wifi conecta mas fica caindo.

pessoal, sou iniciante no linux mint, e notei um problema, a wifi fica caindo. Eu desligo a conexão sem fio e ligo novamente e volta ao normal, celulares e outros computadores estão tudo ok. Obrigado desde já

obs: Uso linux mint 18.1 com Cinnamon.
«1

Comentários

• Olá amigo. Eu também estou tendo o mesmo tipo de problema que você. Estou acreditando que seja por conta da versão do kernel, no meu caso, quando ainda era o 4.4 funcionava de boa. Mas quando veio a atualização para o 4.8 e mais novos, ele não funciona direito. Estou aguardando também uma resposta que possa nos ajudar.
  • Sem dar maiores informações sobre o sistema e sem informar sequer a placa wireless fica impossível ajudá-los.

Para isso, abra o terminal e digite o comando abaixo. Em seguida, copie e cole aqui toda a resposta do sistema:
    inxi -FxZ
  • Boa noite.

System: Host: ronilson-note Kernel: 4.10.0-30-generic x86_64 (64 bit gcc: 5.4.0)
    Desktop: Cinnamon 3.4.4 (Gtk 3.18.9-1ubuntu3.3)
    Distro: Linux Mint 18.2 Sonya
    Machine: System: Compal product: QAL51 v: 2.30
    Mobo: Compal model: Type2 - Board Product Name1 v: Type2 - Board Version
    Bios: Insyde v: 2.30 date: 11/26/2012
    CPU: Dual core Intel Core i5-3210M (-HT-MCP-) cache: 3072 KB
    flags: (lm nx sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 ssse3 vmx) bmips: 9977
    clock speeds: max: 3100 MHz 1: 1199 MHz 2: 1199 MHz 3: 1199 MHz
    4: 1199 MHz
    Graphics: Card: NVIDIA GK107M [GeForce GT 640M] bus-ID: 01:00.0
    Display Server: X.Org 1.18.4 driver: nvidia
    Resolution: [email protected]
    GLX Renderer: GeForce GT 640M/PCIe/SSE2
    GLX Version: 4.5.0 NVIDIA 384.59 Direct Rendering: Yes
    Audio: Card-1 Intel 7 Series/C210 Series Family High Definition Audio Controller
    driver: snd_hda_intel bus-ID: 00:1b.0
    Card-2 NVIDIA GK107 HDMI Audio Controller
    driver: snd_hda_intel bus-ID: 01:00.1
    Sound: Advanced Linux Sound Architecture v: k4.10.0-30-generic
    Network: Card-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller
    driver: r8169 v: 2.3LK-NAPI port: 3000 bus-ID: 07:00.0
    IF: enp7s0 state: down mac: b8:88:e3:c1:ab:b5
    Card-2: Realtek RTL8188CE 802.11b/g/n WiFi Adapter
    driver: rtl8192ce port: 2000 bus-ID: 08:00.0
    IF: wlp8s0 state: up mac: dc:85:de:65:5e:22
    Drives: HDD Total Size: 128.0GB (5.1% used)
    ID-1: /dev/sda model: OCZ size: 128.0GB
    Partition: ID-1: / size: 118G used: 6.1G (6%) fs: ext4 dev: /dev/sda1
    RAID: No RAID devices: /proc/mdstat, md_mod kernel module present
    Sensors: System Temperatures: cpu: 29.8C mobo: 27.8C gpu: 0.0:44C
    Fan Speeds (in rpm): cpu: N/A
    Info: Processes: 232 Uptime: 4 min Memory: 1026.0/11983.9MB
    Init: systemd runlevel: 5 Gcc sys: 5.4.0
    Client: Shell (bash 4.3.481) inxi: 2.2.35
  • Pelo que li a respeito dessa placa wireless, ela tem problemas com versões mais novas do Kernel (https://vivaolinux.com.br/topico/Rede-Wireless/Realtek-RTL8188CE).

Desta forma, recomendo-lhe utilizar uma versão anterior dele (pelo que li, a versão 4.4 do kernel funciona muito bem com essa placa).

Faça o teste e diga-nos se resolveu.

Em caso negativo, copie e cole as respostas do sistema aos comandos abaixo, de forma que tenhamos mais subsídios para ajudá-lo:
    sudo lshw -C network

ifconfig -a

ping -c 4 8.8.8.8

ping -c 4 www.google.com

ping6 -c 4 www.google.com
  • Olá a todos. Sou novo por aqui (e, de certa forma, no Linux tb...) e estou tendo o mesmo problema. Como informação, a versão de Kernel que tenho é 4.15.0 - 2021 e a placa wireless é reconhecida pelo sistema como sendo Realtek RTL8101/2/6E PCIE (oficialmente é uma D-Link DWA-510). Testei o Xubuntu, achei ele lindo mas a conexão caía rápido; estou agora tentando o Mint (gostei mais deste do que o Xubuntu) mas, apesar de demorar mais tempo pra cair, cai do mesmo jeito. Às vezes acha o roteador, às vezes não (no Windows isso nõ acontece, a conexão é regular e permanente). Se puderem ajudar, agradeço.
  • editado agosto 2019
    Aconteceu de novo... Enquanto eu atualizava os drivers da placa de vídeo e tive que postar agora, via smartphone (por sinal, Windows Phone...). São coisas como essa que acabam irritando a gente e desanimando a usar o Linux... Juro que não queria, mas se não conseguir resolver, vou acabar largando de mão outra vez.

Editando: depois de muita busca, achei um driver para essa placa. O diabo, agora, é como instalar... Estou com o driver zipado num pendrive, mas não faço a menor ideia de como fazer a instalação. Quando, lá pelos anos 2004, eu tentava aprender Linux, eu até conseguia, mas como desde então eu não mexi mais, nem lembro como trabalhar com os comandos do terminal. Vou tentar reaprender...
  • Então...
    Agora, além de a conexão cair o tempo todo, resolveu não funcionar mais o som e o reconhecimento de dispositivos USB...
    Tentei limpar o HD e reinstalar tudo: voltei ao velho - e confiável - Windows para reformatar e, surpresa! O HD não é mais reconhecido. Tentei rodar de novo o Mint e, surpresa! O HD não é reconhecido. Perdi o dispositivo, ao que parece.
    Me lembro quando, lá pelos idos de 2004, quando comecei a mexer com isso, me disseram coisas como "Ah, Linux é coisa pra nerd escovador de bit". Mas, teimoso que sou, tentei, tentei e nada. Achei que com a experiência que tinha com meus primeiros computadores (TK-85 e AppleII), não teria problemas. Ledo engano.
    Procurei, na época, sites para me ajudar e recebi respostas arrogantes do tipo "se não sabe mexer com computador, vende ele, compra uma máquina de escrever e uma calculadora", acreditem...
    Deixei de lado, pensando comigo mesmo que, com o passar do tempo, as coisas ficariam mais amigáveis, que o Linux ficaria mais "fácil", essas coisas.
    Estamos em 2019 - quase 2020 - e, com tristeza, vejo que continua igual: não se acha informação para nada, é tudo não-amigável, tudo envolto em mistérios, comandos digitados em um terminal que "parece" o antigo MS-DOS, mas muito mais complicado. Para um sistema que surgiu com o intento de "libertar o usuário do monopólio da Microsoft" (como diziam os sites da época), para mim migrar para o Linux é simplesmente mudar de uma ditadura para outra.
    Cansei. Obrigado e desculpe pelo incômodo que causei com meus posts, estou saindo daqui e esquecendo - de vez - o Linux.
  • editado agosto 2019
    Não esqueci, não... Eu sou mais teimoso e obstinado que uma mula.
    Descobri. E, confesso, pensei em deixar pra lá, não passar pra ninguém. Mas como eu penso que conhecimento sem ser repassado é igual a nada a não ser "empoderamento", segue o que fiz, para que os obstinados e teimosos como eu tentem.

No terminal:
    sudo xed /etc/NetworkManager/conf.d/default-wifi-powersave-on.conf
    (ou, como eu fiz mais facilmente, no gerenciador de arquivos, fui até etc/NetworkManager/conf.d/, localizei o wifi-powersave-on.conf e editei com privilégios de administrador)

Na linha Wifi-powersave=3, trocar esse 3 por 0 (zero).
    Salvar e rebootar.
    Pelo menos comigo máquina está ligada há 4 horas conectado, sem cair do nada.
    Pode até não funcionar em todas as distribuições msas, pelo menos eu tentei ajudar. Agora, sim, saio do grupo.
  • Que pena você não ter tido uma experiência satisfatória com o Linux Mint, às vezes parece que eles sorteiam as máquinas onde o sistema vai rodar redondo kkkkkkk. Comigo não tenho do que reclamar. Muitíssimo obrigado por também ter compartilhado a solução do problema.
    Sinta-se à vontade para retornar sempre que desejar.
  • leoberleober Leonardo
    Não sei pq saiu do grupo, a solução serviu pra mim, em 10/2020.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.