Usar VPN a nível doméstico não vai deixar sua navegação mais segura a menos que você esteja acessando a internet através de uma rede de local público ou vulnerável. Quando digo "navegação" me refiro a usar o navegador web para exibir páginas web.
No meu entendimento VPN está mais para um túnel do que para um filtro.
Para deixar minha navegação mais segura, adicionei o Northon DNS (servidor DNS) nas configurações de rede, e também instalei o ublock Origin (bloqueador de anúncios) no navegador, pois estes funcionam como filtros, bloqueando todo tipo de praga virtual e sites inseguros.
Este vídeo aborda as vantagens de usar VPN a nível doméstico:
Usar VPN a nível doméstico não vai deixar sua navegação mais segura a menos que você esteja acessando a internet através de uma rede de local público ou vulnerável. Quando digo "navegação" me refiro a usar o navegador web para exibir páginas web.
Para deixar minha navegação mais segura, adicionei o Northon DNS (servidor DNS) nas configurações de rede, e também instalei o ublock Origin (bloqueador de anúncios) no navegador, pois estes funcionam como filtros, bloqueando todo tipo de praga virtual e sites inseguros.
O primeiro passo, é deixar o firewall ativo já no boot. Abra um terminal (Ctrl + Alt + T) e digite: sudo ufw enable. As opções padrões já atendem à maioria dos usuários.
O primeiro passo, é deixar o firewall ativo já no boot. Abra um terminal (Ctrl + Alt + T) e digite: sudo ufw enable. As opções padrões já atendem à maioria dos usuários.
E como escondo meu ip?
Esconder IP? Por quê? Em quê isso deixa a navegação mais "segura"?
Além do mais, toda técnica de mascaramento de IP pode ser desfeita, apenas exige algum tempo.
Para mascarar o IP, muito usado em lugares onde a internet é controlada pelo governo ou por pessoas extremamente preocupadas por sua privacidade, o caminho é utilizar VPN, Tor Browser etc. Mas como bem disse nosso amigo @hugoleal85, toda técnica de mascaramento pode ser desfeita, basta tempo e esforço do perito.
Uso duas técnicas para deixar a conexão mais segura: - Um serviço DNS que bloqueia domínios inseguros (OpenDNS); - Uma extensão de navegador que bloqueia anúncios, rastreamento, domínios inseguros e etc (uBlock Origin).
OpenDNS: 208.67.222.222 208.67.220.220
Aplicando meu arquivo de configuração personalizado do uBlock Origin: - Acesse as configurações do UBlock Origin - Na aba Configurações, desça a página e clique no botão "Restaurar do arquivo" e selecione o arquivo em anexo. - Abra de novo as configurações do Ublock Origin - Na aba "Lista de filtros" clique no botão "Atualizar agora".
Comentários
Além do mais, toda técnica de mascaramento de IP pode ser desfeita, apenas exige algum tempo.
Mas como bem disse nosso amigo @hugoleal85, toda técnica de mascaramento pode ser desfeita, basta tempo e esforço do perito.
- Um serviço DNS que bloqueia domínios inseguros (OpenDNS);
- Uma extensão de navegador que bloqueia anúncios, rastreamento, domínios inseguros e etc (uBlock Origin).
OpenDNS:
208.67.222.222
208.67.220.220
Aplicando meu arquivo de configuração personalizado do uBlock Origin:
- Acesse as configurações do UBlock Origin
- Na aba Configurações, desça a página e clique no botão "Restaurar do arquivo" e selecione o arquivo em anexo.
- Abra de novo as configurações do Ublock Origin
- Na aba "Lista de filtros" clique no botão "Atualizar agora".