Linux Mint - Partição "/ Raiz" - Partição com 70gb HD SSD

A pergunta que foi feita!!

Boa noite!! Professor Robson Vaamonde

Estou com uma dúvida daquelas!!
Meu HD é de 240gb SSD
para partição "/ Raiz" coloquei 70gb!!

E hoje 26/12/2018 estou percebendo que ela praticamente esta cheia não sei por qual motivo!!
Pois o restante eu montei uma " /Home" a tradicional + Swap e etc.

E foi formatado recentemente!!!

Detalhe: o sistema havia apresentado um problema e segundo os tutoriais "EU" poderia formatar somente a "/ Raiz" e foi feito. vira e mexe aparece uma mensagem que estou sem espaço suficiente quando tento montar uma maquina virtual com qualquer .iso do LINUX... só que na partição /Home ainda tenho espaço de mais ou menos 30gbs... agora sinceramente não entendi porque a minha partição "Raiz" esta praticamente sem espaço!?!?!?!?!?!?

Já olhei pelo GParted de 70gb estou somente com 4gb!!

Professor Robson alguma explicação para isso/isto????

Como faço para compartilhar a imagem para sua visualização do arquivo .JPG para você??
qual o seu e-mail corporativo ou facebook??

Sds Maxsoell Nunes
Marabá - Pará
Data: 26/12/2018
Hora: 18:14hs
Usuário da Distro Linux Mint (recente)

Comentários

• como é possível o sistema/Distro ocupar tanto espaço assim?
    anexa segue a imagem
  • Aqui utilizo o Bleachbit para fazer a limpeza do sistema, basta instalá-lo pelo Gerenciador de Aplicativos. Remova também kernels antigos pelo Gerenciador de Atualizações que ajuda muito a aumentar o espaço na partição raiz.

Tutorial do BleachBit: https://www.diolinux.com.br/2016/08/bleachbit-limpeza-de-disco-linux-windows.html
  • Isso só pode ser obra do TimeShift.
    Apague alguns snapshots e mude a frequência com que os backups são feitos.
  • dougpess disse:

Isso só pode ser obra do TimeShift.
    Apague alguns snapshots e mude a frequência com que os backups são feitos.

como faço isso?? sou leigo

• Alquintela disse:

Aqui utilizo o Bleachbit para fazer a limpeza do sistema, basta instalá-lo pelo Gerenciador de Aplicativos. Remova também kernels antigos pelo Gerenciador de Atualizações que ajuda muito a aumentar o espaço na partição raiz.

Tutorial do BleachBit: https://www.diolinux.com.br/2016/08/bleachbit-limpeza-de-disco-linux-windows.html

Alquintela, como faço para remover este excesso em meu HD/SSD já instalei o programa que você indicou ++ só liberou somente 1gb de espaço.
    --->>>Em relação ao Kernel... eu utilizei o comando aqui no terminal: dpkg -l linux-headers-* | grep ii

apresentou a seguinte informação:

maxsoell@maxsoell-desktop:~$ dpkg -l linux-headers-* | grep ii
    ii linux-headers-4.15.0-20 4.15.0-20.21 all Header files related to Linux kernel version 4.15.0
    ii linux-headers-4.15.0-20-generic 4.15.0-20.21 amd64 Linux kernel headers for version 4.15.0 on 64 bit x86 SMP
    maxsoell@maxsoell-desktop:~$ uname -a
    Linux maxsoell-desktop 4.15.0-20-generic #21-Ubuntu SMP Tue Apr 24 06:16:15 UTC 2018 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux
    maxsoell@maxsoell-desktop:~$ uname -r
    4.15.0-20-generic
    maxsoell@maxsoell-desktop:~$

• editado dezembro 2018
    De fato, creio que a dica do @dougpess seja a mais indicada mesmo.
    Vai no Menu e digita Timeshift no campo de pesquisa. Abre o programa e apague logo vários backups que estão lá. Depois clique em configurações>agendamento. Altere a quantidade e periodicidade de backups do sistema. Aqui eu deixei tudo desmarcado sem agendamento mesmo. De tempos em tempos faço uma imagem manualmente.

Fiz um teste aqui e apaguei duas imagens de backup que eu tinha aqui no TimeShift, recuperei 6Gb de espaço.
  • Alquintela disse:

De fato, creio que a dica do @dougpess seja a mais indicada mesmo.
    Vai no Menu e digita Timeshift no campo de pesquisa. Abre o programa e apague logo vários backups que estão lá. Depois clique em configurações>agendamento. Altere a quantidade e periodicidade de backups do sistema. Aqui eu deixei tudo desmarcado sem agendamento mesmo. De tempos em tempos faço uma imagem manualmente.

Fiz um teste aqui e apaguei duas imagens de backup que eu tinha aqui no TimeShift, recuperei 6Gb de espaço.

Muito bom dia!! Alquintela

Obrigado pela orientação! acabei de fazer 29/12/2018... Hora 07:38hs
    Só que uma observação: fiquei desesperado e formatei o meu HD/SSD ontem 28/12/2018.
    agora vou acompanhar de perto se vai continuar roubando espaço no HD, aproveitei instalei o Linux Mint 19.1 com as seguintes partições: anexas a essa mensagem

Outra observação: quando instalei aquele programa que você orientou Bleachbit, aconteceu alguma coisa na distro/sistema não dava o arranque, não iniciava de jeito nenhum!! fiz a limpeza certinha de todos os campos que fiz a marcação... mas tudo bem... como disse vou acompanhar de perto agora o consumo.

+++++ uma vez muito obrigado a todos!!!

Sds Maxsoell Nunes
    Marabá-Pará

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.