Bloquear usuario pra nao desconfigurar temas.

Boa tarde,
Como faço pra bloquear o usuario para que o mesmo nao desconfigura os temans, menus e icones instalados?

Comentários

• Como você não informou qual o "desktop", procure quais os programas fazem a mudança ou os diretórios que guardam os arquivos e retire as permissões de usuário.
  • Bom dia,
    desculpe o resumo. eh q na minha ultima postagem fui tao detalhado q me disseram pra resumir rss.
    sguinte: instalei o mint 17.3 configurei o tema pra ficar com a cara da empresa. logotipo no menu iniar, papel deparede, wine e uma aplicacao windows rodando. gerei um iso instalei tudo bacana, mas percebo q se o usuario fuçar ele altera os icones, exclui e menu iniciar.
    - como bloquei isso?
    - como impedir do usuário fazer qualquer alteração no tema?
  • Se você usa o KDE-4, procure pelo arquivo /usr/bin/systemsettings e retire as permissões para "grupo" e "outros". Ex.:
    chmod 700 /usr/bin/systemsettings
    Desta formas, apenas o usuário "root" poderá fazer qualquer alteração no KDE. A solução é radical mas, ao que parece, é o que você quer.

Se não usa o KDE, informe qual o "desktop" e aguarde outra resposta.
  • editado maio 2017
    eu uso o mate.
    como faço?
  • editado maio 2017
    No Cinnamon é possível bloquear o acesso ao Painel de Controle usando o comando:
    sudo chmod o-x /usr/share/cinnamon/cinnamon-settings/cinnamon-settings.py

E para desfazer o bloqueio use:
    sudo chmod o+x /usr/share/cinnamon/cinnamon-settings/cinnamon-settings.py

Não sei como fazer no Mate.
  • editado maio 2017
    Saiu duplicado...
  • valew, obrigado.
  • editado maio 2017
    Testa esse comando para impedir o acesso ao Centro de Controle (mas primeiro testa numa maquina virtual):
    sudo chmod o-x /usr/bin/mate-control-center
  • vou cerificar valew
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.