Gerenciador de Arquivos

Olá amigos,
Uso o Ubuntu há algum tempo, mas sou novato no Mint; baixei e instalei a versão 19.1 Tessa e estou gostando muito; porém, gostaria de uma ajuda em algumas coisas:
1) Qual o gerenciador de aquivos que o MintTessa utiliza? É possível instalar nele o Sunflower?? Ele é bom?? Existe algum que mostre detalhes de cada arquivo, como tamanho, bit rate, no caso de mp3 etc??

2) É possível instalar o Gedit? Qual o editor que o Tessa utiliza?

3) Como faço pra instalar uma proteção de tela diferente? É possível instalar o XScreensaver? Como configurá-lo pra iniciar junto com o sistema?

4) Existe algum programa que alterne os papéis de parede de forma aleatória em tempos previamente determinados? Como instalar?

5) Como eu "chamo", pelo terminal, o gerenciador de arquivos e o editor de texto do Mint Tessa?

Desde já agradeço a todos.

Comentários

  • 1. Depende do ambiente gráfico. Cinnamon utiliza o Nemo, Mate usa Caja e Xfce usa Thunar. Para instalar o Sunflower no Mint tem esse tutorial aqui: https://sempreupdate.com.br/como-instalar-o-sunflower-um-gerenciador-de-arquivos-no-ubuntu-debian-linux-mint-e-derivados/
    2. Para instalar o Gedit basta abrir o Gerenciador de Aplicativos, procurar por gedit e mandar instalar. O Mint Tessa usa como padrão o editor Xed.
    3. Vai em Menu>Configurações do Sistema>Proteção de Tela isso no Cinnamon, mas parece que no protetor de tela padrão do Cinnamon não é possível mudar a tela. Para instalar o XScreensaver basta ir pelo Gerenciador de Aplicativos que você acha ele lá. Depois de instalado acredito que ele abra junto com o sistema.
    4. Sei que existe, mas não lembro de nenhum. No Cinnamon, você vai em Configurações do Sistema>Planos de Fundo>Configurações>e ativa Planos de fundo como apresentação de slides.
    5. Para o editor de texto padrão em qualquer ambiente gráfico digite no terminal: xed e dê enter. Agora o gerenciador de arquivos tem um para cada ambiente gráfico, no Cinnamon digite nemo, no Mate digite caja e no Xfce digite thunar. Caso queira abri-los como administrador ou root, acrescente sudo antes do nome do gerenciador de arquivos.
  • 4. Se você usa o Xfce, não precisa de aplicativo. O próprio ambiente já traz consigo esse recurso.
  • Olá amigos,
    Uso o Ubuntu há algum tempo, mas sou novato no Mint; baixei e instalei a versão 19.1 Tessa e estou gostando muito; porém, gostaria de uma ajuda em algumas coisas:
    1) Qual o gerenciador de aquivos que o MintTessa utiliza? É possível instalar nele o Sunflower?? Ele é bom?? Existe algum que mostre detalhes de cada arquivo, como tamanho, bit rate, no caso de mp3 etc??

    2) É possível instalar o Gedit? Qual o editor que o Tessa utiliza?

    3) Como faço pra instalar uma proteção de tela diferente? É possível instalar o XScreensaver? Como configurá-lo pra iniciar junto com o sistema?

    4) Existe algum programa que alterne os papéis de parede de forma aleatória em tempos previamente determinados? Como instalar?

    5) Como eu "chamo", pelo terminal, o gerenciador de arquivos e o editor de texto do Mint Tessa?

    Desde já agradeço a todos.

    Olá, boa noite,
    Sei que o tópico é antigo, mas vou deixar minha contribuição sobre a pergunta número 4, programa para alternar papéis de parede aleatóriamente, de tempos em tempos, pois foi algo que eu demorei a achar um bom para usar no Mint. Atualmente, utilizo o Variety, e ele possui diversas funções, tanto de pegar os papéis de parede de serviço na web, como de você apontar uma pasta no computador, com as imagens que queira utilizar. Achei excelente, instalo em todos os computadores que uso :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.