Mistério: Disco lota rapidamente

Olá, pessoal
Espero que alguém possa me ajudar. Uso o Mint 17.3 (por motivos de Steam).
Há alguns dias apareceu a mensagem que /root e /home estavam ficando sem espaço. A primeira mensagem dizia ter 1 Gb restante e em menos de uma hora já dava 0 bytes. No analisador de discos mostrava a barra cheia e no vermelho. O PC rodando super lento. Péssimo.
Desinstalei tudo o que era desnecessário (e não foi pouca coisa) e rodei o Bleachbit no modo normal e root. Resultado: liberou mais de 16 giga.
Três dias depois, mesmo problema. Bleach Bit de novo (a essa altura não tinha mais o que desinstalar). Liberou espaço de novo.
Hoje, de novo começaram as mensagens. Observei que a primeira mensagem dava 1Gb restante de espaço. Cliquei Ignorar. Em menos de dois minutos a mensagem voltou com 400 Mb de espaço livre. Ignorei. Sei que a próxima será 0 bytes.
Enfim, tá ficando chato rodar bleachbit de dois em dois dias levando 50 min pra liberar espaço.
A única coisa diferente que fiz no último mês foi instalar whatsapp web e regularmente faço as atualizações 1, 2 e 3. E as 5, se forem de segurança.

Comentários

• Veja qual diretório que está causando isso utilizando o comando "du" a partir de um terminal.
  • Instalou algum aplicativo de backup?
  • atf disse:

Veja qual diretório que está causando isso utilizando o comando "du" a partir de um terminal.

O resultado foi este:
    debora@debora-desktop ~ $ sudo du
    [sudo] password for debora:
    20 ./.gnupg
    1852 ./Área de Trabalho/Troque seus pontos pela viagem dos seus sonhos_arquivos
    4736 ./Área de Trabalho

• dougpess disse:

Instalou algum aplicativo de backup?

Não. Tem alguma dica?
    Pois estou achando que terei que fazer uma formatação.
  • Confere essa dica...

Saiba como exibir os arquivos/pastas que estão ocupando mais espaço em disco no seu computador
    https://www.linuxdescomplicado.com.br/2014/10/saiba-como-exibir-os-arquivospastas-que.html
  • Pessoal, obrigada por todas as dicas.
    Rodei o du e o ncdu.
    O que mais ocupava espaço era um jogo no Steam MAS não explicava o problema pois eu só desinstalava e rodava o bleach para o problema aparecer de novo no máx 48 horas depois.
    Então descobri isso aqui:
    Freezes/Crashes with ASRock Skylake motherboards
    A known issue is affecting ASRock Skylake motherboards. The kernel floods /var/log/syslog with messages until the disk runs out of space.

If you are suffering from this issue add "echo 'disable' > /sys/firmware/acpi/interrupts/gpe6F" into your /etc/rc.local (to edit this file with admin privileges, you can type "gksu xed /etc/rc.local").

For more information on this issue, please visit https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?f=49&t=223180.

Enfim, resolvi formatar e instalar o Mint 18.1 (espero que agora não tenha mais os problemas com steam da 18), estou tendo uns probleminhas com o drive da nvidia mas se voltar a rolar o problema já sei o que é. Tenho justamente esta MB.

Valeu as dicas.
  • "The kernel floods /var/log/syslog"

Se fosse esse o problema o comando "du" teria mostrado esse diretório com uma ocupação de "gigabytes".
  • atf disse:

"The kernel floods /var/log/syslog"

Se fosse esse o problema o comando "du" teria mostrado esse diretório com uma ocupação de "gigabytes".

Provavelmente porque rodei o ncdu logo após rodar o bleachbit

• Só pra fechar o assunto: instalei o 18.1 e o problema persistiu. O problema realmente era de hardware específico. Fiz a solução apresentada e realmente parou. Obrigada pelas dicas e pelas novas ferramentas que passei a conhecer!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.