[Resolvido] Driver para placa de video velha ( ati radeon eax550ge Asus )

Pessoal, tenho um linux mint 17 kde e coloquei uma placa eax550ge 256mb ddr da Asus (feita em 2006 e q já tomou muita surra). A placa está funcionando e a imagem do computador está normal, mas ao abrir o gerenciador de drivers pensando que conseguiria instalar alguma coisa, recebi a mensagem "nenhum driver proprietário está em uso".

Pelos testes que fiz, o fps está pior ou igual ao que era sem placa. Pesquisando achei esse site http://linux-drivers.net/index.php?p=videocard&s=asus&j=256Mb(PCI-E)DDR%20ASUS%20EAX550GE-TD-256M%20(RTL)%20D-Sub-DVI-TV%20Out(RADEON%20X550)

Devo instalar isso ou deixar como está? a placa está mesmo em funcionamento pleno? como posso melhorar o desempenho?

Comentários

• editado março 2017
    Felipe318 disse:

Pessoal, tenho um linux mint 17 kde...

Primeiro conselho: atualize! Há uma chance da versão mais nova ter mais recursos para sua placa.
    Felipe318 disse:

A placa está funcionando e a imagem do computador está normal, mas ao abrir o gerenciador de drivers pensando que conseguiria instalar alguma coisa, recebi a mensagem "nenhum driver proprietário está em uso".

Essa mensagem está lá para indicar que o sistema está usando drivers opensource, mas te dá a opção de usar drivers proprietários.
    Felipe318 disse:

Pesquisando achei esse site http://linux-drivers.net/index.php?p=videocard&s=asus&j=256Mb(PCI-E)DDR%20ASUS%20EAX550GE-TD-256M%20(RTL)%20D-Sub-DVI-TV%20Out(RADEON%20X550)

Devo instalar isso ou deixar como está? a placa está mesmo em funcionamento pleno? como posso melhorar o desempenho?

Em termos práticos... O que você pretende realizar com seu computador? A decisão partirá dessa premissa: se você não pretende atualizar o sistema agora e como está te atende, pra que mexer? ;)

Fique com Deus.
  • Malves, minha intenção era diminuir o uso de cpu ao assistir vídeos, mas não adiantou nada botar a placa. Mesmo com a opção dos navegadores " usar aceleração por hardware", o uso de cpu fica bem alto nos vídeos HD, ao contrário do meu pc w10 com placa d vídeo boa, que realiza bem a tarefa.
  • Não sinto diferença nenhuma com ou sem "aceleração por hardware" nesse pc. Apesar de tudo, compreendo que a asus eax550ge é pré-histórica rs.
  • Vou deixar como está.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.