[Resolvido] Sistema desligando sozinho (não é temperatura nem memória)

alexwebalexweb Alex Camargo
editado setembro 2016 em Sistema
Oi, pessoal!
Estou com seguinte problema de uns tempos para cá. O meu notebook tem o Linux Mint 17.1 MATE 64bit e durante o uso está aparecendo o diálogo de desligamento do sistema sem eu pressionar nenhum comando.

Alguém já passou por isso? De imediato, pensei em desabilitar o desligamento por usuários normais, entretanto, além de não saber como fazer acho que não é a melhor opção.

Já verifiquei as memórias do computador e a temperatura do processador, ambas estão ok.

Pergunto.. Tem como eu bloquear esse processo shutdown?

Muito obrigado.

Comentários

• editado setembro 2016
    [quote]
    Alex Camargo wrote:
    Oi, pessoal!
    Estou com seguinte problema de uns tempos para cá. O meu notebook tem o Linux Mint 17.1 MATE 64bit e durante o uso está aparecendo o diálogo de desligamento do sistema sem eu pressionar nenhum comando.

Alguém já passou por isso? De imediato, pensei em desabilitar o desligamento por usuários normais, entretanto, além de não saber como fazer acho que não é a melhor opção.

Já verifiquei as memórias do computador e a temperatura do processador, ambas estão ok.

Pergunto.. Tem como eu bloquear esse processo shutdown?

Muito obrigado. [/quote]Qual ambiente você usa: Cinnamon, Mate, XFCE ou KDE?

[b]Fique com Deus.[/b]
  • alexwebalexweb Alex Camargo
    editado setembro 2016
    Amigos,

Eu uso o MATE. A opção de reset parece ser útil, ainda não rodei pois estou executando alguns experimentos do meu mestrado. O tempo de permanência ligado (sem reiniciar sozinho) ultimamente tem ultrapassado às 10 horas (dispensaria o live CD, talvez..).
    Vou experimentar fazer uma atualização para a última versão do Linux Mint via Gerenciador de Atualizações. Em breve publico o resultado.

Obrigado. Deus abençoe!

Alex
    editado setembro 2016
    Pessoal.

[b]Problema :[/b]

O botão de power do meu notebook está sendo ativado sozinho por alguma pane física. Eu alterei a ação do botão para "Perguntar", logo percebi o acionamento consecutivo. Também testei o Live CD (dica do amigo que respondeu este post) e o SO acusou a ação do mesmo.

[b]Possíveis soluções:[/b]

Tentei desativar o botão usando a instrução que achei neste fórum: [url=https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=842970] Link[/url]. Entretanto, o comando parece não ter funcionado. O 124 é o código do botão power:

[code]xmodmap -e '124 = NoSymbol'[/code]

Enfim, talvez um técnico em eletrônica consiga resolver o meu problema. Todavia, por ora, estou finalizando uns experimentos do mestrado. Pergunto, vocês teriam alguma outra alternativa via SO para eu desativar o botão físico?

Muito obrigado. Deus abençoe.

Alex
    editado outubro 2016
    Pessoal.
    Já que o problema realmente era de hardware, caracterizando um pequeno desgaste na zona do botão de power, eu desmontei o notebook e deixei a placa de power "à mostra". Desse modo, consigo ligar o equipamento e o mesmo não se desliga mais sozinho.

Para quem tiver o interesse em visualizar a "gambiarra", eu postei uma foto no meu [url=https://www.instagram.com/p/BLG-pSfAROG/?taken-by=alexcamargoweb]Instragram[/url].

Muito obrigado.

Alex
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.