[Resolvido] Mint 18 em Samsung x41
Pessoal bom dia
Precisei comprar um note novo e comprei um Samsung X41. Porém estou desde o fim de semana tentando instalar o Mint sem sucesso.
O problema e como vi muitos casos na internet de inicializacao pelo pen drive. Ja usei ate o samsung update pq vi um post que um cara resolveu fazendo isso mas no meu caso nao deu certo.
Na bios se alterar as opcoes para CMS e UEFI ao inves de somente UEFI ja 2 vezes consegui selecionar o dispositivo como flash, mas a inicializacao nao inicia do mesmo jeito.
Apos o Update da bios tb nao consegui mais.
Fiz a formatacao do pen drive pelo rufus optando por GPT, procurei defeitos no pen drive, ... Nao vai de nenhum jeito. Quer dizer, o problema e o pen drive nao inicializar pq o restante ainda nao sei se dara algum problema.
Tem algum modo de consertar isso, ou mesmo se for o caso dar partida direto pelo window? Minha preocupacao é que nao tem cd e se der pau no note nao sei como reinstalar nem o windows, achei estranho essa situacao se der pau nao sei nem como coloco o windows de novo.
Aproveitando alguem poderia me dar uma dica de como particionar o hd para o linux. Pensei emnao ter swap p tenho 8 gb de ram e deixei 500gb de particao para o Linux.
Obrigado
Precisei comprar um note novo e comprei um Samsung X41. Porém estou desde o fim de semana tentando instalar o Mint sem sucesso.
O problema e como vi muitos casos na internet de inicializacao pelo pen drive. Ja usei ate o samsung update pq vi um post que um cara resolveu fazendo isso mas no meu caso nao deu certo.
Na bios se alterar as opcoes para CMS e UEFI ao inves de somente UEFI ja 2 vezes consegui selecionar o dispositivo como flash, mas a inicializacao nao inicia do mesmo jeito.
Apos o Update da bios tb nao consegui mais.
Fiz a formatacao do pen drive pelo rufus optando por GPT, procurei defeitos no pen drive, ... Nao vai de nenhum jeito. Quer dizer, o problema e o pen drive nao inicializar pq o restante ainda nao sei se dara algum problema.
Tem algum modo de consertar isso, ou mesmo se for o caso dar partida direto pelo window? Minha preocupacao é que nao tem cd e se der pau no note nao sei como reinstalar nem o windows, achei estranho essa situacao se der pau nao sei nem como coloco o windows de novo.
Aproveitando alguem poderia me dar uma dica de como particionar o hd para o linux. Pensei emnao ter swap p tenho 8 gb de ram e deixei 500gb de particao para o Linux.
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
1) Na BIOS desative o Fast BIOS Mode (caso haja essa opção) e o secure boot, salve, reinicie o PC e tente instalar o Mint novamente.
2) Caso ainda persista o erro, faça o download novamente (a ISO pode estar corrompida) , de preferência via torrent.
3) Também experimente instalar o Mint com outro pendrive (muitas vezes o problema está nele)
Se mesmo com os três passos acima o erro persistir, aguarde instruções dos demais colegas do Fórum (algum deles pode estar com um note semelhante ao seu e poderá ajudá-lo com instruções mais detalhadas sobre como resolver o problema).
Quanto a não ter swap devido o tamanho de sua RAM, fica como opção tua, mas lembre-se que sem swap você fica impossibilitado de acionar a função hibernar. 500Gb de partição para o Linux está mais que excelente.
Concordo com os passos do amigo @hugoleal85 tente segui-los.
Outra dica, tente testar outras distribuições Linux (Fedora, Deepin, Ubuntu, Manjaro etc.) para ver se persiste o problema. Hoje na hora do almoço meu sobrinho trouxe essa mesma questão tua, porém referente a um colega dele do curso de ciências da computação que não conseguia instalar o Mint. Passei esta dica e ele testou lá o Fedora que instalou sem complicação alguma. Embora sejamos usuários do Linux Mint aqui neste Fórum, lembramos que o importante é usar Linux não importa qual seja a distribuição, não alimentamos bairrismos entre as diferentes distribuições; sinta-se livre para testar quantas distros você desejar até encontrar aquela que melhor te sirva.
Boa sorte!
Pensei em testar outro pen drive. Vou tentar.
O restante ja fiz anteriormente.
Com relação a distribuição o problema e que o note nem le ele.
O as particoes
/ e/home quanto acham que devia deixar? E o swap?
Muito obrigado