Problemas com conversão de legendas de dvd para vídeo

Caros colegas,
Tive a brilhante ideia de ripar (converter para arquivos de vídeo) os meus DVDs, para tê-los reunidos em um único HD.
Usei o Handbrake para fazer a conversão e funcionou lindamente! Testei no computador, perfeito! Mas quando pluguei o HD na TV, as legendas não apareciam... Tentei tv de outra marca, mesmo problema.
Fui pesquisar sobre o formato das legendas e descobri que boa parte dos DVDs usa o vobsub, que é, na verdade, imagem do texto e não texto puro. Como sei que a tv reconhece legendas em arquivo de texto, procurei um programa que fizesse o reconhecimento óptico (OCR) para a conversão. Não encontrei nenhum aplicativo no repositório que fizesse isso, então tentei usar o subrip para windows (rodando no wine). Não deu certo: acabou travando...
Alguém já tentou converter legendas vobsub para srt ou outro formato de texto com sucesso?
Alguém conhece um programa que rode em Linux e faça esse trabalho?
Estou quase desistindo de reunir minha coleção de filmes, muitos dos quais indisponíveis via torrent ou nos repósitórios de vídeo tradicionais (youtube, etc.).
Aceito sugestões e desde já, agradeço sua atenção.

Comentários

• tem um programa muito bom de ocr para linux, saiba sobre ele no topico abaixo:
    http://www.linuxmint.com.br/discussion/comment/79660/#Comment_79660

vc também consegue converter online através de sites.

mas, não basta converter a legenda, ela tem um temporizador que faz funcionar no filme, exemplo:

1
    00:00:01,007 --> 00:00:03,101
    Tenho uma atração especial
    pra todos vocês hoje.

2
    00:00:03,132 --> 00:00:05,823
    Meu amigo e ex-companheiro
    de quarto da faculdade está aqui

talvez vc consiga baixar a legenda texto na internet e ela esteja sincronizada com o video, é mais sorte, mas vai testando. e se tiver com algum atraso ou adiantada vc pode usar o programa gaupol para corrigir, se por acaso tiver que atrasar ou adiantar a legenda em várias partes do filme provavelmente, esquece ficará muito trabalhoso e nem compensa.
  • lygialygia Lygia
    editado dezembro 2017
    luiz99 disse:

tem um programa muito bom de ocr para linux, saiba sobre ele no topico abaixo:
    http://www.linuxmint.com.br/discussion/comment/79660/#Comment_79660

....

Agradeço a dica do OCR, Luiz. Vai servir para imagens de texto escaneadas, mas não para reconhecer e converter as legendas vobsub. Preciso de um editor de legendas que faça o reconhecimento óptico desses arquivos, tal como o subrip o faz, entende?
    O editor de legendas que uso é o Gnome Subtitles. Não tem muitos recursos, mas é suficiente para pequenas correções. Vou testar o Gaupol para ver se ele tem boas ferramentas para agilizar a sincronia, que é o que falta no editor que uso.
    Sobre tentar obter as legendas na internet, também procurei sem sucesso. Mas, como havia comentado, minha coleção é bastante variada e diversos filmes nem sequer estão disponíveis para download.
    Continuo procurando a solução de conversão das legendas vobsub para qualquer formato de texto.
  • te mandei uma mensagem privada, dá uma olhada lá.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.