Acesso automático a partições na inicialização

Boa Noite galera,

Antes de qualquer coisa, finalmente cai nas graças do Linux, comecei a poucos dias, mas já estou me adaptando bem e me pergunto porque demorei tanto... hehehehe. Vamos lá.

Queria tirar uma dúvida com vocês, todas as vezes que inicio o notebook a imagem do papel de parede do desktop nunca está a que alterei da ultima vez. Dai percebi que todas as vezes que o Linux inicia ele não "acessa" as partições, mas se abrir o gerenciador de arquivos consigo navegar nos arquivos normalmente, e é justamente nessa partição que fica minhas fotos e uma delas é a do plano de fundo.

Isso acontece também com o VS code, onde as pasta dos códigos que estão nesse diretório, precisam ser adicionadas manualmente no workspace todas as vezes que incio o pc.

Tem alguma forma do Linux manter esses acessos aos diretórios sem que todas as vezes eu precise acessar as partições manualmente?

Comentários

• Penso que você fez ou deixou de marcar alguma coisa na instalação do sistema, pois o correto é montar as partições automaticamente durante o boot.

Dá uma olhada nesta discussão no link, lá uma pessoa conseguiu resolver este problema seguindo as dicas do colegas: https://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Mint/particoes-nao-montam-no-boot
  • Eu faço assim:

- dou o comando blkid para descobrir a uid das minhas partiçoes
    - depois coloco a linha abaixo no arquivo /etc/fstab (na ultima linha)
    - UUID=0e226299-6688-45aa-ba7d-af189c8b22be /home/luiz/arquivos ext4 defaults 0 0

- sendo que vc precisa substituir as informaçoes de acordo com o seu pc
    - uid da partição desejada
    - /home/luiz/arquivos (endereço onde a partiçao vai montar)
    - ext4 (formato da partiçao, ext4, ntfs, fat etc)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.