[Resolvido] Bloquear a raiz do pendrive contra gravação via Linux

editado abril 2018 em Dúvidas Iniciais
Bom dia a todos,

Alguém saberia como bloquear a raiz do pendrive contra gravação? É uma técnica muito útil para evitar que vírus se alojem no pendrive.

Sei fazer isso usando o Windows, mas como agora estou no Linux, não imagino como proceder.

Entendo que os sistemas Linux são bem mais seguros no quesito Vírus, mas meu pendrive transita em muitos computadores, inclusive no meu Windows 7.

Eu poderia fazer isso no Windows, mas... Gostaria de aprender no Linux para ganhar minha independência da Microsoft.

Muito Obrigado pelo apoio do Fórum
:)

Ps: Estou usando o Mint Xfce

Comentários

• @Adriel26 até hoje uso meus pendrives entre Linux e Windows e nunca meu Linux ficou infectado. O pendrive sim, esse sempre pega um ou outro vírus quando precisa ser usado em algum Windows.

Quando isso ocorre procedo da seguinte forma. Os vírus, que em sua extrema maioria são produzidos para Windows, aparecem no Linux como pastas contendo scripts ou arquivos de programa, simplesmente copio meus arquivos para o meu notebook Linux e formato o pendrive, logo em seguida, volto os arquivos que fiz backup para o pendrive.

No meu caso é fácil, pois nunca deixo muitos arquivos em pendrive, só uso o estritamente necessário. Meus arquivos principais ficam na nuvem e só vão para pendrive quando preciso usar algum deles num Windows. Agora se você tem o costume de carregar vários gigas em seu pendrive, aí esta dica fica um tanto inviável. Vamos ver se alguém tem uma solução nativa do Linux para te repassar.

Abraço!
  • Acho que resolvi a questão.

Creio que não tenha como proceder dessa forma via Linux, porque essas permissões são inerentes ao Windows.

No Linux você tem como criar um arquivo e alterar as permissões dele para leitura, gravação e etc. Dependendo da alteração que você fizer, um determinado usuário vai poder alterá-lo ou não, mas isso só vai valer no ambiente Linux, uma vez que o Windows não trabalha dessa forma.

Do mesmo modo, o bloquei da raiz de um pendrive (ou um diretório qualquer) que nós fazemos no Windows é algo específico desse sistema, ou seja, o Linux não respeita.
    Acessei meu Windows e bloqueei a raiz do pendrive, a partir desse momento não podia salvar mais nada na raiz. Então entrei no Linux e simplesmente salvei um arquivo la.

Resumindo: Não há como bloquear a raiz do pendrive contra gravação via Linux, uma vez que isso é algo específico do Windows.

Ps: Se fale alguma besteira e alguém mais experiente no ambiente Linux perceber, por favor, não se faça de rogado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.