Synaptic vs Monitor do sistema

editado junho 2017 em Dúvidas Iniciais
Surgiu uma outra dúvida...
Sempre que inicializo o Synaptic, e confiro a inicialização no Monitor do sistema, cada hora é uma CPU que fica a 100%, e por muito tempo, se eu ficar 1 minuto, ou 5 minutos observando, continua a mesma coisa. Tá certo que meu processador é fraco, é um Celeron quadricore.
Porém se eu saio do Synaptic e entro novamente, essa segunda entrada normaliza tudo, e volta a um baixo consumo de CPU.
É assim mesmo? Se é, por que acontece?

Comentários

• No momento que você entra pela segunda vez na ferramenta ocorre um consumo muito menor de recursos porque ela já está na cache do sistema.
  • Obrigado hugoleal85!
    É que parece que o processador faz um esforço muito grande para carregar o Synaptic inicialmente. Isso chamou a minha atenção...
  • Um celeron quadcore já é um "senhor de idade", por isso é normal vez ou outra ocorrer algo do tipo, mesmo num sistema leve como o nosso Mint.

Uma forma de minimizá-lo é utilizar ambientes mais leves (como o MATE e especialmente o Xfce).
  • Obrigado hugoleal85!
    Eu baixei o xfce pelo Synaptic, realmente é mais leve.
  • Cantarino disse:

Obrigado hugoleal85!
    Eu baixei o xfce pelo Synaptic, realmente é mais leve.

Disponha.

Abraço.
  • Espero que me desculpem, já que coloquei como resolvido...
    Como já havia falado, tinha instalado o ambiente XFCE, mas o processador continua se comportando da mesma forma, em relação ao Synapitc. Sei que a arquitetura dele é antiga, mas ele é novo, é de 2015.
    O que não acontece com o Gerenciador de Aplicativos, que pelo que entendi funciona do mesmo jeito.
    Então resolvi retirar o pacote mint-meta-xfce, pelo Gerenciador de Aplicativos, mas reparei que no login, o XFCE continua como opção. E em uma busca, no Gerenciador de Aplicativos, vários pacotes XFCE continuam instalados também.

Perguntas:
    - Posso desinstalar todos os pacotes XFCE, ou não tem problema deixá-los?
    - Como faço para tirar a opção de inicialização do ambiente XFCE, no login?

Pode parecer besteira para vocês, mas não gosto de ficar baixando e instalando programas. Gosto de manter minha máquina o mais limpa possível.

Att.
    Luiz
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.