[Resolvido] Dentre outras coisas, Menu Whisker" é substituído pelo "Menu Aplicativos" após Upgrade.!

Prezados, boa tarde, tudo bem..??

Gostaria de saber se este problema (não sei se é exatamente um problema, mas me incomoda muito) que me acomete, o faz com outros membros aqui também..!!

Vou procurar ser o mais claro possível.

Faço a instalação do Linux Mint e o mesmo ocorre normalmente, porém após realizar o primeiro Upgrade e a reinicialização do Sistema a primeira tela que aparece é perguntando se eu gostaria de usar um "Menu Vazio" ou um "Menu Padrão". Se escolho o "Menu Padrão", o "Menu Whisker" é substituído pelo "Menu Aplicativos", os Temas e ícones "Mint-X" somem inclusive da pasta "usr/share/themes e usr/share/icons" e o cursor do mouse fica numa configuração diferente, enfim, todo aquele ambiente magnífico, amigável e confortável do Linux Mint, acaba desaparecendo. Durante o Upgrade é feito duas perguntas o qual não me recordo muito bem, porém uma das opções é se desejo manter a mesma versão ou se desejo atualizar (N ou D). Já tentei as duas e em ambas ocasionam esse mesmo "problema"..!!

Enfim, gostaria de saber se com vocês membros, acontece o mesmo..??

Por ora fico muito agradecido,
«1

Comentários

• Apenas complementando.
    Não faço as atualizações através do Modo Gráfico. Faço apenas através do Modo Terminal:
    sudo apt update
    sudo apt upgrade
  • Pelo "Menu Whisker", suponho que seu ambiente é o Xfce... Mas qual versão do Mint está usando? Você fez o teste de integridade da ISO que está usando antes de usá-la para a instalação? Qual mídia está usando para a instalação: DVD, pendrive?
  • Pelo "Menu Whisker", suponho que seu ambiente é o Xfce... Mas qual versão do Mint está usando? Você fez o teste de integridade da ISO que está usando antes de usá-la para a instalação? Qual mídia está usando para a instalação: DVD, pendrive?

Olá malvescardoso,

Sim, estou utilizando o ambiente Xfce.
    Estou utilizando a versão mais recente, 18.1.
    Sim, já fiz o teste de integridade e estou instalando através de Pendrive.

Quando utilizo em LiveDVD (pelo pendrive) ou quando realizo a instalação, o ambiente fica normal. Este "problema" ocorre após o primeiro Upgrade que é feito pelo Terminal. Ainda não tentei realizar o Upgrade através do Gráfico, mas acredito que ocorra o mesmo..!!
  • Uso Xfce e até agora esta situação descrita pelo amigo nunca ocorreu comigo. Acredito que haja algum problema na instalação do sistema ou do ambiente gráfico.
  • editado abril 2017
    Alquintela disse:

Uso Xfce e até agora esta situação descrita pelo amigo nunca ocorreu comigo. Acredito que haja algum problema na instalação do sistema ou do ambiente gráfico.

Comigo também não.

• Alquintela disse:

Uso Xfce e até agora esta situação descrita pelo amigo nunca ocorreu comigo. Acredito que haja algum problema na instalação do sistema ou do ambiente gráfico.

O estranho é que isso ocorre apenas após realizar as atualizações do Sistema.

1. Faço a instalação do zero.

2. Faço as atualizações
    sudo apt upgrade

E na próxima inicialização ocorre o problema descrito..!!
  • Pessoal, boa tarde, tudo bem..??

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a ajuda de todos..!!

Descobri que não é quando é feito as atualizações do Sistema que acarreta os problemas descritos acima, mas sim quando há a remoção do libreoffice. Tanto pelo "sudo apt remove libreoffice*" como pelo "sudo apt purge libreoffice*".

Para mim quando o libreoffice é removido, na próxima inicialização aparece "Bem-vindo ao primeiro início do painel", conforme imagem 01.png.

Contendo duas opções, se escolho "Usar configuração padrão", fica como na imagem 02.png.

Mais alguém acontece esse problema ao remover o libreoffice, ou remove de alguma maneira diferente da descrita por mim..??

Por ora fico muito agradecido..!!
    02.png 616.3K
  • Por que o amigo precisa ficar removendo o LibreOffice?
    Entendo que você possa ter optado por outra suíte de aplicativos semelhantes a ele, mas depois de removido uma vez, instalado outra suíte escritório de sua escolha e consertado o problema do painel o problema deveria estar resolvido. Ou o problema persiste mesmo já tendo realizada as devidas correções?
  • Alquintela disse:

Por que o amigo precisa ficar removendo o LibreOffice?
    Entendo que você possa ter optado por outra suíte de aplicativos semelhantes a ele, mas depois de removido uma vez, instalado outra suíte escritório de sua escolha e consertado o problema do painel o problema deveria estar resolvido. Ou o problema persiste mesmo já tendo realizada as devidas correções?

Como é uma Suíte que não utilizo, não vejo conveniência em deixa-la tomando em torno de 500MB de espaço, e por este motivo resolvi removê-lo.

Uma vez instalado a Suíte de minha escolha e reconfigurado o painel, o problema está resolvido. Minha indignação é por que a remoção da Suíte em questão, desconfigura totalmente o Whisker Menu e causa a remoção de alguns Temas, Ícones e Fontes..??
  • Provavelmente porque o LibreOffice estava iniciando junto com o sistema e ficava com um ícone no painel do Xfce.
    Além disso, o Whisker Menu não é o menu padrão do ambiente Xfce. O Linux Mint Xfce apenas o colocou por padrão em sua distro, talvez isto seja o motivo do problema, ao remover o LibreOffice algum tipo de ligação entre eles é desfeito, acarretando no retorno ao padrão Xfce puro e não ao padrão Linux Mint Xfce.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.