Rede sem fio desativada ou desabilitada

Ola,

Estive fora do ar, tentando resolver outro problema, reformatei meu note, agora com o KDE, estava tudo bem o cooler estava funcionando legal, até que na semana passada, mais especificamente na quarta o wifi se desconectou e começou meu calvario.

Ainda não tentei configurar no terminal pois como sabem não entendo muito de linhas de comando.

Mas depois reformatei meu note, e nada de restabelecer o wifi, ou habilitar a rede wifi, já tentei com o wicd.

Mas hoje fuçando encontrei comando que já havia percebido que eram imporante como o apt etc, achei sysinfo, digitei e encontrei a lista de hardware do note, com todas as informações.

E, para meu espanto o wiifi esta desativado.
*-network DESABILITADO
descrição: Interface sem fio
produto: RTL8188CE 802.11b/g/n WiFi Adapter
fabricante: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
ID físico: 0
informações do barramento: pci@0000:01:00.0
nome lógico: wlan0
versão: 01
serial: 6c:71:d9:0c:d8:13
largura: 64 bits
clock: 33MHz
capacidades: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
configuração: broadcast=yes driver=rtl8192ce driverversion=3.16.0-38-generic firmware=N/A latency=0 link=no multicast=yes wireless=IEEE 802.11bgn
recursos: irq:16 porta de E/S:e000(tamanho=256) memória:f7400000-f7403fff

O que faço para reativá-lo.

Socorro, fica dificil sem o wifi.

Grata

Nirene

Comentários

• editado outubro 2015
    Oi Nirene, só por curiosidade, já tentou ligar o wifi pelas teclas de função? Não sei o modelo do teu note mas alguns possuem uma tecla específica para isso.
    Pode ser que seu wifi também esteja desabilitado no Setup do BIOS, dá uma verificada após reiniciar, tecle Delete ou F2 ou a tecla correspondente do seu note.
    Já tentou iniciar um pendrive bootável com Linux para fazer um teste Live Pendrive e verificar se o wifi volta?
    Essas são só algumas dicas que me lembro, mas o caminho é por aí valeu?

Boa sorte!

Edson
  • nirene2015nirene2015 Maria Nirene
    editado outubro 2015
    Caro Veterano,

Muito bom dia mesmo, quero agradecer muito sua sugestão.
    Tentei a sugestão do botão no note, mas nada, daí entrei na bios e lan remote desativada, ativei e para minha mais grata surpresa voltou a rede wifi, minha mãe como queria que alguẽm tivesse pensado nisso antes.
    Desde que comprei o note, a rede wifi vinha dando este problema, desconectar ou desativar. Em nenhum forum ou artigo, post, podcast em lugar algum citaram esta possibilidade. Mas confesso nem eu pesquisei para que servia o lan remote antes.

Então muito, muito grata.

Nirene
  • nirene2015nirene2015 Maria Nirene
    editado outubro 2015
    Bom dia a todos,

Me perdoem, quando escrevi o post, já estava cansada e apesar de ler o que escrevi, confesso que não estava prestando tanta atenção quanto deveria.
    Reformulando um pouco meu post.

Estive fuçando pela enésima vez uma busca que fiz pela internet, quando me deparei com um post sobre instalar ou reinstalar o wifi, wireless, mas naquela hora não me lembrei de postar o artigo que encontrei.

O wicd apesar de ter funcionado em pouquíssimos momentos, não resolveu nada, como não entendo de linux, não sabia do network manager. Quando atualizei o kernel para uma versao mais recente, em todos no mate, cinnamon, kde, xfce o note começou a esquentar, travar, congelar, reiniciar e não dava nem para conectar e navegar, gente que inferno, e como não sou técnica isso fica um sufoco danado, reformatei meu note pelo menos 10 vezes em tres dias.
    Um completo calvário. Então instalaei o mate atualizei o kernel para 3.16.38 passar disso nem pensar.

Tive mesmo é que reinstalar o drive do realtek, no terminal, esta foi a única solução, das que tentei, que deram certo.

E confesso, já estava tão exausta, por ter passado dias pesquisando sobre o assunto, e só encontrar que o drive já vinha por padrão que não precisava, e este post me ensinou o que precisava, como instalar o drive novamente, ou caso não instale.
    Uma solução viável seria um guia com termos e terminologias no linux e seus significados, mas para se fazer tem que se ter muita experiência e não somente ser programador, tem que se saber o que significa em termos de windows também, pois seria como um dicionário para leigos.
    Outra coisa, por que é um sacrilégio se querer instalar antivirus, e se por causa do fato da pessoa ser leiga, ela der um comando no terminal como root e isso levar a instalação de virus, o que ela faz, ela não vai nem saber por onde começar.
    Algo que constatei em minhas andanças virtuais na web, como o linuxes tem preconceito contra os que vem do windows, meu santo, é até assustador o tratamento que se dispensa aos leigos.

Alguns linuxes realmente querem ajudar nós os leigos, indicando artigos, posts e até ebooks, mas tem muitos que só querem ofender, não aqui no fórum, mas quando se entra nos posts e artigos e começa a ler os comentarios minha nossa.

Muito grata a todos.

Nirene

1 - http://linuxdicasesuporte.blogspot.com.br/2015/02/instalou-o-sistema-e-nao-tem-rede.html

2 - http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=93162.0

[i]PS: Uni os seus dois posts que estavam duplicados em tópicos distintos, o que é contra as nossas Regras. Favor atentar-se a isso, evitando que volte a ocorrer no futuro. Caso publique um post duplicado por engano, basta contactar alguém da administração do Fórum.[/i]
  • editado outubro 2015
    Infelizmente, Nirene, existem alguns usuários que se esquecem que também já foram novatos, e daí agridem os demais colegas recém chegados ao pinguim.

Todos nós somos ou fomos novatos um dia. Logo , não faz sentido agredir um outro colega apenas por ele ter feito uma pergunta que, para nós, possa parecer simples e desnecessária. Se o colega está perguntando é porque realmente tem alguma dúvida e/ou está com dificuldade em algo, isso é óbvio.

Aqui no Fórum Mint temos um cuidado todo especial com essa questão, mesmo porque a distro, dada sua facilidade de uso e praticidade, tem um foco forte nos iniciantes.

Abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.