Inicialização em modo texto
Boa noite!
A alguns anos, quando vi o Linux pela primeira vez, me lembro que ele iniciava apenas com a tela preta, e várias informações sobre o que estava sendo carregado (e informações de possíveis erros). E no final, restava apenas o prompt de comando.
Quando queríamos operá-lo em modo gráfico, digitava startx.
Algum tempo se passou, e não usei mais linux. Atualmente tenho o Mint instalado e tenho gostado muito.
Há como iniciá-lo da maneira acima?
A alguns anos, quando vi o Linux pela primeira vez, me lembro que ele iniciava apenas com a tela preta, e várias informações sobre o que estava sendo carregado (e informações de possíveis erros). E no final, restava apenas o prompt de comando.
Quando queríamos operá-lo em modo gráfico, digitava startx.
Algum tempo se passou, e não usei mais linux. Atualmente tenho o Mint instalado e tenho gostado muito.
Há como iniciá-lo da maneira acima?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Bem simples amigo, quando o computador ligar e aparecer a tela para logar, aperte alt+ctrl+F1 e ele vai para o tty1, para voltar a interface grafica é só fazer alt+ctrl+F7 que volta para a tty7
- No menu de "boot", selecione a linha do "Mint" e tecle [e] (edit).
- No texto que aparecer procure pela linha que começa com "Linux ....". Posicione o cursor no início dessa linha e tecle [end]. A seguir, depois de um espaço, escreva a palavra "single" (sem as aspas).
- Feito isso, tecle [Ctrl+x].
A inicialização fará uma pausa e pedirá a senha de "root" para entrar em modo texto. Caso queira continuar para o modo gráfico, tecle [Ctrl+d].
E divirta-se.
Não esquecer de, depois disso, comandar a compilação do setor de "boot":
grub-install /dev/sdx (substituir o "x" para o dispositivo correspondente - a, b, etc...)