Instalar o Mint num HD externo

fala ae galera.....
sou novo aqui no forum...já estou familiarizado com linux por ser usuario a alguns anos (Big Linux) mas ouvi falar muito bem do Mint e estava afim de testar...mas sem deletar os SOs que eu tenho...ou seja...precisava instalar ele no HD externo....tem como?

vlw!!!

Comentários

• editado fevereiro 2011
    dá p/ instalar tranquilo, mas quando eu quero só testar e uso o virtualbox, mas usando o hd externo, o bom disso é que eu posso levar minha instalação p/ qq computador que tenha uma máquina virtual, pois a configuração é rapidinha já que o S.O. já está instalado no HD, entao é só configurar a máquina virtual
  • editado fevereiro 2011
    olha só galera...achei um modo de fazer o que o GdH fala só que no Windows: [url=http://www.pendrivelinux.com/run-linux-mint-9-from-a-usb-flash-drive/]http://www.pendrivelinux.com/run-linux-mint-9-from-a-usb-flash-drive/[/url]...mas tipo...nesse site você encontra para qualquer distro do linux....mas esse link é especifico pro mint

mas minha duvida continua...eu nao quero um "liveHD" eu quero uma instalação completona mesmo....tipo como se foce no HD interno....

outra parada...nesse tuto..ele cria uma imagem (no outro q vcs mandaram também)...tipo...as coisas que eu copiar para pastas musicas, videos, imagens e qualquer outra coisa que eu "copiar pro Mint" vai para essa imagem??? com os Programas adiquiros pela APP-GET??? ou vai pro hd normalmente?

vlw galera inteligente ^^
  • editado fevereiro 2011
    aqui em casa eu instalei no hd externo sem dificuldade e também em máquina virtual, foi tranquilo
  • editado fevereiro 2011
    mas vocês nao responderam uma pergunta....caso eu copie algo para a pasta home...ele vai ficar dentro dessa imagem??? outra coisa....nao tem nenhum programa que crie uma imagem dessa assima de 4048mb??? axei muito pouco 4gb só....

vlw!
  • ruizuikedaruizuikeda Ikeda
    editado fevereiro 2011
    Acho que você pode realizar a instalação (limpa) do linux mint no HD externo normalmente, mas você teria que apontar o GRUB da MBR do seu HD interno para onde está instalado o linux no HD externo...
  • JaderJader Jader Malaquias
    editado fevereiro 2011
    MaxPresi,

como o Ikeda disse, vc pode (e eu recomendo) que vc faça a instalação limpa do sistema no HD externo.

Porém não recomendo nenhuma modificação no grub para apontar o sistema no outro HD, pois será mais fácil controlar o boot pela bios já que vc possui 2 HDS. Isso te traria maior segurança em ter os sistemas totalmente independentes, e flexibilidade pois poderia inicializar o sistema instalado no hd externo em qualquer máquina que tenha opção de boot por USB.

Se necessitar inicializar o sistema em outro computador com hardware diferente do seu, tome o cuidado de inicializar primeiro em recovery-mode e fazer uma configuração automática do xorg para o sistema reconhecer por completo o teclado, vídeo e outras configurações.

Quase todas as placas-mães tem uma tecla de atalho para menu de boot, e na maioria dos casos são ou "F8" ou "F12", e estas devem ser pressionadas na inicialização para ter acesso a HD externo, DVDrom e etc que já estejam conectados a maquina.

Fazendo a instalação e gerenciamento de boot dessa forma, vc terá o sistema no Hd externo totalmente independente, e qualquer configuração ou arquivo que vc salvar, se manterá salvo, diferente do live-pendrive ou live-cd.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.