Arquivos SVG - Não consigo associar ao Inkscape como padrão

Pessoal, boa tarde.
Estou com um problema para associar arquivos SVG ao Inkscape, atualmente estou usando o Linux Mint 18.1 com Cinnamon.
Eis o cenário:

Em qualquer arquivo da minha máquina, quando faço o clique direito, aparece já no topo a aplicação padrão para abri-lo, entretanto, nos meus arquivos SVG isso não acontece, aparece apenas a informação "Abrir" e então aparece a seguinte mensagem quando clico em "Abrir" ou dou duplo clique:
""Você quer executar "nome_do_arquivo.svg" ou exibir seu conteúdo? "nome_do_arquivo.svg" é um arquivo de texto executável." E então recebo algumas opções Executar em Terminal, Exibir, Cancelar e Executar.
Já entrei nas "Propriedades" do arquivo e alterei o "Abrir Com" com o Inkscape e até o Visualizador de Imagens e os defini como padrão, porém, o problema permanece.

Já tentei alterar tb o /usr/share/applications/defaults.list e mesmo assim nada acontece. O que estou fazendo errado?

Comentários

• no mate clicando com o botão direito -> abrir com -> outro aplicativo -> usar um comando personalizado
    usando a opção acima colocando o comando "inkscape" e deixando marcada a opçao "lembrar este aplicativo para os arquivos "imagem SVG" "

aqui no mate vai normal, vê se tem essa opção e se funciona.
  • O Inkscape está, realmente, instalado? ;) Se sim, clique com o direito sobre o arquivo e, em "Propriedades...", na aba "Geral", veja se tem a opção "Abrir com:". Se o Inkscape não estiver na lista, clique em "Outro aplicativo..." e associe-o.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.