Atualização do GRUB

Amigos... o Linux Mint eh basicamente minha primeira experiencia com Linux... antes dele instalei outras distribuições mas naum gostei do resultado final...

Porem estou com duas duvidas a respeito do GRUB, vamos a elas:
1. Quando instalei o OpenSuse, o Grub veio cheio de animações ( na hora de escolher o boot ) o do Linux Mint 10, eh uma tela com detalhes em cinza... como faço pra colocar aquele Grub do OpenSuse?

2. Como faço pra alterar aquela lista de BOOTs do Grub? tem algumas partições q naum precisavam estar ali...

Duvidas basicas.. eu sei... mas ainda to aprendendo com o linux =)

Comentários

• editado fevereiro 2011
    messo, eu particularmente, recomendo que vc não mexa com o grub, pois qualquer erro de configuração ele pode trazer problemas a vc. todavia, se vc quiser aventurar nisto pesquisa sobre o aplicativo grub manager. para mais informações veja aqui e cuidado!

http://pplware.sapo.pt/linux/burg-manager-mude-o-background-do-grub/

ou

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,61492.0.html

vlw fwi, Holmes 8-)
  • editado fevereiro 2011
    Seja muito bem-vindo, messo! Li seu post de apresentação... Se há um lugar onde podemos aprender bastante sobre o Mint (e sobre o Linux, enfim), esse lugar é aqui. Tem muito "fera" e gente interessada e disposta a ajudar participando deste fórum.

[quote]
    messo escreveu:
    1. Quando instalei o OpenSuse, o Grub veio cheio de animações ( na hora de escolher o boot ) o do Linux Mint 10, eh uma tela com detalhes em cinza... como faço pra colocar aquele Grub do OpenSuse?[/quote]Sua máquina compartilha o Mint com outro OS, tipo o Rwindows? Independentemente disso, acho que a solução está na instalação do [b]Burg[/b], que é um aplicativo que dá um visual mais sofisticado ao Grub.

[b]Para instalar:[/b]
    (Aconselho, para que não aja erros de digitação, que vc. copie daqui todos os comandos indicados)
    1-Abra o terminal, selecionando-o no menu "Acessórios" do MintMenu ou clicando [b]Alt+F2[/b] (Alt e F2 ao mesmo tempo) e digitando o comando: [b]gnome-terminal[/b];
    2-No terminal, digite: [b]sudo add-apt-repository ppa:bean123ch/burg[/b]. Dê um "Enter" e aguarde o fim do processo.
    3-Agora, digite: [b]sudo apt-get update && sudo apt-get install burg burg-themes[/b]. Dê "Enter" e acompanhe o processo, pois, num dado momento, uma janela irá se abrir pedindo a confirmação de alguns dados. Por isso, tenha em mãos o nome da unidade de disco (partição)onde está instalado o Mint. Certamente, o Burg já sugerirá a unidade correta. Para alternar entre as opções dessa janela, use a tabulação ("TAB"). Para confirmar, a "barra de espaço" ou o "Enter".
    4-Concluída a instalação, reinicie o computador.
    5-Na inicialização, vc. já verá o Burg em ação. Para alternar entre os temas, basta clicar na tecla "T", para abrir a lista de opções. Navegue, usando as teclas direcionais para "cima" (Up) e para "baixo" (Down) e confirme no enter.
    Veja se isto lhe atende. Mas só faça, se estiver seguro. Comigo sempre funcionou.

[quote]
    messo escreveu:
    2. Como faço pra alterar aquela lista de BOOTs do Grub? tem algumas partições q naum precisavam estar ali...[/quote]Acredito que clicando a tecla "F" na tela do Burg, vc. consiga o que quer.

Holmes, amigão, enquanto digitava esta resposta para o messo, vi que vc. deu praticamente a mesma resposta. Vc. testou os métodos de instalação que indicou? Pois não consegui instalar o Burg por eles. Por isso, apresentei este método.

Fiquem com Deus.
  • editado fevereiro 2011
    owww senhores...

obrigadão pelas respostas.. vou tentar fazer isso hj a noite... sempre tomando o cuidado q Holmes mencionou

abração e vlw

A noite eu posto se consegui fazer...
  • editado fevereiro 2011
    Senhores..

eu tentei.. de tudo.. pra instalar o burg.. jah tenho 4 horas nisso.. e a cerca de 1 hora me deparei com um problema q meu grub virou linha de comando
    e aí naum consegui mais iniciar o meu sistema operacional..

tive q reinstalar meu linux mint... amanha vou tentar dinovo =)

vlwww...
  • ruizuikedaruizuikeda Ikeda
    editado fevereiro 2011
    Movi o tópico para 'Suporte técnico'.

Abraços
  • ruizuikedaruizuikeda Ikeda
    editado fevereiro 2011
    Que bom que tenha conseguido !

Se possível, poste aqui os procedimentos que você realizou, para que outros também possam ser guiados.

Abraços
  • editado março 2011
    Adicionei um artigo sobre o BURG na Wiki. Vejam [url=http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/burg]aqui[/url].
    [b]
    Fiquem com Deus.[/b]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.