Partição de Backup e HD Externo não monta automaticamente.
Boa tarde, no meu
1- Notebook esta instalado Linuxmint Cinamon 18.1_x86, instalei nas partições 1 Swap, 2 Ext4 com /, e ext4 (rotulada de Backp), e quando inicia o computador ele não monta automaticamente essa ultima partição, alguém sabe como poderia resolver esse problema?
2- Desktop por o hd ser pequeno fiz a instalação "original " com particionamento automático, o coloquei o hd externo tava funcionando sem problemas, mas quando reiniciei o computador com o hd externo ele não esta reconhecendo tenho que desplugar e plugar o usb novamente( a luz está acesa normal), a configuração é LinuxMint 18.1_x64?
OBS: Se o post estiver no lugar errado ja peço desculpa, pois sou novato aqui no forum, basta me orientar que terei o maior prazer em corrigir!
1- Notebook esta instalado Linuxmint Cinamon 18.1_x86, instalei nas partições 1 Swap, 2 Ext4 com /, e ext4 (rotulada de Backp), e quando inicia o computador ele não monta automaticamente essa ultima partição, alguém sabe como poderia resolver esse problema?
2- Desktop por o hd ser pequeno fiz a instalação "original " com particionamento automático, o coloquei o hd externo tava funcionando sem problemas, mas quando reiniciei o computador com o hd externo ele não esta reconhecendo tenho que desplugar e plugar o usb novamente( a luz está acesa normal), a configuração é LinuxMint 18.1_x64?
OBS: Se o post estiver no lugar errado ja peço desculpa, pois sou novato aqui no forum, basta me orientar que terei o maior prazer em corrigir!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Mas faz o seguinte abre o terminal e cole o seguinte comando.
Depois você copia o resultado e cole aqui para que passamos analisar melhor.
Resultado do notebook
/dev/sda1: UUID="c14495cb-0cc3-4d96-be44-9d973939c908" TYPE="swap" PARTUUID="a87958ab-01"
/dev/sda2: UUID="f400f159-81d6-4bb6-8528-4c7a683a4ab0" TYPE="ext4" PARTUUID="a87958ab-02"
/dev/sda3: UUID="b68be2cf-629e-4794-a77b-d0a4f5ebda69" TYPE="ext4" PARTUUID="a87958ab-03"
/dev/sda4: UUID="a3d5583a-f80b-4bff-bf27-4e17b9bd3beb" TYPE="ext4" PARTUUID="a87958ab-04"
Quando ligo o notebook esse ultimo volume na inicia montado, eu preciso ir no aplicativo "discos" e clicar em cima do volume sda4 e montar.
Detalhes dos volumes
sda1= "Swap" 6 gb
sda2="ext4" 100 gb ponto montagem ( / )
sda3="ext4" 100 gb ponto montagem (/Home)
sda4="ext4" 114 gb sem ponto de motagem.
Obs: o sda4 quero usar como partição de backup. no windows seria a partição d: (sei que são sistemas operacionais diferentes, mas estou citando para ver se facilita o entendimento do meu problema)
Mas vamos ver outra coisa, abra o terminal e cile o seguinte comando.
sudo xed /etc/fstab
Vai abrir um arquivo copia ele todo e cola aqui para nos poder da uma olhada.
Detalhes dos volumes
sda1= "Swap" 6 gb
sda2="ext4" 100 gb ponto montagem ( / )
sda3="ext4" 100 gb ponto montagem (/Home)
sda4="ext4" 114 gb sem ponto de motagem.
Acredito que o problema tenha ocorrido no momento de instalação do sistema, você estava com o HD externo montado na máquina e definiu seu ponto de montagem? Pelo que vi, a partição sda4 está sem ponto de montagem, isto é, quando você instalou o sistema não definiu para o instalador como seria o ponto de montagem dela, por exemplo: /, /home etc. Daí o sistema não montá-la automaticamente, apenas reconhecendo-a quando você despluga e a pluga novamente, como um dispositivo externo de armazenamento que ele é de fato. Nunca testei utilizar um HD externo para fazer partições específicas para ele no próprio sistema. Andei lendo alguns artigos sobre isso e vi que até dá pra fazer, mas é instável e pode ocasionar em problema de reconhecimento das outras partições pela Grub, embaralhando tudo. Por que você não faz do modo mais fácil mesmo? Liga o pc, conecta o HD externo e vai mandando pra lá tudo o que você deseja salvar.
Fiz um teste aqui em uma das minhas partições e depois de reiniciar a maquina a partição voltou montada. Faz o teste aqui e veja se da certo com vc.
Ate mais....
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
#
# / was on /dev/sda2 during installation
UUID=f400f159-81d6-4bb6-8528-4c7a683a4ab0 / ext4 errors=remount-ro 0 1
# /home was on /dev/sda3 during installation
UUID=b68be2cf-629e-4794-a77b-d0a4f5ebda69 /home ext4 defaults 0 2
# swap was on /dev/sda1 during installation
UUID=c14495cb-0cc3-4d96-be44-9d973939c908 none swap sw 0 0
-eu uso esta dica p/ montar partição bkp automaticamente
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Montando-particoes-automaticamente-no-Linux-Mint