Mint não desliga

FernandesFernandes Ernandes
Caros colegas de fórum.

Comprei um pc que veio com o OpenSUSE instalado, mas não me adaptei bem ao sistema, e resolvi instalar o LMDE no lugar.
Este PC tem UEFI e por isso desativei o "Secure Boot" e o UEFI, gravei a iso do LMDE em um pendrive com o Universal USB Instaler e instalei o LMDE por cima do OpenSUSE em partições com sistema de arquivos ext4 normais.
Até aí tudo bem, mas quando fui desligar, o sistema simplesmente não desligou. Fechou todos os programas deu tela preta com as mensagens normais do desligamento do LMDE e travou.
Tentei instalar o LMUE 17.3, o Manjaro 15.12, o UbuntuMATE 15.10 e o Fedora 23 e com todos ocorreu a mesma coisa. Só não aconteceu isto com o Q4OS Scorpion (http://q4os.org/) que é baseado no Debian Testing. Também tentei instalar o próprio Debian Testing (usando uma imagem “netinstall”) e neste caso a instalação travou perto do final.

Achei muito estranho pois todas as reclamações que já vi quanto a micros com UEFI diziam respeito a não conseguir instalar Linux, não a ter uma instalação que não desliga!

O micro usa placa-mae PCWare IPX1800E1 com processador Intel J1800 e 4GB de RAM e não pus maiss dados de hardware pois não lembro qual é o comando que dá a lista de dados sobre hardware (sudo lshw ?)

Comentários

• editado janeiro 2016
    Bom dia...

Pra começar na maioria das maquinas não precisa desativar o UEFI o Mint da suporte a ele.

Quais são as partições que você usou para instalar o Linux Mint?

Mas para verificar melhor seu sistema e sua maquina posta aqui o resultado do seguinte comando.

[code]inxi -FxZ[/code]

Copia todo o resultado e cola aqui para nos analisar sua maquina.

Também da uma olhada nesse [url=https://www.edivaldobrito.com.br/como-resolver-o-problema-que-impede-o-desligamento-computador-ubuntu-14-04/]Link[/url] faça o teste descrito nele e ver se resolve.

Ate mais...
  • editado janeiro 2016
    Olá Ernandes,
    [quote]Este PC tem UEFI e por isso desativei o "Secure Boot" e o UEFI[/quote]
    Além do UEFI não é preciso desativar o Secure Boot.
    Por isso, siga as dicas que o Francis indicou para que possamos ajudá-lo.
  • editado janeiro 2016
    A opção de você poder escolher um outro Kernel mais antigo no LinuxMint é excelente, principalmente para máquinas mais antigas.
    Minha máquina por exemplo está tendo problemas como o Fedora 23, que tem o Kernel mais recente e eu não consegui instalar o Fedora em minha máquina.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.