fazer raid1 no linux mint

bom dia a todos. amo muito linux. e afeição especial pelo linux mint.
uso o sistema tanto em casa quanto no trabalho.
sempre funcionou além do que eu precisava.
esta semana me deparei com uma dificuldade. o servidor de imagens (clones de hds) da empresa usa mageia e começou a dar problemas.
ai então resolvi usar o mint porem temque usar raid1.
achei vários tutoriais mas todos ou da problema durante o procedimento de raid1 ou no final da instalação diz que falhou ao tentar instalar o grub, apresenta tela de erro para selecionar outra opção mas trava e nao deixa fazer mais nada.
alguém teria o procedimento para fazer raid1 no linux mint?
ambiente gráfico interfere no raid?
eu uso cinnamon
fiquem com Deus.
ficarei muito grato se me ajudarem. obs:. posso ter errado alguma coisa pois foi a primera vez que fiz o raid.

Comentários

• Não sei se ajuda mas da uma olhada nesse video.

• obrigado pela colaboração. fiz com ubuntu server em uma vm deu certo. mas queria fazer no linux mint. segui praticamente os mesmos passos so que pelo terminal usando mdadm . ai com os discos em raid mando instalar o linux mint. la no finalzinho da instalaçao na parte onde ele tenta instalar o grub que da erro e para a instalação do sistema operacional e nao deixa fazer nada nem resetar nem fechar a janela.
  • editado outubro 2017
    Raid 1 linux mint
    1. Run LiveCD LinuxMint

1.1 run terminal, digite
    apt-get update

dd if=/dev/zero of=/dev/sdx bs=1M status=progress
    Obs.: sdx subistitua x pela letra onde encontra-se seu primeiro hd a participar do raid e repita para o segundo hd do raid a mesma linha de comando substituido x pela letra do segundo hd do raid

1.2 rode o comando
    cfdisk /dev/sdx (1° hd) set como msdos
    selecione “new” digite o tamanho que quer a partição de armazenamento tipo hd 500G selecione 490G pressione enter, procure pelo item “bootable” pressione enter, va em “type” procure por “linux raid autodetect” pressione enter va em “gravar pressione enter, digite yes, pressione enter” agora pressione a seta para baixo do teclado, selecione “new” enter, enter, va em type selicione linux raid autodetect, pressione enter va em gravar pressione enter, digite yes, enter, quit.

cfdisk /dev/sdx (2° hd) set como msdos
    selecione “new” digite o tamanho que quer a partição de armazenamento tipo hd 500G selecione 490G pressione enter, procure pelo item “bootable” pressione enter, va em “type” procure por “linux raid autodetect” pressione enter va em “gravar pressione enter, digite yes, pressione enter” agora pressione a seta para baixo do teclado, selecione “new” enter, enter, va em type selecione linux raid autodetect, pressione enter va em gravar pressione enter, digite yes, enter, quit.
    2. Install mdadm through apt-get, aptitude, Software Manager etc.
    apt-get install mdadm
    apt-get install raidutils

4. Create RAID1 - Terminal

mdadm --create /dev/md0 --level=1 --raid-devices=2 /dev/sda1 /dev/sdb1
    mdadm --create /dev/md1 --level=1 --raid-devices=2 /dev/sda2 /dev/sdb2
    se você quiser verificar se esta ativo

cat /proc/mdstat
    agora vamos formatar o hd raid md0
    mke2fs -t ext4 /dev/md0
    mkswap /dev/md1

agora só chamar o instalador do sistema operacional
    digite no terminal “ubiquity”
    obs:. caso de errado será necessario fazer os seguintes passos.
    proceda com a instalação normal do linux e reinicie o computador.
    deixe o sistema totalmente atualizado
    instale o mdadm
    instale o raidutils
    instale o software bodhibuilder disponível em sourgeforge. https://sourceforge.net/projects/bodhibuilder/
    https://sourceforge.net/projects/bodhibuilder/files/latest/download
    Após instalado abra bodhibuilder > necessário se autenticar > clique em dist > clique em ok.
    Bodhibuilder vai gerar uma imagem.iso do seu sistema instalado.
    inclusive se você quiser instalar todos os programas que usa padrao ou que gosta sendo derivados linux pode instalar que quando você gerar a imagem.iso do seu sistema vai ter acesso como live cd todos os programas. e após fazer uma nova instalação o sistema instala todos novamente sem você precisar instalar todas as vezes o mesmo software.
    Com a ISO nova você seguindo os passos acima para fazer raid vai funcionar. Com a ISO direta deve estar faltando algum arquivo para que o sistema consiga instalar o raid durante a instalação do sistema operacional.
    Eu tentei vários tutoriais e todos dao problema na hora de instalar o grub no final da instalação do linux mint ou ubuntu lts.
    Mas depois que fiz com a iso atualizada funcionou perfeitamente.

–----------------------------------------------------
    resolvido. funciona pra raid 0 tambem
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.