HD externo com defeito
Mario
Mario
Tenho um HD Externo que diz que possui arquivos, mais nao abre no sistema windows, no Linux mostar as pastas dos arquivos, como faço para fazer a verificação de erros no disco , como no windows possui, sem perder os arquivos?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Caso sim, muito provavelmente seja um vírus no seu HD externo. Quando uso pendrive em computadores desconhecidos e públicos rodando Windows normalmente ele volta com algum vírus. Nestes casos realizo o seguinte procedimento.
1. Conecto o dispositivo no meu pc com Linux;
2. Normalmente o vírus cria arquivos com os mesmos nomes das pastas, porém com extensão de atalho. Além disso, cria novas pastas com nomes estranhos (combinação de letras e números) e dentro destas pastas muitas vezes temos scripts com a extensão .js. Estes arquivos e pastas novas ficam ocultos no Windows, mas visíveis no Linux.
3. Copio somente os arquivos e pastas que estão no formato normal e funcionando perfeitamente no Linux para uma pasta no meu pc.
4. Após realização deste backup, formato o dispositivo e copio de volta os arquivos e pastas saudáveis para ele.
Lembrete: estes vírus de pendrive não fazem alterações nos arquivos em si, eles criam atalhos das pastas para ocultá-las no Windows e criam pastas onde ficam os scripts do vírus.
Não adianta apenas apagar as pastas e os arquivos criados pelo vírus, pois ele também altera de alguma forma o sistema de arquivos, sendo necessária a formatação para corrigir o problema.