Utilitário para gerenciamento e formatação de HD no live do Linux Mint

Olá pessoal,

Sou novo aqui no fórum e não sei exatamente se poderia criar esse tópico, tentei entrar em alguma sala já existente só para tirar esta pequena dúvida mas não consegui. Caso seja proibido criar novos tópicos com possíveis temas repetidos, por favor, peço que alguém por gentileza me diga como acessar as salas.

Pois bem, minha dúvida é a seguinte: parece que ocorreu algum problema com o meu HD, eu usava o Windows 10 e de repente ele travou e não consegui mais iniciar o sistema. Então decidi formatar e reinstalar o Windows, porém, não estou conseguindo fazer a formatação, sempre dá algum erro. Então um amigo que saca de informática sugeriu que eu baixasse o CD do Linux Mint e entrasse na versão Live (o que ele me explicou ser tipo um simulador do sistema, onde você já pode utilizar algumas ferramentas) e que através dele tentasse formatar o HD, para depois instalar o Windows (eu sou usuário iniciante Ubuntu no meu outro computador, porém nunca usei o Mint, e meu amigo me indicou esse para tentar formatar o HD do notebook Acer).

A pergunta mais específica é: existe algum utilitário e a possibilidade de eu formatar o HD do meu notebook somente através da Live do CD Linux Mint? Porque até que fosse para instalar direto o sistema Mint, acredito que não daria certo, e ocorreria o mesmo erro no HD, visto que já tentei instalar mais de 5 vezes tanto o Windows 7 quanto o 10.

Agradeço desde já a todos que puderem me ajudar nessa, trabalho com o notebook e tô muito sem grana pra levar num técnico nesse momento.

Um abraço,

Luis.

Comentários

• Olá!

No Live do Mint, há o GParted. É uma ferramenta bem intuitiva.

Recomendo, após o particionamento, instalar também (e principalmente) o Linux Mint, obviamente! Não damos suporte a outras distribuições Linux que não o Mint! E, claro, não damos suporte a outro sistema operacional que não o Linux.

Fique com Deus.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.