquisas e só quem teve problema no layout do teclado sabe como é frustrante.

Comentários

• editado setembro 2015
    Obrigado por compartilhar seu aprendizado Luciano!
  • editado outubro 2015
    Eu sempre cheguei atrasado em tudo, mas preciso parabenizar o autor do tópico, pois esse espirito [b]colaborativo[/b] é que me fez vir para o Linux e esses fóruns, não por o sistema ser melhor, gratuito, ou mesmo, ter menos possibilidades de infecção por pragas virtuais, vim parar por aqui pelas pessoas que doam um pouco de seu tempo a compartilhar o que aprendeu e não apenas pelo Linux.

Lá na dica do Creto Luciano, tem um comando que quando todo o procedimento falha as vezes é o que salva direto, que é o comando:

[code]sudo setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2[/code]

Nesse comando você pode mudar as variáveis e ele obdecerá cegamente seus requisitos, como por exemplo setar um teclado US.

Obrigado por compartilhar suas experiências.

T+
  • Realmente, muuuito frustrante Luciano. Uma duvida (sem acento pq estou sem no momento), devo remover todo e qualquer arquivo oculto do meu /home/user? Tem algum(ns) especifico(s) q eu deva prestar atencao?
    Valeu!
  • Realmente, muuuito frustrante Luciano. Uma duvida (sem acento pq estou sem no momento), devo remover todo e qualquer arquivo oculto do meu /home/user? Tem algum(ns) especifico(s) q eu deva prestar atencao?
    Valeu!

Qual ambiente você está usando: Cinnamon, MATE ou Xfce? Linux Mint 20?

Já experimentou, pelo painel de configurações de seu ambiente gráfico, adicionar o layout apropriado ao seu teclado?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.