Erro teclado (alguns programas) após instalar gnome 3 mint 19

Pessoal, boa noite!

Estou com um pequeno probleminha com o teclado e queria saber se alguém poderia ajudar:

Instalei o mint 19 com o Mate e, em seguida, instalei o gnome 3 (gosto do visual dele). Está tudo funcionando bem, menos o teclado. Alguns programas estão funcionando com o layout correto e outros não. Mesmo alterando os teclados do sistema eles não respeitam as mudanças. Por exemplo: o xed funciona perfeitamente com o teclado e quando eu altero de "Português (Brasil)" para "Português (Brasil,nativo)", as teclas são alteradas da forma esperada. Mas se eu o sublime e o firefox (barra de endereços) não estão configurados corretamente e não respeitam a mesma mudança aplicada no xed, ou seja, mesmo mudando o teclado, as teclas continuam as mesmas.

Tentei alterar o tipo de teclado padrão pelo menu de configurações, usando "dpkg-reconfigure keyboard-configuration" e editar diretamente o arquivo /etc/default/keyboard. Em todos os casos o comportamente foi o mesmo. Parece que os programas estão utilizando arquivos de configuração diferentes.

Verifiquei que não existe o arquivo /etc/X11/xorg.conf. Pensei em criar este arquivo e inserir as configurações nele, mas não cheguei a fazer este teste.

Alguém já passou por algo semelhante ou tem alguma sugestão?

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.