Falha ao configurar o DNS
Boa noite, pessoal.
Tenho Mint 18 no meu note, e em casa tenho NET.
Por ter os DNS default muito ruins, e pelo fato de meu roteador da NET não ter a opção de alterar o DNS, acabei setando DNS fixo no Mint, alterando o arquivo /etc/resolvconf/resolv.conf.d/head.
Porém, na rede da faculdade onde estudo (UTFPR) essa configuração de DNS não funciona, e teria que deixar o DNS "livre" para ser configurado no login à rede da universidade.
Só que não consigo voltar às configurações default do Mint.
Já limpei o arquivo head (voltei à config original), mas sempre que reinicio o note, o DNS continua configurado como antes (com os DNS "de casa").
Não consigo descobrir onde deixar a configuração do Mint como default.
Onde estaria a minha falha?
Por ter os DNS default muito ruins, e pelo fato de meu roteador da NET não ter a opção de alterar o DNS, acabei setando DNS fixo no Mint, alterando o arquivo /etc/resolvconf/resolv.conf.d/head.
Porém, na rede da faculdade onde estudo (UTFPR) essa configuração de DNS não funciona, e teria que deixar o DNS "livre" para ser configurado no login à rede da universidade.
Já limpei o arquivo head (voltei à config original), mas sempre que reinicio o note, o DNS continua configurado como antes (com os DNS "de casa").
Onde estaria a minha falha?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Vamos lá!
Vejo que você já sabe que para fixar o servidor DNS no Linux Mint basta alterar o arquivo em [b]/etc/resolvconf/resolv.conf.d/head[/b], acrescentar o nameserver desejado e salvar. Para limpar este arquivo é o mesmo procedimento, abri-lo, apagá-lo e salvar as alterações. O problema está apenas em um simples comando que você talvez tenha esquecido de rodar após alterar tal arquivo.
[b][code]sudo resolvconf -u[/code][/b]
Assim, sempre que você alterar o arquivo [b]/etc/resolvconf/resolv.conf.d/head[/b], seja para acrescentar servidor DNS ou removê-lo, se faz necessário rodar o comando acima para que as alterações tenham efeito no sistema.
Boa sorte!
josebogo wrote:
Boa noite, pessoal.
Onde estaria a minha falha?[/quote]José, eu também tenho NET e não precisei alterar nada no Mint.
Qual ambiente gráfico você usa: Cinnamon, Mate, XFCE ou KDE? Vou verificar as configurações em meu PC e te posto.
[b]Fique com Deus.[/b]