Como Ativar A Hibernação no Linux Mint 19.

editado novembro 2020 em Dicas e Truques
Vi alguns usuarios relatando que o Mint não tem mais a opção Hibernar, de fato ela foi removida depois que a versão stavel foi lançada. Então depois de algumas pesquisa consegui abilitar novamente a opção Hibernar no Menu do Mint 19.



Para testar rapidamente se o seu computador suporta a hibernação, abra o terminal de linha de comando e execute os comandos abaixo.
sudo systemctl hibernate
Se você conseguir retomar e seus aplicativos e documentos ainda estiverem intactos, pode estar funcionando para você. Para ativar a hibernação no menu do Linux Mint, execute os comandos abaixo para criar um arquivo hibernation.pkla.
sudo xed /etc/polkit-1/localauthority/50-local.d/com.ubuntu.enable-hibernate.pkla
Em seguida, adicione o conteúdo abaixo no arquivo e salve-o.
[Enable hibernate by default in power]
Identity=unix-user:*
Action=org.freedesktop.upower.hibernate
ResultActive=yes

[Enable hibernate by default in logind]
Identity=unix-user:*
Action=org.freedesktop.login1.hibernate;org.freedesktop.login1.handle-hibernate-key;org.freedesktop.login1;org.freedesktop.login1.hibernate-multiple-sessions;org.freedesktop.login1.hibernate-ignore-inhibit
ResultActive=yes
Salve o arquivo e você deve ter a opção de hibernar seu computador a partir do menu do sistema.

Se o hibernate não funcionar:
Verifique se a sua partição swap é pelo menos tão grande quanto a sua RAM disponível. A presença de partições btrfs provou que a hibernação falha, portanto verifique se você não está usando nenhuma partição btrfs. Além de remover ou reformatar essas partições, você pode precisar remover o pacote btrfs-tools:
sudo apt purge btrfs-tools
Reinicie o seu computador e esperamos que tudo funcione.

Espero que essa dica ajude.

Ate mais...
«1

Comentários

  • Boa noite, fiz o processo igual vc mencionou acima, porem ele em vez de hibenar
    ele desliga
    as opçoes aparecem nas configurações de energia e no menu...pode me ajudar?
  • Boa noite, fiz o processo igual vc mencionou acima, porem ele em vez de hibenar
    ele desliga
    as opçoes aparecem nas configurações de energia e no menu...pode me ajudar?

    Mas e isso mesmo ele desliga a maquina mas quando você liga ela volta da onde vc parou ou seja volta com um arquivo aberto, com o navegador etc, etc.

  • Gostei da dica, @Francis !

    Tenho dúvidas:
    1. O processo de hibernação, quando realizado constantemente (tipo: "nunca mais vou desligar o PC!" :D ), poderá afetar negativamente a bateria ao longo do tempo?
    2. Ainda sobre a bateria... Deixando o PC longos dias hibernando, a bateria manterá a totalidade e integridade da carga até o dia em o computador for ligado?
  • Gostei da dica, @Francis !

    Tenho dúvidas:

    1. O processo de hibernação, quando realizado constantemente (tipo: "nunca mais vou desligar o PC!" :D ), poderá afetar negativamente a bateria ao longo do tempo?
    Não sei se deixando ele sempre em Hibernação poderá "viciar" a bateria e aumenta os pedido de recarga.

    Ainda sobre a bateria... Deixando o PC longos dias hibernando, a bateria manterá a totalidade e integridade da carga até o dia em o computador for ligado?
    Ele vai esta em modo de suspensão mas o sistema ficara usando a bateria mesmo estando desligado e com isso gastara a bateria mesmo que seja muito pouca.

  • editado agosto 2018
    Li melhor a respeito e vi que fiz confusão sobre como funciona a hibernação. Na hibernação, o computador é desligado, mas seus trabalhos são "conservados" em arquivos temporários no HD, possibilitando recomeçar do ponto em que se parou. Minhas perguntas, na realidade, seria mais apropriadas ao modo de "suspensão".
  • Olá pessoal, fiz o processo mas para o meu caso não funcionou como esperado, ele hiberna mas não retorna no mesmo estado. Então fiz algumas pesquisas e abaixo está o procedimento que funcionou.

    1. Verificar tamanho da swap:
    OBS: Tamanho da Swap deve ser do mesmo tamanho da memória ram ou maior.
    sudo fdisk -l | grep swap
    Disk /dev/mapper/mint--vg-swap_1: 31,9 GiB, 34204549120 bytes, 66805760 sectors 
    2. Verificar o UUID da swap:
    OBS: será utilizado no grub.
    sudo blkid | grep swap
    /dev/mapper/mint--vg-swap_1: UUID="cb409f5d-87a1-4c1a-8c08-d09c0dc6d577" TYPE="swap"
    3. Adicionar o botão no Cinnamon:
    sudo touch /etc/polkit-1/localauthority/50-local.d/com.ubuntu.enable-hibernate.pkla
    sudo nano -w /etc/polkit-1/localauthority/50-local.d/com.ubuntu.enable-hibernate.pkla
    [Re-enable hibernate by default]
    Identity=unix-user:*
    Action=org.freedesktop.upower.hibernate
    ResultActive=yes

    [Re-enable hibernate by default in logind]
    Identity=unix-user:*
    Action=org.freedesktop.login1.hibernate
    ResultActive=yes
    4. Adicionar ao Grub o Resume da Swap:
    sudo nano -w /etc/default/grub
    GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash resume=UUID=cb409f5d-87a1-4c1a-8c08-d09c0dc6d577"
    sudo update-grub
    Dúvidas estou a disposição.
  • editado fevereiro 2019
    Minha dúvida: O modo hibernação seria equivalente a função que aparece no Xfce de salvar sessão para os próximos inícios? Ou a hibernação faz o sistema ligar bem rápido?
    Sei que a função do Xfce de salvar a sessão é interessante por manter tudo que estava aberto salvo para o próximo uso do computador, mas o computador vai iniciar na mesma velocidade de sempre.




    Abraços.
  • editado fevereiro 2019
    A função do Xfce é a mesma do Hibernar, a máquina vai ligar na mesma maneira ou seja na mesma velocidade.

    Agora usando a opção suspensão o PC ligado mais rápido.
  • editado novembro 2020
    Vejo muitas pessoas fazendo confusão com "Suspensão" e "Hibernação", vou tentar explicar:
    Suspensão: Apenas o processador e memória ficam ligados, os demais dispositivos como HD, placa de Vídeo, etc são desligados.
    Vantagem: Ao voltar da suspensão, o S.O. já está ativo, por isso volta instantâneo, é rápido.
    Desvantagem: Tem que ter No-break para PC ou bateria carregada de Notebook, pois se faltar a energia por alguns instantes, perderá tudo que estava fazendo. Uso sempre esse modo quando estou no notebook e fico ausente por algumas horas e sei que vou voltar logo.
    Outra desvantagem para Notebook: Alguns pensam que o Notebook está desligado no modo "Suspensão", aí soca o coitado dentro da mala sem ventilação, dependendo do ambiente, isso vai diminuir e muito a vida útil do seu notebook (Deixá-lo ligado dentro da mala fechado)
    Hibernação: Faz um "Screenshots" (ou seria "snapshot"?), da memória e processador, copia TUDO para um arquivo no disco, desliga tudo. Pode faltar energia, estar sem bateria que quando ligar o PC ou Notebook que o S.O. fará a restauração de todos os aplicativos que estavam abertos na memória (RAM e SWAP) como antes da Hibernação. O tempo de boot é igual ao normal sem hibernação, talvez um pouco mais rápido ou mais lento, depende de cada configuração do equipamento. Uso direto a hibernação, gosto de desligar rapidamente do PC e quando ligar de novo ver tudo de onde parei aberto. (No windows 10 deixo o desligamento e a reinicialização apenas para as atualizações S.O.)
    Sobre Linux Mint: Eu venho do Windows 10, por necessidade de programação e flexibilidade, montei um PC com Linux mint 20 Cinnamon, fazer o linux hibernar, é uma coisa que deveria vir com o LM20 já configurado, é um parto fórceps fazer isso para iniciantes em Linux, como iniciante deixei o particionamento automático na hora da instalação, aí o LM não criou uma repartição para o Swap, quis imitar o Windows jogando o arquivo de swap no mesmo disco do S.O.
    Para habilitar a Hibernação no Linux o Swap tem que ter o mesmo tamanho de RAM, o que a Hibernação tem a ver com o Swap? A hibernação cria um arquivo próprio. Enfim, no Windows 10 você apenas configura se quer que a hibernação apareça no menu desligar, ou que você quer fazer quando fechar a tampa do notebook ou ao apertar o botão, se quer suspender, desligar ou hibernar, e pronto, mais nada.
    No geral tenho gostado muito da simplicidade e rapidez do Linux Mint 20 Cinnamon, ideal para programar e serviços gerais de web. Estou uns dois meses mais ou menos no LM20 e até agora não consegui fazer funcionar a bendita hibernação. É frustrante ago tão trivial.
    Nota: Fiz todos os passos acima e mesmo assim não funcionou, parece que terei que reinstalar o LM20 criando a partição para Swap já com o tamanho adequado e ver se funciona, não sei se compensa agora depois de ter configurando todo o meu ambiente de trabalho.
  • Vejo muitas pessoas fazendo confusão com "Suspensão" e "Hibernação", vou tentar explicar:
    Suspensão:
    Nota: Fiz todos os passos acima e mesmo assim não funcionou, parece que terei que reinstalar o LM20 criando a partição para Swap já com o tamanho adequado e ver se funciona, não sei se compensa agora depois de ter configurando todo o meu ambiente de trabalho.

    Você não precisa reinstalar o sistema e criar a partição Swap, você pode aumenta o arquivo swapfile que o proprio sistema cria. O padrão é 2 Gb.

    Primeiro desabilite o arquivo de troca:
    sudo swapoff /swapfile
    Agora vamos aumentar o tamanho do arquivo de troca:
    sudo dd if=/dev/zero of=/swapfile bs=1M count=1024 oflag=append conv=notrunc
    O comando acima irá acrescentar 1GiB de zero bytes no final do seu arquivo de troca.
    Configure o arquivo como um "arquivo de troca":
    sudo mkswap /swapfile
    ativar a troca:
    sudo swapon /swapfile

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.