Codeblock - C++ - rodar executável

Estou tentando aprender programação em C++.
Sou iniciante.

Instalei o codeblock no Mint 18.1. Fiz meu primeiro programa básico. "Olá mundo." :D
O programa funcionou perfeitamente durante a compilação dentro do terminal no codeblock.

O compilador criou um executável numa pasta release e outro numa pasta debug.

Minha dúvida é o seguinte.

1 - Não consigo executar o executável que está gravado no HD dentro das pastas! Como faz para executar o programa independente do codeblock.?

2 - Para que serve e qual a diferença das pastas release / debug?

3 - Alguem aconselha alguma IDE?

4 - Existe algum programa visual orientado objeto para linux (Estilo Visual C++, Visual Basic e Delphi)?

5 - Gostaria de aprender um pouco mais, alguem teria algumam apostila de C++, exercicios com respostas, etc. que pudesse compartilhar para meu aprendizado?

6 - Gostaria de ajudar a comunidade linux mint; Alguem aconselha algum grupo de desenvolvimento de algum programa para mint ou o próprio mint, que fosse nivel fácil / iniciante, onde eu pudesse aprender, como principalmente ajudar no desenvolvimento do software?

Obrigado a todos!

Comentários

• editado março 2017
    7 - Vi na net o seguinte comando:

chmod +x nome_do_arquivo

depois execute

./nome_do_arquivo

7.1 - Por que meu arquivo de programa foi criado sem extenção?

7.2 - Por que foi utilizado o comando " ./nome_do_arquivo" para a execução e para que serve o " ./ " ?

• editado março 2017
    @leo30x

Tudo isso deve ser feito pelo terminal (Ctrl + Alt + T), OK?

Desculpe a pergunta aparentemente boba, mas você entendeu que o termo "nome_do_arquivo" deve ser substituído pelo nome do aplicativo, né? Tipo: chmod +x firefox.
    leo30x disse:

7.1 - Por que meu arquivo de programa foi criado sem extenção?

Acredito que deva se tratar de um script de instalação. Corrijam-me os mais experientes, por favor.
    leo30x disse:

7.2 - Por que foi utilizado o comando " ./nome_do_arquivo" para a execução e para que serve o " ./ " ?

• No Linux, há diversas formas para instalar programas, a depender do formato ou natureza deles. Essa é a forma específica para esse caso. Sempre que puder, para o Mint, Ubuntu, Debian e suas distros baseadas, opte por arquivos de instalação com extensão .deb, que são instaladas da mesma forma que os aplicativos .exe do RWindows: clicando sobre eles;
    • "./" é o comando para instalação nesse caso.
    Fique com Deus.
  • Gostaria que respondessem as perguntas de 2 a 6.

Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.