Renomear vários aquivos ao mesmo tempo

Bom dia amigos !
Como faço para renomear vários arquivos com mesma extensão ?
Exemplo: bode.jpg; cabra.jpg; ovelha.jpg... para animal1.jpg, animal2.jpg, animal3.jpg.....
É possível um passo a passo simples e com a linha de comando ?
Modificar mensagem

Comentários

• O Mint - no XFCE ao menos - tem uma ferramenta pré-instalada para renomeação em massa: Bulk Rename (Renomear em Massa). Procure por ela em sua instalação.

Fique com Deus.
  • editado abril 2017
    fiz um script exatamente para o que disse, se tiver arquivos com outras extensões além da jpg vai dar dor de cabeça, entao nem rode.

por favor, faça vários testes numa pasta separada com copias de alguns desses arquivos antes de usa-lo nos arquivos principais, para ver se ele te atende, te digo isso porque o comando abaixo irá deixar todos os arquivos jpg sem extensão.

pode retirar essa linha, nao precisa apagar as extensoes, eu que vacilei na logica
    for f in *.jpg; do mv ./"$f" "${f%.jpg}"; done

após ficarem sem extensão o script imediatamente entra num loop que renomeia todos os arquivos um por vez a cada volta, renomeando para:

animal + numero da rodada (1,2,3 etc) + extensão (jpg)

se o pc for rapido ou forem poucos arquivos este processo que falei irá durar poucos segundos ou em menos de 1 segundo.

caso tenha medo de eu ter criado um codigo malicioso é só esperar que alguem do forum irá te esclarecer confirmando que eu fiz um codigo do que vc pediu, e vc pode também baixar o shell script do zero, que lá tem muita coisa mastigada e vc já pode ir pegando a manha da programação em shell.

mediafire.com/download/4x4yadaf8s9c7tx/Shell%20Script%20do%20Zero.pdf

a unica coisa que vc deve mudar no script é o diretorio, na 4ª linha vc tira o que está entre aspas e coloca o endereço do diretorio teste.

para usar o script vc deve copiar o codigo abaixo colar num arquivo texto simples, depois dar permissão de execução a ele "chmod +x script", para executa-lo basta entrar no diretorio em que esta o script, clicar com o botao direito e pedir para abrir no terminal e depois usar o "./" para executa-lo assim: "./script", fez isso o script começa a rodar mostrando os numeros de loop na tela, após completar abra a pasta dos arquivos de teste que vc verá eles renomeados.

se roda-lo novamente na mesma pasta com os arquivos já renomeados vai dar pau porque o linux vai tentar renomear animal1.jpg para animal1.jpg

espero ter ajudado, não farei outro script da proxima vez rsrs, é só um incentivo para vc estudar o shell script do zero, sei que tem codigos mais simples para fazer isso, mas eu teria que pesquisar muito e demoraria mais para montar um script, entao fiz do jeito que já sabia.

#!/bin/bash

# coloque o endereço completo dos arquivos na linha abaixo entre aspas
    DIRETORIO=$"$HOME/1"

# ele entra no diretorio para renomear
    cd $DIRETORIO

# apaga as extensoes jpg
    for f in *.jpg; do mv ./"$f" "${f%.jpg}"; done

LINHAS=$"0" # controle do loop
    QUANTOS_ARQ=$(ls $DIRETORIO | wc -l) # conta quantos arquivos para o loop

while [ $LINHAS -ne $QUANTOS_ARQ ];do # loop
    LINHAS=$[ $LINHAS + 1 ] # adiciona +1 para contar no loop
    echo $LINHAS # mostra na tela a rodada atual

# pega o nome do arquivo atual
    ARQUIVO=$(ls $DIRETORIO | sed -n ${LINHAS}p)

# renomea o arquivo atual
    mv $DIRETORIO/$ARQUIVO $DIRETORIO/animal$LINHAS.jpg
    done # fecha o loop

• Vitoro disse:

Bom dia amigos !
    Exemplo: bode.jpg; cabra.jpg; ovelha.jpg... para animal1.jpg, animal2.jpg, animal3.jpg.....
    Modificar mensagem

Instale o gerenciador de arquivos Thunar:

sudo apt-get install thunar -y

Depois basta selecionar todos os arquivos que deseja renomear (se quiser selecionar só alguns, mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto você vai clicando com o botão esquerdo sobre as pastas e os arquivos que deseja renomear), daí clique com o botão direito sobre qualquer um deles e, no menu que surgir, selecione a opção Renomear... e escolha o método de renomeação que preferir. Há várias opções e todas elas dão um banho de simplicidade, em relação ao terminal do shell (eu às vezes recorro ao poderoso terminal do shell Linux, mas este é o tipo de situação em que acho bem mais prático usar a interface gráfica).
  • Sampayu disse:

Depois basta selecionar todos os arquivos que deseja renomear (se quiser selecionar só alguns, mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto você vai clicando com o botão esquerdo sobre as pastas e os arquivos que deseja renomear), daí clique com o botão direito sobre qualquer um deles e, no menu que surgir, selecione a opção Renomear... e escolha o método de renomeação que preferir.

"O conhecimento liberta"! Uso o Xfce e não sabia disso! Obrigado.

• "O conhecimento liberta"! Uso o Xfce e não sabia disso! Obrigado.

De nada. :)
  • Sampayu disse:

Vitoro disse:

Bom dia amigos !
    Modificar mensagem

Depois basta selecionar todos os arquivos que deseja renomear (se quiser selecionar só alguns, mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto você vai clicando com o botão esquerdo sobre as pastas e os arquivos que deseja renomear), daí clique com o botão direito sobre qualquer um deles e, no menu que surgir, selecione a opção Renomear... e escolha o método de renomeação que preferir. Há várias opções e todas elas dão um banho de simplicidade, em relação ao terminal do shell (eu às vezes recorro ao poderoso terminal do shell Linux, mas este é o tipo de situação em que acho bem mais prático usar a interface gráfica).
    Thanks you my brother
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.