Instalação Linux Mint [MATE] em SSD
Olá pessoal, tdo blz?
Estou com um notebook Dell Inspiron N4050 14" rodando Ubuntu desde os idos de 2011. Venho usando ele mais como "máquina de escrever" e para acessar a internet,
porém esse ano senti que precisava dar um "up" nele, pois já não vinha mais apresentando um rendimento tão bom.
Os specs do note original são:
- Modelo: DELL Inspiron N4050 - 64 bits
- Processador: i3
- Memória RAM: 4 GB DDR3;
- HD: 500 GB SATA;
Parti então para uma solução que não pesava muito no orçamento e daria uma sobre-vida no mesmo: colocar um SSD no lugar do HD e trocar o DVD por um "caddy" com o HD original dele.
O DVD ainda será reaproveitado em um case externo, assim posso utilizá-lo quando necessário.
A ideia de instalar o Linux Mint no lugar do Ubuntu foi mais por desempenho, pois a última atualização LTS do mesmo (16.04) foi um dos responsáveis que deixou o note uma carroça.
Hoje, Domingo nublado, resolvi por a mão na massa e substituir o hardware.
Primeiro passo foi abrir o note, aonde quase entortei o teclado e mandei teclas pra tudo quanto é lado. Pelo menos consegui tirar o teclado... :-D
Depois fui desmontanto (seguindo uns tutoriais no YouTube) e consegui trocar o HD pelo SSD. Logo em seguida, tirei o drive de DVD, joguei o HD pro caddy e instalei o mesmo no lugar do drive.
Até aí blz. Dei boot, entrei no SETUP e lá estavam os 2 sendo reconhecidos... SUCESSO!!!! 8-)
Mas é aí que termina a minha tranquilidade... :cry:
Tenho montado num pen-drive o Linux Mint Mate, última versão disponível no site oficial. Dei boot pelo pen-drive, cliquei no ícone de instalação e fui seguindo.
Na janela de drives externos deixei marcado e fui pra janela de partição. Aí começaram as minhas dúvidas e problemas...
Fiz uma partição de acordo com o que encontrei em alguns sites, com uns 50 Gb para o root "/", uns 4 Gb para o "Swap" e mais uns 50 Gb para o "/Home" (o SSD tem 120 Gb). Deixei o restante não utilizado seguindo a dica de um tutorial para preservar o SSD.
No momento que mandei instalar, aonde segue para escolha da região, o instalador abre uma janela falando que a "Instalação Falhou" com uma mensagem para enviar as informações logo em seguida. O problema é que depois disso o instalador fecha e nada mais aparece.
Tentei outras vezes, refazendo a partição mas em todas as vezes acontece a mesma coisa: aparece a janela do "Instalação Falhou" e fecha tudo.
O que posso estar fazendo errado? Alguma luz pra me auxiliar?!?!
Estou com um notebook Dell Inspiron N4050 14" rodando Ubuntu desde os idos de 2011. Venho usando ele mais como "máquina de escrever" e para acessar a internet,
porém esse ano senti que precisava dar um "up" nele, pois já não vinha mais apresentando um rendimento tão bom.
Os specs do note original são:
- Modelo: DELL Inspiron N4050 - 64 bits
- Processador: i3
- Memória RAM: 4 GB DDR3;
- HD: 500 GB SATA;
Parti então para uma solução que não pesava muito no orçamento e daria uma sobre-vida no mesmo: colocar um SSD no lugar do HD e trocar o DVD por um "caddy" com o HD original dele.
O DVD ainda será reaproveitado em um case externo, assim posso utilizá-lo quando necessário.
A ideia de instalar o Linux Mint no lugar do Ubuntu foi mais por desempenho, pois a última atualização LTS do mesmo (16.04) foi um dos responsáveis que deixou o note uma carroça.
Hoje, Domingo nublado, resolvi por a mão na massa e substituir o hardware.
Primeiro passo foi abrir o note, aonde quase entortei o teclado e mandei teclas pra tudo quanto é lado. Pelo menos consegui tirar o teclado... :-D
Depois fui desmontanto (seguindo uns tutoriais no YouTube) e consegui trocar o HD pelo SSD. Logo em seguida, tirei o drive de DVD, joguei o HD pro caddy e instalei o mesmo no lugar do drive.
Até aí blz. Dei boot, entrei no SETUP e lá estavam os 2 sendo reconhecidos... SUCESSO!!!! 8-)
Mas é aí que termina a minha tranquilidade... :cry:
Tenho montado num pen-drive o Linux Mint Mate, última versão disponível no site oficial. Dei boot pelo pen-drive, cliquei no ícone de instalação e fui seguindo.
Na janela de drives externos deixei marcado e fui pra janela de partição. Aí começaram as minhas dúvidas e problemas...
Fiz uma partição de acordo com o que encontrei em alguns sites, com uns 50 Gb para o root "/", uns 4 Gb para o "Swap" e mais uns 50 Gb para o "/Home" (o SSD tem 120 Gb). Deixei o restante não utilizado seguindo a dica de um tutorial para preservar o SSD.
No momento que mandei instalar, aonde segue para escolha da região, o instalador abre uma janela falando que a "Instalação Falhou" com uma mensagem para enviar as informações logo em seguida. O problema é que depois disso o instalador fecha e nada mais aparece.
Tentei outras vezes, refazendo a partição mas em todas as vezes acontece a mesma coisa: aparece a janela do "Instalação Falhou" e fecha tudo.
O que posso estar fazendo errado? Alguma luz pra me auxiliar?!?!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Pode ter dado problema na gravação do pendrive.
Se uefi estiver habilitada você precisa criar uma partição efi de pelo menos 90MB
Sim, verifiquei o SHA256. Eu tinha feito um pen-drive há 1 mês atras e já havia verificado (foi com ele que tentei a instalação a 1ª vez). Para confirmar que não era um problema da imagem, baixei novamente o ISO, verifiquei o SH256, formatei o pen-drive, e criei outra vez através do LiLi USB Creator (tudo no meu desktop, ou seja, no Windows 8.1).
Pra tirar qualquer dúvida, ontem baixei novamente a ISO via torrent e verifiquei o SHA256 no Notepad++ e novamente está tudo ok. Formatei e gravei o pen-drive no LiLi USB Creator mas ainda não tive tempo de testar.
Com relação à BIOS, bati umas fotos com o celular hoje antes de trabalhar das telas pra confirmar se realmente não estou em modo UEFI:
[img align=left width=300]http://imageshack.com/a/img924/7422/0BDqZe.jpg[/img]
[img align=left width=300]http://imageshack.com/a/img922/2557/8BShPb.jpg[/img]
[img align=left width=300]http://imageshack.com/a/img921/7505/tu5u8u.jpg[/img]
[img align=left width=300]http://imageshack.com/a/img924/5339/tVJUPe.jpg[/img]
[img align=left width=300]http://imageshack.com/a/img922/5035/J6e1RA.jpg[/img]
[img align=left width=300]http://imageshack.com/a/img923/5154/5xnGee.jpg[/img]
Pelo que vi nem ao menos existe esta opção de UEFI, é isso?
Outra dúvida que fiquei foi com relação à partição. No meu caso, um SSD de 120 Gb, no momento que eu iniciava a parte da partição apareciam exatamente 120 000 MB de espaço para alocar. Contudo, já li em alguns fóruns que na verdade o valor para utilizar é menor. Será que poderia ser esse o problema? Quanto que eu deixo então "sem alocação"? Uns 10% (12 Gb)?
Outra coisa que li também é que para esse meu caso (SSD + HD) somente seria necessário criar a raiz "/" e um swap menor (+/- 4 Gb) no SSD, alterando depois o "/home" para o HDD (lembrando que o HDD ainda está com o Ubuntu e o /home dele).
Se eu seguir isso teria algo assim:
"/" - Primário - ext4 - 100 Gb
swap - Logical - ext4 - 4 Gb
O restante deixo "sem alocação"
Desculpem tantas perguntas, mas é tudo novidade para mim e cada novo passo geram muitas dúvidas... :oops:
Grato pela atenção, Flavio