[Resolvido] Atalho na área de trabalho de compartilhamento windows

DanzigBRDanzigBR Fernando
editado abril 2016 em Dúvidas Iniciais
Boa tarde.

Estou com dificuldades em criar atalho na área de trabalho de uma pasta de rede de um servidor windows.

Já segui umas dicas e consegui colocar esta pasta como favorito no nemo / caja. Por ali funciona sem problemas, mas precisaria colocar este atalho na área de trabalho.

No Nemo/caja fica assim o endereço da pasta: "smb://192.168.200.252/listas%20eletronicas/"

Obrigado.

Comentários

• editado abril 2016
    quando for criar o atalho coloca caja na frente do endereço no seu exemplo seria :
    [code]caja smb://192.168.200.252/listas%20eletronicas/[/code]
  • DanzigBRDanzigBR Fernando
    editado abril 2016
    Bom dia obrigado pela ajuda, mas ainda não consegui.

No desktop como faço para criar um link novo ? Com o botão direito do mouse não aparece criar link/atalho. Tentei como criar lançador, mas não consegui. Outro detalhe que não mencionei para acessar esta pasta tem que colocar login e senha.
    editado abril 2016
    Seguindo sua dica o atalho funcionou.

Agora tenho + 2 questões...

1- tem como trocar o icone do lançador ? vi que tem a opção de emblema, mas ele apenas adiciona outro ícone menor.

2- é criado um outro "atalho" automático na área de trabalho quando acesso alguma pasta de rede...tem como desabilitar isso ? pq as vezes é acessado alguma pasta apenas por algo momentâneo...sem necessidade de atalho.

Desculpe ser tão "chato" com este assunto...hehe.

Obrigado pela ajuda!!
    editado abril 2016
    Obrigado pelas dicas...mas ainda estou com problemas com relação ao atalho. Na verdade estou "testando" o Mint para colocar em alguns pc´s aqui da empresa.
    Instalei primeiro o Cinnamon, depois o Mate...só que tem algumas diferenças entre eles que estão me fazendo pender a instalar o Cinnamon, principalmente com relação a parte de impressão, pois utilizamos impressoras Argox e no Cinnamon funciona, já no Mate não consegui fazer funcionar.
    Então sobre o atalho na área de trabalho, no Mate funcionava perfeito, criando um lançador...já no Cinnamon o lançador é diferente...e não estou conseguindo fazer funcionar. Tenho marcador criado no gerenciador de arquivos (nemo) por lá funciona.
    Alguém tem outra dica ou sugestão ?
    editado abril 2016
    Bom dia tentei a dica que voce passou.

Substitui o caja pelo nemo, o resto mantive igual, mas acusa erro:

"Não foi possível exibir "smb://192.168.200.252/listas0eletronicas/"
    Erro: Failed to mount Windows share: No such file or directory
    Por favor selecione outro visualizador e tente novamente.

Achei estranho que o atalho que gravei é diferente do que é informado acima..."smb://192.168.200.252/listas%20eletronicas/" e acusa erro "smb://192.168.200.252/listas0eletronicas/", faltou o "%2"
    editado abril 2016
    Boa tarde. No Mate funciona utilizando o lançador, mas como havia falado devido ao problema de configuração da impressora Argox, estou utilizando o Cinnamon.
    Sobre o que perguntou, copiei exatamente como você postou.

O nome da pasta no servidor Windows é "Listas Eletronicas", não tem acentuação, nem %...este atalho copiei do Nemo quando acesso por ele.

Atualizando: o problema está no nome da pasta...fiz outro atalho para uma pasta com nome menor e funciona sem problemas...

Será que tem como resolver esta questão ? sem renomear a pasta no windows ?
    editado abril 2016
    Bom dia.

Agora funcionou. Utilizei a 1ª opção e deu certo.

Funcionou no Cinnamon seja com o nemo ou com o caja.

Agradeço a todos que me ajudaram para solução desta dúvida.

Obrigado!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.