Computador não inicia - partição corrompida

editado fevereiro 2018 em Sistema
Linux Mint 17.2 Rafaela instalado em um notebook Toshiba com HD de 500 Gb.
O HD tinha 3 partições:
* sda1 (ext4), 25 GB, partição raiz, na qual instalado o sistema.
* sda4 (ext4) 455 GB, diretório home
* sda5 (swap)

O computador parou de reconhecer a partição de boot e não inicializa.

No Gparted, inicializado por um live CD ou pendrive de recuperação, a partição SDA1 aparece como formado unknown (desconhecido). Se eu tento formatá-la, o Gparted retorna dizendo que não foi possível formatar a partição.

A essa altura, só quero conseguir recuperar os arquivos que estão no diretório /home, na partição sda4, que está íntegra.
Ao inicializar o computador utilizando um liveCD do Ubuntu 11, eu consigo acessar, visualizar e abrir os arquivos nessa partição. Mas o sistema não reconhece a inserção de nenhum hd externo para eu copiar os arquivos para eles.

Por outro lado, se eu inicio o sistema a partir de de um pendrive com o linux ou live cd também com o linux mint, o sistema reconhece a inserção de hds externos, mas não enxerga a partição sda4 no disco rígido interno.

Já tentei reparar o sistema de arquivos usando o testdisk, sem sucesso.
Tentei usar o SystemRescueCD, mas ele não inicializa.

Alguém sabe como eu posso recuperar os arquivos neste disco? Se possível restaurar a partição corrompida, ótimo, mas não faço mais nem questão.

Obrigado e peço desculpas desde já se eu tiver escrito algo em desacordo com as especificações do fórum.

Comentários

• não sei se vc usou essa opção do testdisk, mas, ele tem uma ferramenta "photorec" que se não me engano tem a opção de recuperar arquivos em partições perdidas, dá o comando photorec no terminal e veja as opções que ele vai dando.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.