[Resolvido] Problema de boot no Linux Mint 19

neofitoneofito neofito
Srs. Fiz instalação e atualizações do Mint 19 Cinnamon por 2 x e em ambas após as atualizações ele não abre +(Bootar), nas atualizações tem algumas coisas diferentes, pede para atualizar Kernel, onde instalar backup, coisa que não tinha anteriormente.
O que devo fazer para resolver ? ou minha distro tá bugada?
Troquei provedor ( universidade de São Carlos e tambem não resolveu!!
Grato por informação!!!
«1

Comentários

• editado julho 2018
    Olá Neofito. De fato o novo Mint vem agora com uma nova funcionalidade de periodicamente fazer backups do sistema para que você possa restaurá-lo caso quebre depois de alguma atualização.
    Também é normal depois de instalar o sistema pela primeira vez ser necessário instalar diversas atualizações, inclusive de kernel.
    Em relação ao problema do boot precisamos de mais detalhes para ajudá-lo. Tente nos repassar todos os detalhes e mensagens que aparecem do problema do boot.
    Na minha instalação tive muito problema, pois o instalador do Mint não conseguia instalar o grub2, logo ficava impossível iniciar o sistema. A solução que encontrei foi realizar a instalação do Mint sem acesso à internet e criando as partições pelo gparted na live session antes de instalar o sistema só assim consegui proceder à instalação corretamente usando boot EFI
  • neofitoneofito neofito
    editado julho 2018
    Sr., instalei simplesmente o Mint 19 cinnamon, com faço sempre , pois uso o mint em dual boot com o Windows10 ha muito tempo ,criei as partições , ao dar boot pelo live Pendriver, fiz as auterações na partição e instalei o mint no HD, deu boot abril normal, fiz as atualizações dei boot novamente não abriu+.
    Fiz a mesma instalação por duas x e aconteceu a mesma coisa...
    Enfim instalei o ubuntu 18.04 e esta normal, mais gostaria de ter instalado o mint 19 cinnamon , + não consigo e não teve nenhuma msg....pois não abriu !!!!!!!!!!!
  • neofitoneofito neofito
    editado julho 2018
    Ok.... pessoal. vou tentar com o MATE e ver se da certo.... melhor não...vou de cinnamon novamente com novo download da .iso , é que gosto!!!
  • @neofito estive pensando aqui, entendi o processo de instalação em dual boot com Windows 10, que logo após a instalação o sistema abriu normalmente, mas que depois de instalar as atualizações não abriu mais. Pergunta: o Windows 10 também não abre mais ou foi só o Mint? Pode ser problema com o grub2. Todavia, a hipótese de iso corrompida também é valida.
  • Srs. aconteceu a mesma coisa , como as instalações anteriores, más vou dar um tempo , até a Distro tornar + estável e eu ter condições de usa-la!!
    Grato a todos que me ajudaram até o presente!!
    Nota: Vou dar como resolvido este tópico , salvo melhor juízo de V.Sas.
  • Sr. o Windows 10 abre normalmente, somente o mint não abre, não instalei outro sabor, pois estou acostumado com o cinnamon e não quero voltar para a versão anterior!!
  • editado julho 2018
    Ao que tudo indica o problema está no grub mesmo.

Neste link aqui existe um tutorial ensinando a usar o Boot-Repair: https://vivaolinux.com.br/dica/Boot-Repair-Como-recuperar-o-GRUB-facilmente

Espero que te ajude!
    Abraço!
  • Conclusão , tendo em vista que o sr. Clement resolveu complicar , resolvi instalar a versão 18.3 e deixar a 19.0 de lado.... será que ele vai arruma-la?... espero que sim....ha muitos usuário com problemas com essa nova versão a qual ele mesmo não recomenda o Upgrade (Net)..
    Inté + !!!
  • neofito disse:

Conclusão , tendo em vista que o sr. Clement resolveu complicar , resolvi instalar a versão 18.3 e deixar a 19.0 de lado.... será que ele vai arruma-la?... espero que sim....ha muitos usuário com problemas com essa nova versão a qual ele mesmo não recomenda o Upgrade (Net)..
    Inté + !!!

A falha não é dele nem de nenhum dos devs do Mint, mas da Canonical. Todas as distros baseadas no Ubuntu estavam sofrendo com isso.

Entretanto, ela já foi corrigida recentemente, numa atualização.
    linux-magazine.com/Online/News/Canonical-Fixes-Boot-Failure-Issues-in-Ubuntu

Desta forma, se você utilizar uma das novas imagens, muito provavelmente não terá mais problemas do tipo.

• Grato pelo informe , sendo assim vou fazer novo download do Mint 19 e uma nova instalação e ela estará normal ? , pois gostaria de testar-lha ; Ou aguardar um pouco + , pois como informa ,....( provavelmente). !!

Nota: Anteriormente tinha instalada a versão 18.04 do Ubuntu e não notei qualquer anormalidade, rodava legal!!
    Inte + ver !!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.