wifi conecta mas fica caindo.
pessoal, sou iniciante no linux mint, e notei um problema, a wifi fica caindo. Eu desligo a conexão sem fio e ligo novamente e volta ao normal, celulares e outros computadores estão tudo ok. Obrigado desde já
obs: Uso linux mint 18.1 com Cinnamon.
obs: Uso linux mint 18.1 com Cinnamon.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Para isso, abra o terminal e digite o comando abaixo. Em seguida, copie e cole aqui toda a resposta do sistema:
inxi -FxZ
System: Host: ronilson-note Kernel: 4.10.0-30-generic x86_64 (64 bit gcc: 5.4.0)
Desktop: Cinnamon 3.4.4 (Gtk 3.18.9-1ubuntu3.3)
Distro: Linux Mint 18.2 Sonya
Machine: System: Compal product: QAL51 v: 2.30
Mobo: Compal model: Type2 - Board Product Name1 v: Type2 - Board Version
Bios: Insyde v: 2.30 date: 11/26/2012
CPU: Dual core Intel Core i5-3210M (-HT-MCP-) cache: 3072 KB
flags: (lm nx sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 ssse3 vmx) bmips: 9977
clock speeds: max: 3100 MHz 1: 1199 MHz 2: 1199 MHz 3: 1199 MHz
4: 1199 MHz
Graphics: Card: NVIDIA GK107M [GeForce GT 640M] bus-ID: 01:00.0
Display Server: X.Org 1.18.4 driver: nvidia
Resolution: [email protected]
GLX Renderer: GeForce GT 640M/PCIe/SSE2
GLX Version: 4.5.0 NVIDIA 384.59 Direct Rendering: Yes
Audio: Card-1 Intel 7 Series/C210 Series Family High Definition Audio Controller
driver: snd_hda_intel bus-ID: 00:1b.0
Card-2 NVIDIA GK107 HDMI Audio Controller
driver: snd_hda_intel bus-ID: 01:00.1
Sound: Advanced Linux Sound Architecture v: k4.10.0-30-generic
Network: Card-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller
driver: r8169 v: 2.3LK-NAPI port: 3000 bus-ID: 07:00.0
IF: enp7s0 state: down mac: b8:88:e3:c1:ab:b5
Card-2: Realtek RTL8188CE 802.11b/g/n WiFi Adapter
driver: rtl8192ce port: 2000 bus-ID: 08:00.0
IF: wlp8s0 state: up mac: dc:85:de:65:5e:22
Drives: HDD Total Size: 128.0GB (5.1% used)
ID-1: /dev/sda model: OCZ size: 128.0GB
Partition: ID-1: / size: 118G used: 6.1G (6%) fs: ext4 dev: /dev/sda1
RAID: No RAID devices: /proc/mdstat, md_mod kernel module present
Sensors: System Temperatures: cpu: 29.8C mobo: 27.8C gpu: 0.0:44C
Fan Speeds (in rpm): cpu: N/A
Info: Processes: 232 Uptime: 4 min Memory: 1026.0/11983.9MB
Init: systemd runlevel: 5 Gcc sys: 5.4.0
Client: Shell (bash 4.3.481) inxi: 2.2.35
Desta forma, recomendo-lhe utilizar uma versão anterior dele (pelo que li, a versão 4.4 do kernel funciona muito bem com essa placa).
Faça o teste e diga-nos se resolveu.
Em caso negativo, copie e cole as respostas do sistema aos comandos abaixo, de forma que tenhamos mais subsídios para ajudá-lo:
sudo lshw -C network
ifconfig -a
ping -c 4 8.8.8.8
ping -c 4 www.google.com
ping6 -c 4 www.google.com
Editando: depois de muita busca, achei um driver para essa placa. O diabo, agora, é como instalar... Estou com o driver zipado num pendrive, mas não faço a menor ideia de como fazer a instalação. Quando, lá pelos anos 2004, eu tentava aprender Linux, eu até conseguia, mas como desde então eu não mexi mais, nem lembro como trabalhar com os comandos do terminal. Vou tentar reaprender...
Agora, além de a conexão cair o tempo todo, resolveu não funcionar mais o som e o reconhecimento de dispositivos USB...
Tentei limpar o HD e reinstalar tudo: voltei ao velho - e confiável - Windows para reformatar e, surpresa! O HD não é mais reconhecido. Tentei rodar de novo o Mint e, surpresa! O HD não é reconhecido. Perdi o dispositivo, ao que parece.
Me lembro quando, lá pelos idos de 2004, quando comecei a mexer com isso, me disseram coisas como "Ah, Linux é coisa pra nerd escovador de bit". Mas, teimoso que sou, tentei, tentei e nada. Achei que com a experiência que tinha com meus primeiros computadores (TK-85 e AppleII), não teria problemas. Ledo engano.
Procurei, na época, sites para me ajudar e recebi respostas arrogantes do tipo "se não sabe mexer com computador, vende ele, compra uma máquina de escrever e uma calculadora", acreditem...
Deixei de lado, pensando comigo mesmo que, com o passar do tempo, as coisas ficariam mais amigáveis, que o Linux ficaria mais "fácil", essas coisas.
Estamos em 2019 - quase 2020 - e, com tristeza, vejo que continua igual: não se acha informação para nada, é tudo não-amigável, tudo envolto em mistérios, comandos digitados em um terminal que "parece" o antigo MS-DOS, mas muito mais complicado. Para um sistema que surgiu com o intento de "libertar o usuário do monopólio da Microsoft" (como diziam os sites da época), para mim migrar para o Linux é simplesmente mudar de uma ditadura para outra.
Cansei. Obrigado e desculpe pelo incômodo que causei com meus posts, estou saindo daqui e esquecendo - de vez - o Linux.
Descobri. E, confesso, pensei em deixar pra lá, não passar pra ninguém. Mas como eu penso que conhecimento sem ser repassado é igual a nada a não ser "empoderamento", segue o que fiz, para que os obstinados e teimosos como eu tentem.
No terminal:
sudo xed /etc/NetworkManager/conf.d/default-wifi-powersave-on.conf
(ou, como eu fiz mais facilmente, no gerenciador de arquivos, fui até etc/NetworkManager/conf.d/, localizei o wifi-powersave-on.conf e editei com privilégios de administrador)
Na linha Wifi-powersave=3, trocar esse 3 por 0 (zero).
Salvar e rebootar.
Pelo menos comigo máquina está ligada há 4 horas conectado, sem cair do nada.
Pode até não funcionar em todas as distribuições msas, pelo menos eu tentei ajudar. Agora, sim, saio do grupo.
Sinta-se à vontade para retornar sempre que desejar.