Hd externo nao reconhecido

Tenho um hd externo Sansung , particionado em 2 unidades, seu problema é que ele as vezes é reconhecido só pelo linux , outras só pelo windows 8
sempre perco dados contidos nele devido a esse problema !
tentei formatar ele e mudar os tamanhos de partição mas aparece esse aviso :
Error creating file system: Command-line `mkntfs -f -F -L "" "/dev/sdc"' exited with non-zero exit status 1:
stdout: `Cluster size has been automatically set to 4096 bytes.
Creating NTFS volume structures.
'
stderr: `/dev/sdc is entire device, not just one partition.
mkntfs forced anyway.
Error writing to /dev/sdc: Erro de entrada/saída
Error writing non-resident attribute value.
add_attr_bitmap_positioned failed: Erro de entrada/saída
Couldn't create $MFT: Erro de entrada/saída
Failed to fsync device /dev/sdc: Erro de entrada/saída
Warning: Could not close /dev/sdc: Erro de entrada/saída
' (udisks-error-quark, 0)

gostaria de saber se devo me desfazer dele , mudar o formato de partição , ou alguma outra alternativa !?

Comentários

• editado setembro 2016
    Não sei se ajuda, mas já tentou mudar o sistema de arquivos?

Usava meu HD externo com NTFS e depois de muito tempo esqueci completamente da necessidade de desfragmentar este tipo de sistema de arquivos, também habituado ao Linux como estou. Acontece que o HD ficou extremamente lento, travando, informando não haver espaço mesmo havendo etc. Daí lembrei da necessidade de desfragmentar, entretanto optei pelo backup do HD e formatação dele, agora com sistema de arquivos [b]ext4[/b]. Como uso exclusivamente Linux, decidi utilizar meu HD neste formato e me despreocupar.

O bom é que o formato [b]ext4[/b] não é reconhecido no Windows e isso é uma vantagem, pois se alguém quiser algo dele não precisa plugar no Windows e arriscar pegar algum vírus, basta me entregar um pendrive que faço a cópia do arquivo requerido.
  • editado setembro 2016
    então vc acha q devo desfragmentar e formatar para ext4 ? ok ! vou tentar !
  • editado setembro 2016
    Olá,
    Exatamente isso.
    Antes de Desfragmentar o HD externo, faça um backup de seus arquivos.
    Faça o seguinte: entre no Windows e Desfragmente o HD Externo.
    Agora no Linux ou com um Pendrive (Linux) use o GParted para formatar ele com o sistema de arquivos ext4.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.