Codeblock - C++ - rodar executável
Estou tentando aprender programação em C++.
Sou iniciante.
Instalei o codeblock no Mint 18.1. Fiz meu primeiro programa básico. "Olá mundo."
O programa funcionou perfeitamente durante a compilação dentro do terminal no codeblock.
O compilador criou um executável numa pasta release e outro numa pasta debug.
Minha dúvida é o seguinte.
1 - Não consigo executar o executável que está gravado no HD dentro das pastas! Como faz para executar o programa independente do codeblock.?
2 - Para que serve e qual a diferença das pastas release / debug?
3 - Alguem aconselha alguma IDE?
4 - Existe algum programa visual orientado objeto para linux (Estilo Visual C++, Visual Basic e Delphi)?
5 - Gostaria de aprender um pouco mais, alguem teria algumam apostila de C++, exercicios com respostas, etc. que pudesse compartilhar para meu aprendizado?
6 - Gostaria de ajudar a comunidade linux mint; Alguem aconselha algum grupo de desenvolvimento de algum programa para mint ou o próprio mint, que fosse nivel fácil / iniciante, onde eu pudesse aprender, como principalmente ajudar no desenvolvimento do software?
Obrigado a todos!
Sou iniciante.
Instalei o codeblock no Mint 18.1. Fiz meu primeiro programa básico. "Olá mundo."
O programa funcionou perfeitamente durante a compilação dentro do terminal no codeblock.
O compilador criou um executável numa pasta release e outro numa pasta debug.
Minha dúvida é o seguinte.
1 - Não consigo executar o executável que está gravado no HD dentro das pastas! Como faz para executar o programa independente do codeblock.?
2 - Para que serve e qual a diferença das pastas release / debug?
3 - Alguem aconselha alguma IDE?
4 - Existe algum programa visual orientado objeto para linux (Estilo Visual C++, Visual Basic e Delphi)?
5 - Gostaria de aprender um pouco mais, alguem teria algumam apostila de C++, exercicios com respostas, etc. que pudesse compartilhar para meu aprendizado?
6 - Gostaria de ajudar a comunidade linux mint; Alguem aconselha algum grupo de desenvolvimento de algum programa para mint ou o próprio mint, que fosse nivel fácil / iniciante, onde eu pudesse aprender, como principalmente ajudar no desenvolvimento do software?
Obrigado a todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
chmod +x nome_do_arquivo
depois execute
./nome_do_arquivo
7.1 - Por que meu arquivo de programa foi criado sem extenção?
7.2 - Por que foi utilizado o comando " ./nome_do_arquivo" para a execução e para que serve o " ./ " ?
Tudo isso deve ser feito pelo terminal (Ctrl + Alt + T), OK?
Desculpe a pergunta aparentemente boba, mas você entendeu que o termo "nome_do_arquivo" deve ser substituído pelo nome do aplicativo, né? Tipo: chmod +x firefox. Acredito que deva se tratar de um script de instalação. Corrijam-me os mais experientes, por favor.
RWindows: clicando sobre eles;Obrigado!