[Resolvido] Erro ao iniciar Mint "Unable to find a medium containing a live file system"

Bom dia pessoal, sou novo aqui no fórum mas já há algum tempo venho tentando encontrar a solução pra esse problema, que em canto nenhum eu achei, então vamos lá.

#1 Tentando iniciar o Linux Mint pelo USB, esbarro sempre nessa tela de erro que está em anexo. Ele passa da tela de carregamento e para aí. OBS.: Já tentei com outras versões do Mint, Ubuntu e Deepin, em outros pen drives também. Sempre fica aqui.

#2 Já gravei uma distribuição em uma imagem de DVD. Dessa forma ele até abriu a área de trabalho :o Mas daí não funcionou o mouse, o teclado, nem nenhum dispositivo. :| Não parecia estar "travado", simplesmente era como se não tivesse nada conectado nele. Mesmo trocando de porta USB, nada.

O que me leva a pensar no seguinte: será que há alguma incompatibilidade de hardware relacionada aos drivers USB, coisas de chipset e tal? Minha placa mãe é uma Gigabyte GA-970A-UD3P, com chipset AMD970. Já fiz atualização de BIOS.

Comentários

• Sei que pode parecer ingênuo o que vou perguntar. Mas você já verificou na configuração de BIOS se o modo Secure Boot não estaria ativo? Caso sim, fica explicado a impossibilidade de prosseguir com a instalação de outro sistema operacional.
  • Alquintela disse:

Sei que pode parecer ingênuo o que vou perguntar. Mas você já verificou na configuração de BIOS se o modo Secure Boot não estaria ativo? Caso sim, fica explicado a impossibilidade de prosseguir com a instalação de outro sistema operacional.

Imagine, toda ajuda é bem vinda! Por via das dúvidas, voltei ao Setup e busquei se há essa opção lá, não o encontrei. :#
  • Acabei de conseguir! Finalmente... Fui migrando de discussões em discussões de respostas a vídeos e postagens em diversos sites em inglês... Em uma delas recomendaram habilitar o IOMMU Controller na BIOS, que por padrão vinha desabilitado. Fiquei fuçando diversas coisas e acabei esbarrando nessa opção. Depois de habilitá-la, funcionou perfeitamente! Já estou usando o Mint 19.
    Bom, deixo aí a imagem para se possível ajudar alguém com esse mesmo problema. Obrigado ao Alquintela que se prontificou em tentar me ajudar. :D
  • editado maio 2019
    Cara, muito obrigado! Tava quebrando a cuca aqui, mas depois que fiz esse procedimento, consegui instalar! Hehe
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.