[Resolvido] Foi instalar o LibreOffice e todo o meu sistema ficou desconfigurado, por quê?

editado dezembro 2018 em Dúvidas Iniciais
Boa noite galera,

Estou me aprofundando no LibreOffice e resolvi desinstalar a versão que veio na minha distro (mint 18.3 XCFE) e instalar uma mais atual.

usei o comando: sudo apt-get remove libreoffice* e desistalei a versão que tinha, baixei do site do Libre a versão 6.07 (veio em tar.gz)

usei o sudo dpkg -i *.deb e instalei ele, depois instalei a interface em português e o manual dele.

Ai começou o problema.

Não me lembro quem instalei por último (interface em português ou manual ), mas após a instalação desse último minha tela piscou e quando clareou estava tudo absolutamente bagunçado, completamente desconfigurado, o painel estava voando no meio da tela, vários lançadores que havia fixado nele sumiram, as configurações de ajustes de janelas e do gerenciador de janela estavam trocadas, em fim, nem aprecia mais meu pc, estava muito muito desconfigurado, não parecia nem o mint!
Inclusive, os outros usuários (aqui em casa usamos 3) também estavam igualmente desconfigurados.

Mas o LibreOffice estava instalado e funcionando rs

Usei o Timeshift e voltei do backup, o LibreOffice antigo voltou, os usuários voltaram às configurações padrões, mas o usuário que eu usei para instalar só recuperou parte das configurações, tive que ir manualmente arrumando tudo.

Alguém sabe o que pode ter ocorrido? e como eu poderia colocar o LibreOffice mais recente sem passar por esse transtorno?

Obrigado

Comentários

• editado dezembro 2018
    Comentei sobre esse problema num tópico antigo:
    http://linuxmint.com.br/discussion/51216/atualizacao-do-libreoffice

• editado dezembro 2018
    Origado meu amigo,

Eu pesquisei antes de postar a pergunta, mas não encontrei a que vc relacionou aqui.
    Vou tentar a instalação via ppa, mais uma vez, muito obrigado

Edit:

Usei o sudo add-apt-repository -y ppa:libreoffice/ppa
    depois atualizei e ficou um brinco.

Muito Obrigado

image
  • Olá @Adriel26

Quando você usa a PPA do LibreOffice ele baixa uma versão compilada para a base Ubuntu 16.04, ou seja a chance de dar errado é bem menor que baixar o pacote compactado avulso.
  • Alquintela disse:

Olá @Adriel26

Quando você usa a PPA do LibreOffice ele baixa uma versão compilada para a base Ubuntu 16.04, ou seja a chance de dar errado é bem menor que baixar o pacote compactado avulso.

Muito obrigado, de fato a PPA deu certo.
  • Eu havia tentado instalar baixando do site pq ouvi dizer que as versões lá são melhores (mais completas) do que as que encontramos nos repositórios das distros
  • O Linux Mint 19.1 usa a versão estável do LibreOffice, a mesma que está disponível no site oficial do Libre para empresas e grandes corporações.
    A diferença é que no site você consegue baixar a versão mais recente, porém menos estável; e também a versão de pré-lançamento ainda em testes. No meu caso, prefiro ficar com a versão mais estável possível, pois não desejo surpresas desagradáveis com as versões menos testadas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.