HD externo com defeito

MarioMario Mario
editado março 2016 em Hardwares e Periféricos
Tenho um HD Externo que diz que possui arquivos, mais nao abre no sistema windows, no Linux mostar as pastas dos arquivos, como faço para fazer a verificação de erros no disco , como no windows possui, sem perder os arquivos?

Comentários

• editado março 2016
    Mario quando você usa o HD externo no LM você consegue ter acesso as pastas e aos arquivos? Apenas no Windows as pastas não são mostradas?

Caso sim, muito provavelmente seja um vírus no seu HD externo. Quando uso pendrive em computadores desconhecidos e públicos rodando Windows normalmente ele volta com algum vírus. Nestes casos realizo o seguinte procedimento.

1. Conecto o dispositivo no meu pc com Linux;

2. Normalmente o vírus cria arquivos com os mesmos nomes das pastas, porém com extensão de atalho. Além disso, cria novas pastas com nomes estranhos (combinação de letras e números) e dentro destas pastas muitas vezes temos scripts com a extensão .js. Estes arquivos e pastas novas ficam ocultos no Windows, mas visíveis no Linux.

3. Copio somente os arquivos e pastas que estão no formato normal e funcionando perfeitamente no Linux para uma pasta no meu pc.

4. Após realização deste backup, formato o dispositivo e copio de volta os arquivos e pastas saudáveis para ele.

Lembrete: estes vírus de pendrive não fazem alterações nos arquivos em si, eles criam atalhos das pastas para ocultá-las no Windows e criam pastas onde ficam os scripts do vírus.

Não adianta apenas apagar as pastas e os arquivos criados pelo vírus, pois ele também altera de alguma forma o sistema de arquivos, sendo necessária a formatação para corrigir o problema.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.