Qual Interface do Mint escolher?

Sou novo no Linux e gostaria de começar usando o Linux Mint, mas me deparei com quatro versões, ou melhor, interfaces. Já recebi a dica de começar com o a interface MATE, mas não encontrei quaisquer explicações do porque de tal escolher. Desse modo, eu gostaria de entender melhor quais são as principais diferenças entre cada uma desta interfaces e qual a vantagem em se usar uma ou outra? Valeu Galera! Obrigado!

Comentários

• editado maio 2017
    A escolha leva em consideração três aspectos principais: desempenho, estabilidade e gosto.
    • Sobre o desempenho: A grosso modo, se você tem uma máquina poderosa, pode usar tranquilamente o Cinnamon e o KDE, que exigem mais do equipamento devido seu apelo gráfico bem acentuado (muitos efeitos). Já se seu PC é mais "fraquinho", recomenda-se usar o MATE e, principalmente, o Xfce, que são ambientes mais leves. Contudo, se, mesmo com um computador mais potente, você quiser mais desempenho, escolha o MATE ou Xfce, que, corretamente configurados, ficam muito bonitos;
    • Sobre estabilidade: Vários são os relatos de bugs e travamentos no uso do Cinnamon e do KDE, o que não ocorre em relação ao MATE ou Xfce. Estes últimos ambientes, para muitos, parecem estar mais "maduros";
    • Sobre gosto: Este aspecto é puramente subjetivo! Depende de sua experiência de uso, levando em consideração a beleza, usabilidade, etc.
    Poste aqui a configuração de seu PC, por favor.

Fique com Deus.
  • Minha máquina é um Notebook CCE win T546L+. Ele possui um processador i5 M450 2.4 Ghz, memória RAM DDR3 com 4 GB e um HD Toshiba de 640 GB.
  • A escolha leva em consideração três aspectos principais: desempenho, estabilidade e gosto.