[Resolvido] IRPF 2017 no Mint 18.1 KDE - Erro

editado março 2017 em Aplicativos
Boas a todos!
Hoje fui ao site da Receita Federal e baixei o programa de declaração para pessoa física. Segui o tutorial mas na hora de instalar recebi o aviso de que não era possível uma vez que o Java 1.8 não foi encontrado. Eu tenho o Java 1.8 instalado então como resolver isso e concluir a instalação do IRPF? Por que o instalador da Receita não enxerga o Java?
Agradeço desde já.

Vejam:

jorge@jorge-All-Series ~ $ java -version
openjdk version "1.8.0_121"
OpenJDK Runtime Environment (build 1.8.0_121-8u121-b13-0ubuntu1.16.04.2-b13)
OpenJDK 64-Bit Server VM (build 25.121-b13, mixed mode)

Comentários

• editado março 2017
    O instador do IRPF foi feito para enxerga apenas a implementação proprietária do Java que pertence a Oracle.

Instalalção do 'Java Oracle 8'
    sudo add-apt-repository -y ppa:webupd8team/java
    sudo apt update
    echo oracle-java8-installer shared/accepted-oracle-license-v1-1 select true | sudo debconf-set-selections
    sudo apt install -y oracle-java8-installer oracle-java8-set-default
  • Olá

Veja neste link

Como instalar o programa IRPF 2017 no Linux

http://www.edivaldobrito.com.br/como-instalar-o-irpf-2017-no-linux/

Fiz a instalação do irpf2017 seguindo este tutorial.
  • Resposta do sistema quando você tem o Java da Oracle instalado:

alexandre@alexandre-Aspire-M5-481PT ~ $ java -version
    java version "1.8.0_121"
    Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_121-b13)
    Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 25.121-b13, mixed mode)
  • Obrigado pelas dicas, vou testar e digo se funcionou. Eu segui o tutorial do Edivaldo e a conforme relatei no post a instalação para naquela tela que anexei na mensagem. Em relação a resposta do sistema ao comando "java - version" a minha não é praticamente igual a do Alquintela?
    Agora a pouco instalei umas atualizações através do gerenciador e o java estava na lista. Não é o da Oracle?
  • atfatf atf
    editado março 2017
    Não consegui achar a razão de da recusa na instalação da versão "bin". Deve ser alguma impropriedade no script.
    Já com versão multiplataforma vai tudo tranquilo. É só "unzipar" e marcar os scripts ".jar" como executáveis.
    Veja a excelente dica do Edivaldo edivaldobrito.com.br/irpf-2017-no-linux-manualmente/
  • Pois é atf, não entendo muito mas acredito que seja isso mesmo. Eu fiz como o Edivaldo indicou e criei um arquivo na área de trabalho. Quando preciso do programa abro o terminal e chamo ele com o comando:

java -Xms128M -Xmx512M -jar /opt/irpf2017/irpf.jar

Somente assim é que deu certo.

Agradeço a todos pela força!
  • Para facilitar você pode criar um "link", no "desktop", colocando esse comando todo no item "comando" do "link".
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.