[Resolvido] Computador lento (rodando no modo de renderização de software)

Boa noite pessoal, sou u super iniciante no linux e estou com um problema rs

Instalei o Linux Mint 18.3 Cinnamon 64bits em uma máquina meio antiga, Durante a instalação eu não conseguia iniciar o sistema dando boot, ia tudo bem durante o boot, mas na hora de aparecer o desktop com o ícone de instalação, o sistema simplesmente não carregava direito, aparecia tudo distorcido, como um super zoom. Acabei instalando via terminal.

Agora que ele está instilado o sistema está rodando muito devagar e aparece uma mensagem falando que o Cinnamonn está rodando em modo de renderização e está sem aceleração do hardware de vídeo. Acredito que seja um problema de driver, talvez por isso não conseguia executa-lo bem rodando a partir do pendrive. (o mesmo pendrive rodava bem em outros Pcs)

Estou usando a placa de vídeo onbord mesmo.

Alguém sabe como posso resolver essa situação? Tentei olhar o gerenciador de drivers, mas ele só fala que nem um driver proprietário foi encontrado.

Dados:
cpu Intel (r) Celeron 1.80Ghz
Tamnho 1800Mhz
Capacidade 3800Mhz
Largua 64bits
Clock 200Mhz

Placa mãe Itautec St1350

Memórias DDR2 533 MHz (1,9 ns) [uma de 1Gb e uma de 512Mb]
largura: 64 bits
clock: 533MHz (1.9ns)

Comentários

• Olá @Adriel26,
    com as configurações de hardware apresentadas eu optaria por uma versão mais leve do Linux Mint. Tente usar a versão com ambiente gráfico Xfce, acredito que seu sistema ganhará em desempenho em relação a sua atual situação.

Em casa temos ao todo 4 pcs (1 ultrabook, 2 notebooks e 1 netbook). Ultrabook com core i5 e 6Gb RAM (Linux Mint 18.3 KDE); Notebook 1 com core i3 e 4Gb RAM (Linux Mint 18 Xfce); Notebook 2 com Pentium Dual Core e 2Gb RAM (Linux Mint 18 Xfce) e Netbook com Intel Atom e 2Gb RAM ( Linux Mint 18 Xfce).

O Note 2 e o Netbook, mesmo rodando Xfce, têm apresentado desempenho regular, sem travamentos, todavia percebo leve lentidão na execução de alguns aplicativos e na abertura de sites mais pesados como o YouTube e o Facebook, por exemplo.

Espero ter ajudado!
  • @Alquintela ,
    Eu tentei a versão MATE, mas tive o mesmo problema. Vou experimentar a Xfce e trago um feedback aqui.
    Só mais uma dúvida: Baixei o Lubuntu, rodei ele pelo pendrive e o desempenho foi excelente, caso a Xfce não funcione pretendo instalar ele. Sabes me dizer se ha alguma contra indicação para ele? Esse computador trabalha em uma secretária, só precisa rodar o LibreOffice (ou WPS) e reconhecer a impressora.

Obrigado pelo apoio :smile:
  • editado abril 2018
    @Adriel26, não tenho contraindicação referente ao Lubuntu, pois se trata de uma versão do Ubuntu com Xfce. O sistema operacional Linux como ambiente de trabalho para rodar LibreOffice (ou WPS) e reconhecer impressora previamente configurada por você para uma secretária trabalhar e usar internet é bem tranquilo. Onde trabalho, o computador de minha coordenadora roda Linux e ela não é entusiasta do sistema, mas tem preferido ele ao Windows em razão do desempenho e inexistência de vírus que de fato ataque o Linux.
  • editado abril 2018
    @Alquintela

O Xcfe também não conseguiu rodar o sistema pelo Pendrive.
    Ao todo eu tentei o Cinnamon, Mate e Xcfe; todos 64bits da versão 18.3.
    Sempre apresentavam uma tela como a da imagem, e ao instalar demonstram lentidão e a mensagem de erro que falei na abertura do post.

Curiosamente, o Ubuntu 14.04.5 desktop 64bits, que tem requisitos mínimos maiores, conseguiu rodar perfeitamente pelo pendrive embora com certa lentidão do sistema.

Concluo com isso que deve haver alguma incompatibilidade da versão Mint com os meus drivers de video.

De forma que vou optar pelo Lubunto mesmo, creio que a agilidade do sistema e a possibilidade de executar programas de escritório irão compensar qualquer falta de "beleza" da interface gráfica.

Muito obrigado pela atenção e suporte.
  • Eu tenho o mesmo problema e minha máquina é um i3 8100, 8 GB de RAM. Acredito que a resposta está aqui: https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2377324
    Mas não sei como fazer essas coisas do Ubuntu ou se posso fazer usando Mint.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.